Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Wagner Souza   Londrina - PR
Weverson M   Guarapari - ES
Mepi 3d   Goiania - GO
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ

Portfólios Ver Mais

DANUBIO   FORTALEZA-CE - CE
tingoxd   São Paulo - SP
elisalage   italia - Internacional
Maycondss   Parauapebas - AC

Rig de Motion Capture para Piano e similares..

Por: ScreamingFox  

Em: 28/09/2013 07:29

Rig de Motion Capture (só a parte do motion capture, imagino q fazer uma reação ou wire pra um objeto girar 5 graus não seja misterio pra ninguem..) para um Piano ou coisa similar (teclados, acordeon, etc..)..

O controle é sensivel à velocidade e pressão, de maneira a que se o musico (q eu poria pra fazer o motion capture, q eu n sou pianista e tal..) apertar uma tecla, a tecla q ele apertou no teclado vai ser apertada, da mesma maneira, no model... Até se o cara apertar a nota tremendo o dedo ou apertar só até a metade, o motion capture vai perceber (se vc apertar tremendo, a tecla no seu model vai tremer)..

É também, perfeitamente possivel gravar a sequencia MIDI ao mesmo tempo em que se faz o motion capture.. E então (e também usando um programa simples de roteamento de MIDI (\'midi router\') pode tocar esse .mid e o 3dsmax vai \'ouvir\' ele e pressionar as teclas lá correspondentes..

Sem a necessidade de scripts, etc.. É questão de por o do no do, o re no re, e por aí vai né.. :)..

O video está com um frame rate horripilante.. Eu faço \'ondinha\' (quando o cara passa o dedo no piano sabe..) varias vezes, aí quando eu termino eu testo e dou risada.. Aí devido ao frame rate horrivel n dá pra sacar a razão da alegria.. hehe.. é.. mas pra explicar.. fica bem em \'tempo real\' mesmo.. bem interessante e divertido..

Mas, basicamente, é isso aí.. Essa é a maneira correta de fazer motion capture pra piano ou similares =D (imagino q não exista maneira melhor)..

(obs: Quando eu falo \'teclado\' aí no video, geralmente eu vou estar falando do teclado musical.. não do teclado de um computador... mas umas vezes eu falo do do computador também.. é questão de ficar um pouco ligeiro q c entende..)

(ps: Tava tocando o Jazzmatazz no micro XD)

A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
E aí, brother.

bem que tu poderia postar esses seus vídeos na seção de tutoriais.

Posso ajudar caso não souber como proceder.
Então veio eu tentei, mas quando vou dar \'preview\' fica \"carregando pra sempre\" e se eu volto perde tudo... D= ...

Se quiser pode por lá.. Apesar de q eu não acho q tenha uma relevancia \'alta\' (só se o cara lida com esse tipo de equipamento (MIDI)), é mais uma \'curiosidade\' e tal...

Mas se puser, eu acabei de fazer um \'bonus\' q seria um \"Rig de VU\" (XDDD).. A \'agulha\' pula de acordo com um som (dá pra por até no microfone XD, ou num arquivo de audio né..).. Mas no caso eu fiz pro VU se mexer com qualquer nota q eu pressionar (e de acordo com a pressão q eu apertar a tecla)..

Um \'VU\' ou \'VU meter\' é isso aqui ó:

@edit:\'Bonus\' - O \'power supply\' do tecladinho (XD), com:

-VU medindo a pressão (a setinha mede a pressão com a qual eu aperto qualquer nota)
-2 faders no model sendo controlados por 2 faders (no controlador)..
-2 knobs no model sendo controlados por 2 knobs (no controlador)..

No caso do VU, dá também (e inclusive é mais facil) se aplicar o \'Audio Float\'.. no float audio ele vai pegar um \'som\' pra controlar o absoluto da flutuação ou seja, o quão mais alto o som, maior o valor.. Fica bem perfeitinho pro VU, e esse \'som\' q ele vai pegar pode ser de qualquer arquivo de audio, ou até o microfone..

Q isso hein rapaz!!! Vou dar uma olhada nisso. Toquei piano por 10 anos, vai dar pra fazer umas trilhas boas com isso aí.

Parabéns.

Oh! firmeza =D.. Se tiver um teclado dá pra fazer isso aí muito facil..

Se vc pedir um teclado ou superficie de controle MIDI (q tenha também uma saída USB, ou se vc tem uma interface MIDI no seu pc..) pra um amigo, funciona sem nem por driver nem nada.. só conectar o aparelho e entrar no 3ds..

E é só o começo, dá pra fazer coisas muito mais complexas com o midi.. O MIDI é, de longe, o mais efetivo e completo daquela lista pra motion capture, no padrão do 3ds..

O meu controlador é o q chamam de \'superficie de controle\' (MIDI).. Ele tenta reunir os comandos MIDI naquela superficie.. Depois de fazer esse rig com a pressão no tecladinho percebi q tem jeitos muito melhores de fazer o motion capture de MIDI no personagem (dragãozinho) do q eu tava fazendo.. Dá pra fazer ele \'dar um bote\' só apertando um botão, uma vez q o botão pode ter programado nele o envio e velocidade e pressão.. E o botão tem a natureza de ir e voltar, etc.. Até agora só a piscada de olho eu fiz com botão.. XD..

O proximo que eu vou fazer com rig de MIDI vai ser pra controlar morphs faciais (o do dragão tinha já, mas esse vai ser mais complexo..).. Ou não sei se eu vou tentar rigar com hierarquias mesmo.. Talvez eu faça com hierarquias (=D).. Enfim.. Vou fazer o seguinte:

Vai ser a raposa do meu avatar.. quero fazer com um fur bem legal e tal, e com um rig completo e etc..Ah e vai ser um animal falante e tal...

-(Tem 16 pads imediatamente disponiveis pra mim)..
-Vou separar 16 fonemas principais pra consoantes..
-E vou ver quais nuances faciais sempre se movem e como, quando ocorre a \"fala\"
-Para cada 1 dos 16 fonemas principais, vou por 1 botão, pegando velocidade e pressão.
-As nuances faciais (que não a boca) que sempre mudariam (exclusivamente) quando ocorrer fala, imagino que não muitas, nessas eu vou por Audio Float.. =D..

Aí então é só pegar as manha de controlar a fala dele (na real, decorar em q botão c pôs q fonema, hehehe) e então gravar um Motion Capture =DDD.. Ah.. então.. numa dessa, eu gravaria o motion capture ouvindo algum som e dando o controle fonético ao mesmo tempo (dá pra fazer q nem uns rappers e deixar uma etiqueta no botão pra ficar mais facil heuheuhueu).. Q nem um lipsync e tal.. N sei se vc entendeu a ideia e tal.. Acho bem praticavel, e dá pra fazer umas animações complexas de fala imagino que muito rapidamente.. Enfim.. Saberemos...

Eu entendi sim, me parece que vai aproveitar a sensibilidade da pressão da tecla por exemplo, para enfatizar a expressão em uma intensidade de 0 a 100... semelhante ao morph, porém com controle rigado...

o morph ligado a um rig, sendo MIDI ou não, não estaria fazendo a mesma coisa !?

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710369.

Total de membros registrados: 137789

Últimos membros registrados: Genevievebonds, sugardefenderprijs, pokebal02, Pokebal026, LipozemSouthAfricaReview, fernandadias371, Tomasleal-, moilveira.

Usuário(s) on-line na última hora: 449, sendo 3 membro(s) e 446 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: NunoGarcia, Genevievebonds, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.