Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Antonio   SÃO PAULO/BRASIL - AC
RHD3sign   Rio de Janeiro
Alexandro   Cascavel - PR
clebercmds   Timbó - SC - SC
mdpontes   Macapá - AP

Portfólios Ver Mais

Juttahir   São Paulo - SP
douglasbergamo   joinville - SC
Alef Rodrigues   Marília - SP - SP

Conteúdo pago e free como controlar?

Por: prata  

Em: 09/09/2014 18:12

Vocês tomam cuidado pra não utilizar conteúdo pago, seja um modelo, um material ou textura que faz parte de um pack vendido como archmodels, arroway, etc?

Existem sites de conteúdo gratuito como por exemplo o vraymaterials.de com materiais de vray, mas como ter certeza de que uma textura utilizada num material baixado gratuito não faz parte de uma biblioteca paga? Ou até mesmo cenas disponibilizas pra download aqui no site, se a cena usa um modelo archmodel por exemplo teria algum problema em compartilhar a cena?

Até que ponto preciso me preocupar com isso?
aí já é bem complicado.
É bem difícil controlar, mas acredito que se a cena for utilizada somente para estudos e sem obtenção de lucros financeiros não há problema.
Sobre o uso de uma textura, caso não seja uma coisa extremamente específica, o mais importante são as configurações do material mesmo..

E todo mundo pega uma imagenzinha q não criou pra compor texturas, nem q seja um pedacinho de um printscreen (ex: meu avatar, tirando a folhinha)... Mas aí como edita e tal, descaracteriza completamente a imagem original..

Aí, se tiver esse problema, ou vc imaginar a possibilidade desse tipo de problema, simplesmente troca as texturas por umas suas mesmo, etc.. No caso de materiais vai ser muito mais relevante os parametros do shading mesmo (a textura vc vai conseguir acabar criando, com mapas procedurais ou uma composição nova, etc..)..

Teve uma vez q eu pensei nisso, por exemplo nessa sala (primeira imagem), tem um material de \'taco\' de um site q eu tinha baixado.. E com certeza tem um tipo de copyright.. Mas até o cara caçar e achar um gráfico usando uma determinada imagem como texura, etc.. Acho muito dificil.. E também.. se é pra uma questão expositiva (dar aulas sobre o assunto ou mostrar e não vender ou usar como elemento determinante da aula) acho q cai em \'fair use\'.. (eu vou estar mostrando, e não dando pra baixar).

Tiveram algumas vezes em que houveram situações estranhas, entre gente q fazia models e pessoas q tiravam fotos.. Numa questão de fazer um \'matte painting\' de um objeto (como o model de espada (segunda imagem)).. Mas uma vez já tendo modelado e feito o primeiro mapeamento, fica bem fácil também mudar posições de coisas ou usar mapas de mix pra diferenciar um pouco as coisas.. Então acho que é questão de dar um \'talentinho\' pra criar as texturas originais, mesmo que baseadas em algo já existente...

Mas no caso do model da espada eu passei o model pra loja (uma loja de antiguidades online) e todo mundo ficou bastante feliz... Se fosse quanto ao formato, não teria problema nenhum, uma vez que o conceito da espada é um patrimonio da história da humanidade.. Mas, dependendo da chatice da pessoa que tira a foto ou que dela é dono, pode ter problemas quanto ao uso da foto.. (mas aí, depois de já ter feito esse primeiro, fica bem facil criar outro material baseado nesse e com a imagem completamente diferente, etc..)

O que seria deselegante seria, por exemplo, eu criar um \'busto\' de um personagem, aí baixo uma coroa bacana de um cara, e umas \'pedras preciosas\' (models) de outro cara, e colares high poly de outros caras, aí então ponho a coroa na cabeça do meu personagem, visto ele com as joias, e então vendo esse conjunto (como se eu tivesse feito tudo).. Quando é assim aí que (pelo menos eu) acho o \'elemento malígno\' e está transgredindo uma questão de propriedade intelectual..

Na verdade, comprando objetos, o ideal é usar ele pronto, etc.. A não ser que tenha permissão de alteração e outros usos (por questões de bom senso também (por exemplo uma joínha isolada provavel q vai ser usada em conjunto com outras coisas e ter a cor alterada, etc.. outras coisas como determinadas máquinas, objetos e personagens vão ter limitações quanto a alteração e uso, etc..)..

O melhor pra esse tipo de coisa, que eu acho, é usar mapas procedurais até onde der, e criar os proprios objetos sempre que possível também.. Aí com o tempo vc acaba tendo meio q uma \'biblioteca\' sua mesmo, pra dar merge, etc..

