ola a todos... sou muito novo em 3d.. mais uma vez vi um tuto bem simples e uso ate hoje muito leve "pra mim" e nem tenho um equipamento bom, tanto é, que uso esse tuto para fazer minhas gramas e telhados segue uma imagem.... ainda estou aprendendo... o segredo esta no "render setup" na aba "renderer" no submenu "Shadows & Displacement" , tecle F10 para abrir)la vc define a altura e a qualidade... deixo sempre o "edge Length entre 1 e 0,5 o MAX Displace entre 20 a 50 pelo resultado esse ultimo é a altura, mais nao fica so nisso a unidade do max tem que estar em 1x1 cm tipo 1cm é 1cm (rsrsr parece tolice mais se nao estiver vc nao vera o resultado. e o Max subdiv deixo sempre em 64k e ative o smoothing funciona pra mim que é uma beleza, essa configurações de render serve tento para os meus telhados como para a grama... agora o material[i:570872ff39] grama.[/i:570872ff39] nada do que vc ja nao viu... no DIFUSE A TEXTURA DE GRAMA QUE VC QUER USAR, creio que aqui é que esta o segredo para a grama ser leve(rssr) com o mentalray connection ativado, [i:570872ff39]ops...estou usando o mental ray ok pessoall[/i:570872ff39] em Extended Shaders desativo o cadeado,e coloque o map 3D Displacement, ...
Displacement Length - Altura em minhas cenas sem pre 10cm de altura no max 15cm quando tem calçada, ja nos telhado entre 5cm a 8cm na cena que segue em anexo sao estas as configurações.
Extrusion Strength a a tura da base onde foi aplicado o material(plane) ate a altura final...(os 10c de altura) por isso deixo sempre em 2cm para nao sair voando na cena no render final
Extrusion Map o mapa Speckle para criar a extrusao da grama, deixeias configuraçoes do mapa Speckle padrao so mudei o SIZe que é a base da grama (numeros menores base da grama menor maisres base maior) deixei em 17,( nao sei por que mais ali acho que é em unidade nao em cm) voltando no mapa 3D Dispecement