Olá Pessoal da 3D1.
Navegando pela web, achei um tutorial muito interessante sobre os atalhos do 3DS Max. Nesse tutorial o autor mostra alguns dos principais atalhos do Max, e confesso que uma ou outra vez eu acabei apertando sem querer um desses atalhos no Max, e não sabia como voltar. Resultado, tive que desinstalar e reinstalar o Max (Hehehehe).
O link para o tutorial é esse:
http://www.3dvalley.com/tutorials/3d-studio-max-hotkeys-and-mouse-essentials
Como tutorial é em inglês, eu resolvi fazer uma tradução dele, pra ajudar o pessoal que não tem muita intimidade com linguas estrangeiras. Existem apenas alguns pontos a considerar:
• No tutorial original, depois da seção de teclas, existe uma paquena parte falando dos atalhos do mouse, que eu não inclui na minha tradução. Eu estou pesquisando um pouco mais a fundo os atalhos do mouse e pretendo fazer um tutorial só sobre isso.
• Nomes de ferramentas, menus e etc, foram mantidos no original (em inglês).
• Nesse outro link, eu coloquei esse tutorial + um mega listão de atalhos do Max para download em formato ".txt".
http://rapidshare.com/files/194175023/atalhos_3dmax.txt.html
Do mais, desculpem pelos erros de português, e por alguns erros na tradução, infelizmente alguns nomes ou expressões em inglês que eu não sabia eu tentei traduzir da melhor forma possível e deixei o original entre parênteses (confesso que também não sou um perito em inglês).
Bom, espero que o tutorial possa ser de grande ajuda!
Abraço a todos!
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Atalhos do 3DS MAX:
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F1: Abre a ajuda do 3D Studio Max.
Dependendo da ferramenta que você estiver utilizando, a ajuda pode abrir direto na página principal equivalente à essa ferramenta.
F2: Habilita / Desabilita o sombreamento de face (Shade selected faces toggle).
Por padrão, quando você está trabalhando no modo de "polygon sub-object level" e seleciona um ou mais polígonos, o Max os exibe preenchidos por uma cor vermelha. Ao pressionar F2, você alterna entre exibir os polígonos totalmente preenchidos de vermelho ou apenas o contorno em vermelho.
F3: Alterna entre exibição em "Wireframe" ou "Smooth + Highlights".
Por padrão, uma "viewport" no 3D Studio MAX exibe os objetos em modo "wireframe". Para exibir um objeto no modo "Smooth + Highlights" pressione F2, para voltar ao modo "wireframe" pressione F2 novamente.
F4: Modo "Edged Faces".
Quando você está no modo "Smooth + Highlights", você pode pressionar F4 para entrar no modo de visualização "Edged Faces". Nesse modo, o objeto na "viewport" é exibido com as faces preenchidas como no modo "Smooth + Highlights", mas também apresenta os contornos dos polígonos visíveis.
G: Habilita / Desabilita a grade da "viewport".
J: Habilita / Desabilita o "Selection Bracket".
Quando você seleciona um objeto no Max, aparece em torno dele 4 "suportes" brancos. Pressionando "J" você pode desabilita-los.
Q: Seleção (Select tool).
W: Seleção e mover (Select and Move).
E: Seleção e Rotação (Select and Rotate).
R: Seleção e Redimensionar (Select and Scale).
H: Selecionar por nome (Select by Name).
CTRL+A: Selecionar tudo.
CTRL+D: Desceleciona tudo.
Spacebar: Trava / Destrava objeto selecionado.
De 1 à 5: Sub-object level "X".
1: Vertex.
2: Edge.
3: Border.
4: Polygon.
5: Element.
7: Contador de polígonos (quando um objeto está selecionado, o contador aparece na parte esquerda superior da viewport).
8: Abre a caixa do "Environment and Effects".
Atalhos da "viewport".
F: Muda a visão da viewport para "Front".
T: Muda a visão da viewport para "Top".
L: Muda a visão da viewport para "Left".
R: Muda a visão da viewport para "Right".
P: Muda a visão da viewport para "Perspective".
B: Muda a visão da viewport para "Bottom".
C: Muda a visão da viewport para a câmera.
CTRL+C: Cria uma câmera a partir da visão da "viewport" (Só funciona no quando a "viewport" está no modo "perspective").
V: Abre um menu estilo pop-up sobre as "viewports".
Z: Dá um "Zoom in" automático para o que estiver selecionado na "viewport".
CTRL+X: Alterna entre modo "Expert" e modo padrão.
ALT+Q: Isola o objeto (Isolate Object).
O: "Adaptive Degradation Toggle" (Quando você mover, rotacionar ou dar um zoom na viewport, os objetos da cena serão mostrados em forma de caixas em "wireframe").
X: Habilita / desabilita o "Gizmo".
D: Desabilita a "viewport".
Shift+Z / Shift+Y – Desfazer e refazer.
"+" and "-": Aumenta e diminui o tamanho do "Gizmo".
F9 – Renderiza a última "viewport" renderizada, ou caso nenhum render tenha sido feito, renderiza a "viewport" atual.
Shift+Q: Render rápido (renderiza a "viewport" atual).
F10: Abre a janela de opções do Render.
M: Abre o editor de materiais (Material Editor).
CTRL+V: Clonar Objeto.
Você também pode clonar objetos ao segurar a tecla SHIFT e usar a ferramenta mover, rotacionar ou redimencionar.
Alt+X: Habilita / desabilita o modo transparente em um objeto (See-Through).
Alt+L: Select Edge Loop (apenas com o objeto no modo "Poly").
ALT+C: Cut (apenas com o objeto no modo "Poly").
SHIFT+E / ALT+E: Extrude poly (apenas com o objeto no modo "Poly").
Você pode customizar os atalhos do 3D Studio Max utilizando os seguintes passos:
1. Escolha o menu "Customize" > "Customize User Interface" > "Keyboard panel".
2. Use a lista "Group and Category" para achar a ação que você quer transformar em atalho.
3. Selecione a ação desejada.
4. No campo "Hotkey", entre com os botões que você quer que sejam atribuidos como atalho para aquela ação.
5. Clique em "Assign".