Opa =D valeu pelo conselho
quanto ao reflexo, isso eu nem pensei ainda
quanto ao GI e VRay, é só pra ficar decente mesmo, só vo estuda eles mesmo, e fazer algo pra renderizar quando esta cena estiver terminada; só não dá pra postar com o render default do 3ds max né, e to usando materiais VRay desde agora pra depois mecher nisso, então.. só com ele
As almofadas, valeu pelo toque, vo refazer elas
o sofá, já peguei uma textura de sofa original, duplikei trocentar vezes uma imagem de 170x30 pra caber numa de 2000x2000, usei heal, dexei mais ou menos natural e apliquei com bump e displace =D eu achei o resultado bastante real e vou postar depois que tiver refeito as almofadas
[]'s