ola a todos... sou muito novo em 3d.. mais uma vez vi um tuto bem simples e uso ate hoje muito leve "pra mim" e nem tenho um equipamento bom, tanto é, que uso esse tuto para fazer minhas gramas e telhados segue uma imagem.... ainda estou aprendendo... o segredo esta no "render setup" na aba "renderer" no submenu "Shadows & Displacement" , tecle F10 para abrir)la vc define a altura e a qualidade... deixo sempre o "edge Length entre 1 e 0,5 o MAX Displace entre 20 a 50 pelo resultado esse ultimo é a altura, mais nao fica so nisso a unidade do max tem que estar em 1x1 cm tipo 1cm é 1cm (rsrsr parece tolice mais se nao estiver vc nao vera o resultado. e o Max subdiv deixo sempre em 64k e ative o smoothing funciona pra mim que é uma beleza, essa configurações de render serve tento para os meus telhados como para a grama... agora o material[i:570872ff39] grama.[/i:570872ff39] nada do que vc ja nao viu... no DIFUSE A TEXTURA DE GRAMA QUE VC QUER USAR, creio que aqui é que esta o segredo para a grama ser leve(rssr) com o mentalray connection ativado, [i:570872ff39]ops...estou usando o mental ray ok pessoall[/i:570872ff39] em Extended Shaders desativo o cadeado,e coloque o map 3D Displacement, ...
Displacement Length - Altura em minhas cenas sem pre 10cm de altura no max 15cm quando tem calçada, ja nos telhado entre 5cm a 8cm na cena que segue em anexo sao estas as configurações.
Extrusion Strength a a tura da base onde foi aplicado o material(plane) ate a altura final...(os 10c de altura) por isso deixo sempre em 2cm para nao sair voando na cena no render final
Extrusion Map o mapa Speckle para criar a extrusao da grama, deixeias configuraçoes do mapa Speckle padrao so mudei o SIZe que é a base da grama (numeros menores base da grama menor maisres base maior) deixei em 17,( nao sei por que mais ali acho que é em unidade nao em cm) voltando no mapa 3D Dispecement
Direction Extrength deixo 00 ela da uma variaçao no telhado aparece bem se colocar algum valor que seja fia um na metade do outra , nao entendi muito esse parametro..
Direction map nao apliqeui nada.
veja o resultado, se esqueci de mencionar algo me falem estou aprendendo tambem
hammm! nao precisa de uma malha de muitas subdivisoes...em minha cena usei um PLANE com Length e Width em 1 que é o minimo, pois apliquei um MODIFY DISPLECEMENT APPROX
valeu pessoal espero ter ajudado, acho que falei demais heheh, quero de alguma forma ajudar pois vcs tem me ajudado bastante, nao so amim mais acho que 99% de todos que passam por aqui!!!!
Marcio Luz