Oh! firmeza =D.. Se tiver um teclado dá pra fazer isso aí muito facil..
Se vc pedir um teclado ou superficie de controle MIDI (q tenha também uma saída USB, ou se vc tem uma interface MIDI no seu pc..) pra um amigo, funciona sem nem por driver nem nada.. só conectar o aparelho e entrar no 3ds..
E é só o começo, dá pra fazer coisas muito mais complexas com o midi.. O MIDI é, de longe, o mais efetivo e completo daquela lista pra motion capture, no padrão do 3ds..
O meu controlador é o q chamam de \'superficie de controle\' (MIDI).. Ele tenta reunir os comandos MIDI naquela superficie.. Depois de fazer esse rig com a pressão no tecladinho percebi q tem jeitos muito melhores de fazer o motion capture de MIDI no personagem (dragãozinho) do q eu tava fazendo.. Dá pra fazer ele \'dar um bote\' só apertando um botão, uma vez q o botão pode ter programado nele o envio e velocidade e pressão.. E o botão tem a natureza de ir e voltar, etc.. Até agora só a piscada de olho eu fiz com botão.. XD..
O proximo que eu vou fazer com rig de MIDI vai ser pra controlar morphs faciais (o do dragão tinha já, mas esse vai ser mais complexo..).. Ou não sei se eu vou tentar rigar com hierarquias mesmo.. Talvez eu faça com hierarquias (=D).. Enfim.. Vou fazer o seguinte:
Vai ser a raposa do meu avatar.. quero fazer com um fur bem legal e tal, e com um rig completo e etc..Ah e vai ser um animal falante e tal...
-(Tem 16 pads imediatamente disponiveis pra mim)..
-Vou separar 16 fonemas principais pra consoantes..
-E vou ver quais nuances faciais sempre se movem e como, quando ocorre a \"fala\"
-Para cada 1 dos 16 fonemas principais, vou por 1 botão, pegando velocidade e pressão.
-As nuances faciais (que não a boca) que sempre mudariam (exclusivamente) quando ocorrer fala, imagino que não muitas, nessas eu vou por Audio Float.. =D..
Aí então é só pegar as manha de controlar a fala dele (na real, decorar em q botão c pôs q fonema, hehehe) e então gravar um Motion Capture =DDD.. Ah.. então.. numa dessa, eu gravaria o motion capture ouvindo algum som e dando o controle fonético ao mesmo tempo (dá pra fazer q nem uns rappers e deixar uma etiqueta no botão pra ficar mais facil heuheuhueu).. Q nem um lipsync e tal.. N sei se vc entendeu a ideia e tal.. Acho bem praticavel, e dá pra fazer umas animações complexas de fala imagino que muito rapidamente.. Enfim.. Saberemos...
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..