Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
SaavedraCG   Salvador - BA - AC
silvaserik   São Paulo - AC
An3dre   Araras / SP - SP

Portfólios Ver Mais

alexarantes   Rio de Janeiro
ctato   Porto Alegre/RS - RS
zedavida   goiania - AC
Raul Rodrigues   Goiania - GO

Atalhos do Max

Por: lucasdelima  

Em: 05/02/2009 08:30

Olá Pessoal da 3D1. Navegando pela web, achei um tutorial muito interessante sobre os atalhos do 3DS Max. Nesse tutorial o autor mostra alguns dos principais atalhos do Max, e confesso que uma ou outra vez eu acabei apertando sem querer um desses atalhos no Max, e não sabia como voltar. Resultado, tive que desinstalar e reinstalar o Max (Hehehehe). O link para o tutorial é esse: http://www.3dvalley.com/tutorials/3d-studio-max-hotkeys-and-mouse-essentials Como tutorial é em inglês, eu resolvi fazer uma tradução dele, pra ajudar o pessoal que não tem muita intimidade com linguas estrangeiras. Existem apenas alguns pontos a considerar: • No tutorial original, depois da seção de teclas, existe uma paquena parte falando dos atalhos do mouse, que eu não inclui na minha tradução. Eu estou pesquisando um pouco mais a fundo os atalhos do mouse e pretendo fazer um tutorial só sobre isso. • Nomes de ferramentas, menus e etc, foram mantidos no original (em inglês). • Nesse outro link, eu coloquei esse tutorial + um mega listão de atalhos do Max para download em formato ".txt". http://rapidshare.com/files/194175023/atalhos_3dmax.txt.html Do mais, desculpem pelos erros de português, e por alguns erros na tradução, infelizmente alguns nomes ou expressões em inglês que eu não sabia eu tentei traduzir da melhor forma possível e deixei o original entre parênteses (confesso que também não sou um perito em inglês). Bom, espero que o tutorial possa ser de grande ajuda! Abraço a todos! ================ Atalhos do 3DS MAX: ================ F1: Abre a ajuda do 3D Studio Max. Dependendo da ferramenta que você estiver utilizando, a ajuda pode abrir direto na página principal equivalente à essa ferramenta. F2: Habilita / Desabilita o sombreamento de face (Shade selected faces toggle). Por padrão, quando você está trabalhando no modo de "polygon sub-object level" e seleciona um ou mais polígonos, o Max os exibe preenchidos por uma cor vermelha. Ao pressionar F2, você alterna entre exibir os polígonos totalmente preenchidos de vermelho ou apenas o contorno em vermelho. F3: Alterna entre exibição em "Wireframe" ou "Smooth + Highlights". Por padrão, uma "viewport" no 3D Studio MAX exibe os objetos em modo "wireframe". Para exibir um objeto no modo "Smooth + Highlights" pressione F2, para voltar ao modo "wireframe" pressione F2 novamente. F4: Modo "Edged Faces". Quando você está no modo "Smooth + Highlights", você pode pressionar F4 para entrar no modo de visualização "Edged Faces". Nesse modo, o objeto na "viewport" é exibido com as faces preenchidas como no modo "Smooth + Highlights", mas também apresenta os contornos dos polígonos visíveis. G: Habilita / Desabilita a grade da "viewport". J: Habilita / Desabilita o "Selection Bracket". Quando você seleciona um objeto no Max, aparece em torno dele 4 "suportes" brancos. Pressionando "J" você pode desabilita-los. Q: Seleção (Select tool). W: Seleção e mover (Select and Move). E: Seleção e Rotação (Select and Rotate). R: Seleção e Redimensionar (Select and Scale). H: Selecionar por nome (Select by Name). CTRL+A: Selecionar tudo. CTRL+D: Desceleciona tudo. Spacebar: Trava / Destrava objeto selecionado. De 1 à 5: Sub-object level "X". 1: Vertex. 2: Edge. 3: Border. 4: Polygon. 5: Element. 7: Contador de polígonos (quando um objeto está selecionado, o contador aparece na parte esquerda superior da viewport). 