Oi Isac, tudo bem?
Eu não sei te dizer com exatidão como anda o mercado de trabalho neste momento nas áreas de maquete, produção de vídeo e Games porque não acompanho índices e levantamentos sobre isso, mas acho que posso te falar sobre as tendências de mercado porque acompanho o desenvolvimento destas áreas há mais de 20 anos e acredito ser a maior parte da sua pergunta.
A prostituição do mercado que mencionou e muitos outros artistas mais experientes também citam, é um reflexo da evolução do 3D, antigamente apenas alguns conseguiam obter bons resultados, então, isso custava caro, mas hoje qualquer pessoa consegue bons resultados com facilidade porque as ferramentas evoluiram, a consequência disso é a queda no preço das imagens.
Antigamente era um martírio renderizar animações com 1 PC apenas, mesmo que o visual fosse bem simples, então, custava caríssimo, mas hoje as pessoas conseguem fazer animações com boa qualidade no Lumion ou no Twinmotion, então, podem cobrar muito mais barato porque é muito mais fácil e apenas os clientes mais exigentes que aceitarão pagar mais caro por animações fotorrealistas.
Se coloque no lugar do cliente que vai construir alguma coisa, ele precisa da visualização do projeto porque facilita em tudo na obra, mas ele sempre vai querer pagar o mínimo possível por isso porque tem grande investimento para fazer em material e mão de obra.
Agora, um cliente que está construindo algo que ele precisa vender para outras pessoas, como um prédio ou um shopping, certamente aceitará pagar mais caro pela visualização realista para atrair a maior quantidade de interessados.
Outro ponto importante a notar é que antigamente o auge da apresentação de um projeto era a animação e poucos faziam, hoje não é mais, a moda é visualização 360 graus em VR e o áuge é passeio interativo em VR.
Sendo assim, imagens realistas e animações com boa qualidade se tornaram o básico exigido atualmente.
Da mesma forma que as ferramentas antigas evoluiram e todo mundo consegue usar com facilidade, ferramentas que antes estavam longe do alcance se tornaram acessíveis, como as Engines de Game, e agora este é o novo patamar.
Porém, é como eu disse acima, apenas grandes clientes aceitam pagar por isso, igual era antigamente, quando só grandes clientes pagavam por animação.
Sobre a área de produção de vídeo, eu atuei profissionalmente nela por 7 anos e sinceramente, é uma porcaria, praticamente não existe no Brasil, são poucas produtoras grandes que fazem os melhores trabalhos e o resto faz casamento.
Animação de personagem para cinema, VFX ou coisa do tipo então, você pode imaginar, não existe mercado para isso aqui, a não ser que volte o olhar para a área de Games, que surgiu nos últimos anos e passou a precisar de animadores e modelagens artísticas, mas ainda está no início e tem muito para crescer.
Portanto, quem deseja contar histórias, criar e animar personagens, produzir efeitos especiais e tal, tem que focar na área de Games ou tentar alguma coisa fora do Brasil.
Por outro lado, quem está no topo da carreira na área de visualização de projetos, sejam arquitetônicos ou industriais, tem que aprender uma Engine de Game para continuar se mantendo no topo.
Por fim, as Engines aceitam os Meshes e animações vindas de qualquer lugar, então, o programa onde modelou, texturizou e animou não é mais importante, tanto faz o Max e o Maya que custam milhares de dólares, o Z-Brush que custa menos de 1000 dólares ou o Silo que custa 100 dólares.
A animação também mudou muito, tem Softs que fazem captura de movimento e expressões faciais usando uma Webcam, tem programas de animação procedural como iClone e Character Animator, então, é muito mais fácil, rápido e barato do que antigamente.
Abração e tudo de bom.
André Vieira