Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
Ramires   Porto Velho - RO - RO
Bona Studio 3D   Jaraguá do Sul/SC - Brazil - SC
AndreyRaphael3D   Nova Friburgo - RJ

Portfólios Ver Mais

luanpinheiro   aracaju - SE
cironey   Recife - AC
Thomdubra   Vila Velha ES - ES
maiconsl   Rio Grande do Sul - RS

Breve estudo sobre lightmaps e shadowmap

Por: Caio Lamas  

Em: 17/07/2008 20:03

Poxa Caio, muito legal, eu a um tempo atras estava estudando render to texture, mas dei uma parada. Muito bom a iniciativa. Parabens!
OLá pessoal da 3d1...boa noite a todos! :) Caio Lamas: ai cara! tudo bem? rpz que ótimo tutorial esse seu.Realmente a questão da textura se transformar em iluminação é muito interessante; exportar essa iluminação em forma de textura.Confesso que uma das coisas que mais gostei foi a questão de não ter limites em termos de resolução de textura.Podendo exportar arquivos de tamanho gigantescos; eu até fico tentando imaginar "Caio Lamas" as infinidades de usos que se pode ter com os "lighmaps" ;) Gostaria de agradecê-lo pelo seu ótimo tutorial e por compartilhar o seu enorme conhecimento em Max conosco.Um grande abraço pra vc e tenha uma ótima semana...xau! :D "FORÇA E CORAGEM SEMPRE"...
Muito bom o seu Tutorial e ou explicação, apesar de ser novato no Max, toda informação e muito bem vinda, Parabens... Abraço !!!! ;)
Olá pessoal da 3d1...boa tarde a todos! :) F.santiago: ai cara! tudo bem? SEJA BEM VINDO A FAMÍLIA 3D1; ESPERO QUE PARTICIPE BASTANTE CONOSCO E QUE GOSTE MUITO.Com o tempo notará que aqui dá pra aprender de tudo um pouco; temos colegas e profissionais no ramo que diversificam a família 3d1; todos são artistas gráficos de ótimo repertório. ;) Espero que goste bastante aqui do fórum e qualquer coisa que precisar estaremos sempre a sua disposição para ajudá-lo no que soubermos é claro! Um grande abraço a vc e mais uma vez SEJA BEM VINDO A FAMÍLIA 3D1...vlws! "FORÇA E CORAGEM SEMPRE"...
Galera, fico realmente feliz de ver que alguem mais vê utilidade nisso tanto quanto eu... e respondendo o pessoal aí: Wake, não é bem como AO não, na verdade é uma simulação de GI normal, só que o resultado foi exportado em forma de texturas, para poder ser usada depois de diversas formas. gago, você está certo, assim que você exportar o Gi em forma de textura você nem precisa mais calcular o GI, com certeza agilizará muito o tempo de render. O lance é que pra usar essa técnica precisa-se saber de composição, vai ter que fazer todo um render separado para reflexos, cor e etc... e compor com o GI que na verdade é um render dos objetos usando lightmaps.. Mas basicamente, agilizará em muito o tempo de render sim. archpunk, essa é uma pergunta interessante, por que requer um pequeno macete... na hora de mapear e renderizar esses mapas, é bom que se una todos os objetos que se pretender por no mesmo mapa, assim fica mais facil de dividir a malha deles no mesmo layout e fazer o render no mesmo pass. Bom, logo que der eu vou dar continuidade a esse assunto, vou aproveitar pra explicar melhor as dúvidas de vocês também. Abraço.
muito bom o estudo , vlw caio! uma duvida, nao é mais facil neste caso fazer um complete map no render to texture e aplicar no slot difuse? abraço
murtagh, seu pensamento é até correto até certo ponto... até o ponto onde não dará para fazer isso com reflexos e brilho specular, por que eles variam de acordo com a posição da camera em relação à posição das luzes e a normal da face do objeto. Então se renderizar um complete map você não terá informações de reflexo e specular corretas no seu objeto por exemplo. Por esse único motivo essa não é uma boa idéia.. mas se for uma cena completamente difusa e sem nenhum desses dois recursos, é uma boa idéia sim. =] Abraço.
ficou otimo parabens .
SEM SACRIFÍCIO NÃO A VITÓRIA.
Otimo Tutorial cara! Parabens! Essa tecnica é muito utilizada em jogos! Mais tenho uma duvida tenho um projeto com inumeros modelos separados como faria para criar o lightmap de todos de uma vez??? ja pensei em maxscript porem nao sei como?? valeu!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707885.

Total de membros registrados: 135439

Últimos membros registrados: [email protected], De Souza Neto, Jilbs, docearquitetura, Be@Treezy, efepe, Pedro Torres, tdsakbva.

Usuário(s) on-line na última hora: 469, sendo 21 membro(s) e 448 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Ronaldo Junior, Anderson Miguel, [email protected], Sergio1987, Adalberto Rocha, Abilio, Fabio Catelleno, Le_Andro, Augusto Peixoto, JMDesign, Wamdersilva, Victor Mendonça, gago, Vladis, hawph, Thiago, Reinaldo Silva, Lisandro, Daniel Monteiro, Lucas Reis, mixel.amorim.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.