8: Abre a caixa do "Environment and Effects". Atalhos da "viewport". F: Muda a visão da viewport para "Front". T: Muda a visão da viewport para "Top". L: Muda a visão da viewport para "Left". R: Muda a visão da viewport para "Right". P: Muda a visão da viewport para "Perspective". B: Muda a visão da viewport para "Bottom". C: Muda a visão da viewport para a câmera. CTRL+C: Cria uma câmera a partir da visão da "viewport" (Só funciona no quando a "viewport" está no modo "perspective"). V: Abre um menu estilo pop-up sobre as "viewports". Z: Dá um "Zoom in" automático para o que estiver selecionado na "viewport". CTRL+X: Alterna entre modo "Expert" e modo padrão. ALT+Q: Isola o objeto (Isolate Object). O: "Adaptive Degradation Toggle" (Quando você mover, rotacionar ou dar um zoom na viewport, os objetos da cena serão mostrados em forma de caixas em "wireframe"). X: Habilita / desabilita o "Gizmo". D: Desabilita a "viewport". Shift+Z / Shift+Y – Desfazer e refazer. "+" and "-": Aumenta e diminui o tamanho do "Gizmo". F9 – Renderiza a última "viewport" renderizada, ou caso nenhum render tenha sido feito, renderiza a "viewport" atual. Shift+Q: Render rápido (renderiza a "viewport" atual). F10: Abre a janela de opções do Render. M: Abre o editor de materiais (Material Editor). CTRL+V: Clonar Objeto. Você também pode clonar objetos ao segurar a tecla SHIFT e usar a ferramenta mover, rotacionar ou redimencionar. Alt+X: Habilita / desabilita o modo transparente em um objeto (See-Through). Alt+L: Select Edge Loop (apenas com o objeto no modo "Poly"). ALT+C: Cut (apenas com o objeto no modo "Poly"). SHIFT+E / ALT+E: Extrude poly (apenas com o objeto no modo "Poly"). Você pode customizar os atalhos do 3D Studio Max utilizando os seguintes passos: 1. Escolha o menu "Customize" > "Customize User Interface" > "Keyboard panel". 2. Use a lista "Group and Category" para achar a ação que você quer transformar em atalho. 3. Selecione a ação desejada. 4. No campo "Hotkey", entre com os botões que você quer que sejam atribuidos como atalho para aquela ação. 5. Clique em "Assign".
Loading . . .
Poxa vida cara bela contribuição. Mas ja existe um topico igual a este. Mesmo assim parabens. Abraço
"Shift+Z / Shift+Y – Desfazer e refazer" Olá lucas não seria Ctrl z desfazer e Ctrl y refazer? com shift tambem funciona, não testei aqui. abraço, valeu pelo topico.
Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!! :) lucasdelima: ai cara!! tudo bem?? SEJA BEM VINDO A FAMÍLIA 3D1, ESPERO QUE PARTICIPE BASTANTE CONOSCO E QUE GOSTE MUITO!! ;) sobre a sua contribuição, vc está de Parabéns pela sua ótima colaboração. Boa parte desses atalhos eu já conhecia, mas também tinha muitos que não conhecia. Isso ajuda muito a produtividade do trabalho, pois com o auxílio das teclas vc consegue o resultado esperado muito mais rápido do que se fosse clicar em cada parâmetro ou em cada tecla no sub-object dos modificadores. Parabéns pela excelente colaboração, ajudará não só a mim mas a todos que usam teclas de atalho para aumentar a produtividade do trabalho...vlws!! Abraços!! __________________________ [i:03cd37adfd]"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...[/i:03cd37adfd]
poxa...legal esse tópico///.apertei aqui alt + scroll e mexi o mouse e rotacionou.....da hora... abraço!!!!
valeu pela dica principalmente na parte de criar o seu próprio atalho obs
Segue um guia de atalhos bem completo para 3ds Max fornecido pela Autodesk...

Shortcut Guide: http://images.autodesk.com/adsk/files/3ds_max_3ds_max_design_2011_shortcut_guide.pdf
Esse da autodesk fechou a tampa do caixão. rsrs vlw
\"A maior luta da vida é vencer a si mesmo.\"http://felipekennedydesigner.blogspot.com/

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710365.

Total de membros registrados: 137784

Últimos membros registrados: fernandadias371, Tomasleal-, moilveira, Jandir , ivonei.energia, JoaoMartins, victormartinsc, jvmagalhaes.

Usuário(s) on-line na última hora: 414, sendo 1 membro(s) e 413 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: claro_lima.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.