Sobre o uso de uma textura, caso não seja uma coisa extremamente específica, o mais importante são as configurações do material mesmo..
E todo mundo pega uma imagenzinha q não criou pra compor texturas, nem q seja um pedacinho de um printscreen (ex: meu avatar, tirando a folhinha)... Mas aí como edita e tal, descaracteriza completamente a imagem original..
Aí, se tiver esse problema, ou vc imaginar a possibilidade desse tipo de problema, simplesmente troca as texturas por umas suas mesmo, etc.. No caso de materiais vai ser muito mais relevante os parametros do shading mesmo (a textura vc vai conseguir acabar criando, com mapas procedurais ou uma composição nova, etc..)..
Teve uma vez q eu pensei nisso, por exemplo nessa sala (primeira imagem), tem um material de \'taco\' de um site q eu tinha baixado.. E com certeza tem um tipo de copyright.. Mas até o cara caçar e achar um gráfico usando uma determinada imagem como texura, etc.. Acho muito dificil.. E também.. se é pra uma questão expositiva (dar aulas sobre o assunto ou mostrar e não vender ou usar como elemento determinante da aula) acho q cai em \'fair use\'.. (eu vou estar mostrando, e não dando pra baixar).
Tiveram algumas vezes em que houveram situações estranhas, entre gente q fazia models e pessoas q tiravam fotos.. Numa questão de fazer um \'matte painting\' de um objeto (como o model de espada (segunda imagem)).. Mas uma vez já tendo modelado e feito o primeiro mapeamento, fica bem fácil também mudar posições de coisas ou usar mapas de mix pra diferenciar um pouco as coisas.. Então acho que é questão de dar um \'talentinho\' pra criar as texturas originais, mesmo que baseadas em algo já existente...
Mas no caso do model da espada eu passei o model pra loja (uma loja de antiguidades online) e todo mundo ficou bastante feliz... Se fosse quanto ao formato, não teria problema nenhum, uma vez que o conceito da espada é um patrimonio da história da humanidade.. Mas, dependendo da chatice da pessoa que tira a foto ou que dela é dono, pode ter problemas quanto ao uso da foto.. (mas aí, depois de já ter feito esse primeiro, fica bem facil criar outro material baseado nesse e com a imagem completamente diferente, etc..)
O que seria deselegante seria, por exemplo, eu criar um \'busto\' de um personagem, aí baixo uma coroa bacana de um cara, e umas \'pedras preciosas\' (models) de outro cara, e colares high poly de outros caras, aí então ponho a coroa na cabeça do meu personagem, visto ele com as joias, e então vendo esse conjunto (como se eu tivesse feito tudo).. Quando é assim aí que (pelo menos eu) acho o \'elemento malígno\' e está transgredindo uma questão de propriedade intelectual..
Na verdade, comprando objetos, o ideal é usar ele pronto, etc.. A não ser que tenha permissão de alteração e outros usos (por questões de bom senso também (por exemplo uma joínha isolada provavel q vai ser usada em conjunto com outras coisas e ter a cor alterada, etc.. outras coisas como determinadas máquinas, objetos e personagens vão ter limitações quanto a alteração e uso, etc..)..
O melhor pra esse tipo de coisa, que eu acho, é usar mapas procedurais até onde der, e criar os proprios objetos sempre que possível também.. Aí com o tempo vc acaba tendo meio q uma \'biblioteca\' sua mesmo, pra dar merge, etc..
E, quanto a models \'de coleção\', acho que o mais sensato seria evitar usar eles em cenas didáticas..(só pro cara não poder dizer q vc tá \'vazando\' o conteúdo dele, etc..)
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..