Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

marcoboeira   Balneário Camboriú - AC
RSFX   São Paulo
Pescinelli   São Paulo - AC
Antonio   SÃO PAULO/BRASIL - AC

Portfólios Ver Mais

santos.1408   Cruz, Ceará, Brasil - AC
saibel   cascavel - PR
AliMiE   Goiãnia - AC
vandeko1987   São Caetano do sul

Como anda o mercado de trabalho para CG3D?

Por: isac vitor  

Em: 26/01/2018 10:51

Olá pessoal.
A algum tempo eu migrei um pouco meu foco de trabalho, devido a dificuldades que encontrei em trabalhar exclusivamente com CG. Concorrência acirrada, prostituição profissional e necessidade de constante aperfeiçoamento foram os principais obstáculos que encontrei, mesmo assim utilizo o 3D Max até hoje para modelagens e renders mais básicos, mas gostaria de saber a opnião dos colegas sobre o mercado de trabalho em 2018, alguma nova tendencia? alguma mudança?
Na minha cidade fica nas profundezas do paraná maquete virtual não é valorizada, e as pessoas não querem gastar dinheiro com imagens de qualidade, querem uma ilustração qualquer e ta bom já. criação e animação de personagens então nem se fala, é coisa que não se vê por aqui, até um tempo atrás eu fazia algumas animações em after, mas era coisa pouca, e desvalorizado também. e aí onde você mora como está? quais as principais demandas no momento? modelagem em zbrush? animação no maia? reder em Vray sempre? obrigado!
http://modelagem3dcomputagrafica.blogspot.com/ http://3dmaismodelagemerender.blogspot.com.br/ http://www.facebook.com/pages/Isac-Vitor-Generalista-3D/240387409406495?ref=hl http://www.facebook.com/isacvitor.medeiros
Oi Isac, tudo bem?

Eu não sei te dizer com exatidão como anda o mercado de trabalho neste momento nas áreas de maquete, produção de vídeo e Games porque não acompanho índices e levantamentos sobre isso, mas acho que posso te falar sobre as tendências de mercado porque acompanho o desenvolvimento destas áreas há mais de 20 anos e acredito ser a maior parte da sua pergunta.

A prostituição do mercado que mencionou e muitos outros artistas mais experientes também citam, é um reflexo da evolução do 3D, antigamente apenas alguns conseguiam obter bons resultados, então, isso custava caro, mas hoje qualquer pessoa consegue bons resultados com facilidade porque as ferramentas evoluiram, a consequência disso é a queda no preço das imagens.
Antigamente era um martírio renderizar animações com 1 PC apenas, mesmo que o visual fosse bem simples, então, custava caríssimo, mas hoje as pessoas conseguem fazer animações com boa qualidade no Lumion ou no Twinmotion, então, podem cobrar muito mais barato porque é muito mais fácil e apenas os clientes mais exigentes que aceitarão pagar mais caro por animações fotorrealistas.

Se coloque no lugar do cliente que vai construir alguma coisa, ele precisa da visualização do projeto porque facilita em tudo na obra, mas ele sempre vai querer pagar o mínimo possível por isso porque tem grande investimento para fazer em material e mão de obra.

Agora, um cliente que está construindo algo que ele precisa vender para outras pessoas, como um prédio ou um shopping, certamente aceitará pagar mais caro pela visualização realista para atrair a maior quantidade de interessados.

Outro ponto importante a notar é que antigamente o auge da apresentação de um projeto era a animação e poucos faziam, hoje não é mais, a moda é visualização 360 graus em VR e o áuge é passeio interativo em VR.
Sendo assim, imagens realistas e animações com boa qualidade se tornaram o básico exigido atualmente.

Da mesma forma que as ferramentas antigas evoluiram e todo mundo consegue usar com facilidade, ferramentas que antes estavam longe do alcance se tornaram acessíveis, como as Engines de Game, e agora este é o novo patamar.

Porém, é como eu disse acima, apenas grandes clientes aceitam pagar por isso, igual era antigamente, quando só grandes clientes pagavam por animação.

Sobre a área de produção de vídeo, eu atuei profissionalmente nela por 7 anos e sinceramente, é uma porcaria, praticamente não existe no Brasil, são poucas produtoras grandes que fazem os melhores trabalhos e o resto faz casamento.
Animação de personagem para cinema, VFX ou coisa do tipo então, você pode imaginar, não existe mercado para isso aqui, a não ser que volte o olhar para a área de Games, que surgiu nos últimos anos e passou a precisar de animadores e modelagens artísticas, mas ainda está no início e tem muito para crescer.