E, quanto a models \'de coleção\', acho que o mais sensato seria evitar usar eles em cenas didáticas..(só pro cara não poder dizer q vc tá \'vazando\' o conteúdo dele, etc..)

A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Mas que nem se eu baixo um material free na vraymaterial.de mas quem fez esse material usou uam textura de um pacote pago, é complicado eu ter que ficar verificando se todas as texturas que vieram são free, não tem como eu saber se uam ou outra não é paga. Então no fim acaba sendo inviável se preocupar com isso não acham?
sim. Muito inviável. É como tentar achar uma agulha no seleiro.
Se vc baixou de graça, pra vc não vai ter problema (sendo possível provar que baixou de graça).. O problema é de quem publicou pra ser baixado de graça, no caso..

A agulha no seleiro ia ser até q facil de achar, pq as selas são geralmente de um couro meio grosso, então a agulha é daquelas grandes e grossas... Hehehehe... (\'seleiro\' é um cara que faz selas (o assento, quando vc vai montar num cavalo) a brincadeira é q seria \'celeiro\' ou \'palheiro\' na verdade, eu acho xd..). Lembro-me disso pq dizem que existe uma égua muito boa, chamada Oportunidade.. Dizem que a \"Oportunidade passa encilhada\".. Mas não ví essa égua ainda.. ainda bem que sei montar de maneiras ágeis e tal, pra quando a Oportunidade passar por mim eu a consiga pegar XDD..(obs: to rachando disso (dessa égua) aqui hehe)

Preocupar-se com esse tipo de coisa seria mais pra uma produção de muito mais visibilidade.. Por exemplo, tem um desenho 2d legal e q fica muito bacana pra ser usado como \'cartaz num bar\', etc.. Aí vc faz um filme 3d sobre um grupo de amigos que sempre se encontram num bar, e esse bar tem esse cartaz que sempre dá pra ver nas cenas.. Só q esse filme teria bastante exposição (como é o normal de um filme) e o cartaz ficaria bastante evidente... Aí então, nesse tipo de caso, o adequado seria, realmente, criar todas ou quase todas as texturas (principalmente as que vão ficar em evidencia, etc..).

Que, realmente, num caso do tipo do exemplo do paragrafo acima, seria realmente problematica a textura, no que tange aos direitos de propriedade intelectual do criador da imagem.. Mas, se é uma textura de \'pedra\', caso não seja algo extremamente específico, é quase impossível alguem ver uma imagem e dizer \'oh, eu que pintei(ou criei, ou tirei a foto d)essa textura\', etc..

@edit: Mas valeu pra lembrar dessa antiga frase da roça: \"A oportunidade passa encilhada\".. =D
Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!!

ScreamingFox: oi Fox!! tudo bem?? kkkkkk... rachei aqui de rir com essa sua história do interior da \"oportunidade passa encilhada\", e essa tal de oportunidade ser uma égua...huahuahuahua...

Muito bom o post, \"Prata\". Realmente tem coisas a se pensar e refletir também, como tudo na vida. =]

Parabéns.

Abraços e sucesso pra todo mundo.

Daí então a frase, de uma maneira a, para uma pessoa que tenha um convívio com o lido desse tipo de animal, entender de uma maneira lúdica uma questão de se aproveitar oportunidades, e da estesia que afeta imediatamente aquele que identifica algo como oportunidade...

Ou seja, além de dever ser capaz de identificar essa \'égua\', deverá ser também, capaz de montar nela sem que esta pare.. Ou seja, deve dominar o que seria o controle das expressões futuras dessa \'égua\'.. Éguas são um pouco mais agressivas que cavalos (até onde eu me lembro), o que adiciona também um nível a mais de dificuldade pra se obter a graça dessa \'Oportunidade\'...

Antigamente existia uma elefanta matriarca, chamada \"Realeza\", e ela se curvava aos justos..

O que me lembra esse filme, o \'Bhakta Prahlad\', que conta a história do demônio Prahlada, filho do demônio Hiranyakashipu, que tentava mandar matar Prahlad de todas as maneiras possíveis, devido a não conseguir subverter à religiosidade do filho..

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711048.

Total de membros registrados: 138518

Últimos membros registrados: Mvyeira , luciano pr, Davis123, diabecode, aldiriank1, nexagenkopen, GoldenRevivePlus, TroviranKapselnPreis.

Usuário(s) on-line na última hora: 1330, sendo 9 membro(s) e 1321 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: aljamenjitu, MarcioBottega, Geraldo Nunes, Alessandro.Marcos, Willmitnick, Fabio Catelleno, Vladis, Victor Mendonça, Frederico Wagner N. R..

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.