Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Luuaan   Vila Velha, ES
Quintino3D   Blumenau, SC - AC
arnhorld   Sapiranga, RS - Brasil - RS
Alexandro   Cascavel - PR
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ

Portfólios Ver Mais

master_3d   Rio de Janeiro - RJ
RaulDias   São Paulo - SP
rafaneto   são paulo - SP

Dicas do Tio Mansa - Semana 2

Por: mansilha  

Em: 14/03/2009 06:40

Nurms Subdivision - Semana 2 14/003/2009 Senhores... Vou falar agora um pouquinho sobre subdivisões. Sobre a melhor maneira que encontrei de trabalhar quando pretendo "suavizar" uma malha. Vamos ao exemplo. Primeiramente crie um "box" com faces únicas e prontamente converta ele para "Editable Poly". O tamanho agora não interessa. Com o sistema de "edges" selecionado e com a ajuda do ring, vá selecionando as edges e conectando as mesmas de duas em duas com um "pinch" de 70%, conforme a caixa de opções da figura. Faça isso até que o "box" fique identico ao da figura abaixo. Exitem 3 maneiras, que pelo menos eu conheço para suavizar os cantos e arestas dos objetos. A figura a seguir, demonstra estas maneiras. Vejam que coloquei no canto de cada um dos cubos, os valores estátisticos para tentar formar uma idéia. O amarelo não foi aplicado nenhum modificador. Analísem as estatísticas. Usar o modificador do "turbosmooth" e "meshsmooth" parece comum a grande maioria. Esta é uma das razões pela qual eu não vou entrar em detalhes. A outra razão é porque particularmente me parece bem melhor usar a opção NURMS.... Porque? Você vai entender daqui a pouquinho... Para suavizar a malha usando a opção "NURMS Subdivision", basta seguir a setagem na figura abaixo. Seta vermelha... Aciona o recurso Seta Verde... Deixa a malha sem aparecer todas linhas calculadas Seta Azul... Número de interações Seta Amarela....Para funcionar tem que estar setado Como eu ia dizendo o principal fato de escolher por este método é simples. Primeiro porque não preciso criar um nível acima do modificador "editable poly". O subdivision trabalha no mesmo nível. Dentro do modificador como da para ver na setagem anterior. Segundo porque desta maneira é possível criar uma tecla de atalho. O que irá facilitar o serviço. Não precisa ficar toda hora entrando e saindo de um nível pra outro.... confira!!!! Para configurar a tecla de atalho, Siga a próxima imagem. Em "customize", entre em "customize user interface...". Ná próxima tela, certifique-se de que a aba "keyboard" está selecionada (seta verde). Selecione na lista dos "actions" por "NURMS Toggle (Poly). Bem como mostra a figura. Uma vez selecionado basta seguir as duas setas azuis para o cadastro. Veja que abaixo de "hotkey" mostra os atalhos que já estão ativos. Para facilitar na escolha das teclas. Pronto, vejam que maravilha. A figura abaixo mostra os três tipos em render com uma interação de 3 pontos... Vejam como o resultado é praticamente o mesmo aos olhos do render.... Veja que outra vantagem esta em converter sem querer uma malha com 3 interaçoes do Turbosmooth ou Meshsmooth para Poly... sem perceber e complicar o trabalho para depois.... com NURMS isso nunca vai acontecer.... ;) Então era isso mais uma vez... Espero que ajude bastante.:D Forte abraço!!! Ricardo Mansilha

www.trace3d.com.br
Oi mansilha! essa dica é 5 estrelas vou esperar pela proxima. cumprimentos
Opa...cinco estrelinhas....massa... que bom cara. Semana que vem estaremos aqui. Brigadão. Forte abraço!!!

www.trace3d.com.br
"mansilha" disse: Opa...cinco estrelinhas Brunooo....massa... que bom que gostou cara. Semana que vem estaremos aqui. Brigadão. Forte abraço!!!

www.trace3d.com.br
ow mansilha.. grande dica em mestre.... raxei de rir com o "tuto bem"... rsrs.. vem cá.. ao modelar carros... usando a poly modeling.. dá p/ usar isso tb?.. já que converto p/ editable poly e não editable mesh.. acho que dá sim.. rsrs legal parabéns...
Fala meu velinho.... mestre Chthome.... Cara com certeza. Aliás é uma mão na roda esta ferramenta para modelar carangos. Basta estar no mundo dos polys do max....hehehe. Não sei se o mundinho dos meshs tem esse lance tambem. Nunca testei pra falar a verdade. Quase não uso o mesh. hehehe... brigadão pelo apoio...Forte abraço!!!! :D

www.trace3d.com.br
Muito bom! Dicas preciosas hein!
Crio, logo existo!
Fala Hullian. Muito obrigado carinha. Qualquer coisinha estamos ai. Forte abraço!!!

www.trace3d.com.br

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707905.

Total de membros registrados: 135472

Últimos membros registrados: anuevarichard, kingluis, Washamhelens, vdsakrta, Saturo026, Joc.Olie, juliovanzella, rhita.

Usuário(s) on-line na última hora: 523, sendo 8 membro(s) e 515 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: anuevarichard, WinterPT, Joc.Olie, RAPH, Washamhelens, deathstars, rodolfosantos3d, kingluis.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.