Portanto, quem deseja contar histórias, criar e animar personagens, produzir efeitos especiais e tal, tem que focar na área de Games ou tentar alguma coisa fora do Brasil.

Por outro lado, quem está no topo da carreira na área de visualização de projetos, sejam arquitetônicos ou industriais, tem que aprender uma Engine de Game para continuar se mantendo no topo.

Por fim, as Engines aceitam os Meshes e animações vindas de qualquer lugar, então, o programa onde modelou, texturizou e animou não é mais importante, tanto faz o Max e o Maya que custam milhares de dólares, o Z-Brush que custa menos de 1000 dólares ou o Silo que custa 100 dólares.
A animação também mudou muito, tem Softs que fazem captura de movimento e expressões faciais usando uma Webcam, tem programas de animação procedural como iClone e Character Animator, então, é muito mais fácil, rápido e barato do que antigamente.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Bom dia André. Grato por essa aula rsrs. Realmente qualquer um que queira estar presente no mercado de trabalho precisa buscar constante atualização, eu mesmo acabei caindo no confortável mundo da acomodação logo após conseguir um trabalho CLT, mas atualmente estou mirando outra fila de 3d, o 3D voltado para indústria, com programas tipo Solid Works. Sempre vejo ofertas de emprego nessa área, tipo projetista, mas como na área de artes, para trabalhar na indústria também necessita de muito estudo.
Obrigado.
Abraço.
http://modelagem3dcomputagrafica.blogspot.com/ http://3dmaismodelagemerender.blogspot.com.br/ http://www.facebook.com/pages/Isac-Vitor-Generalista-3D/240387409406495?ref=hl http://www.facebook.com/isacvitor.medeiros
Oi Isac, tudo bem?

Não é difícil aprender um programa de modelagem industrial como Rhino, Catia, SolidWorks, SolidThinking, Inventor, etc., mas certamente o mais acessível e amigável é o Rhino, também é o que tem a maior comunidade, material de estudo, vídeo tutoriais e tudo mais.

O problema é dominar bem as necessidades de cada área da indústria, conhecer as notações, unidades, formas de medição, valores padrões e tudo mais, para isso precisa de um curso específico para aquela área ou iniciar como aprendiz para ir aprendendo com a prática.

Depois que estiver proficiente em qualquer um destes programas que citei, em pouco tempo você consegue migrar para outro se for necessário, pois todos são parecidos e seguem os mesmos princípios, da mesma forma que é fácil migrar do Max para o Cinema4D ou Modo, por exemplo.

Para mudar de área é um pouco mais difícil, então, é bom escolher primeiro a área que pretende atuar com bastante cuidado e depois o resto será fácil.

Se permite uma sugestão, busque o seu emprego com CLT para as suas necessidades imediatas, mas não deixe de pensar todo dia no que você poderia fazer por si mesmo para atender uma necessidade das pessoas que você percebeu, quando encontrar um nicho onde pode empreender e ser o seu próprio patrão, se dedique à isso.

Sei que é dificílimo empreender no Brasil, mas é melhor do que ficar estagnado na CLT até a velhice e quando chegar lá depender dos piores serviços possíveis, isso se conseguir ser atendido, além de não receber aposentadoria ou receber 10% do que foi acordado, já que muitos vagabundos folgados do serviço público que vieram antes se aposentaram ganhando fortunas todos os meses e quebraram a previdência, então, não é boa idéia contar com isso porque pode nem existir mais quando você se aposentar.

Realmente te desejo toda a sorte do mundo nesta busca e se eu puder ajudar em qualquer coisa, é só falar.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Andre, boa noite,

Essa vou falar por fora, ok?
Abração fraterno,

Marcelo Baglione
...
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707617.

Total de membros registrados: 135231

Últimos membros registrados: kdsanmva, LucyCoffee, rauldossantossousa, adudis_, mauriciovrc, rodneitjr, anacarolfinardic, saulo favero.

Usuário(s) on-line na última hora: 1052, sendo 4 membro(s) e 1048 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: pinart, Anderson Miguel, Willmitnick, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.