Olá pessoal da 3d1... bom dia a todos!! :)
GLAYDSON3D: ai cara!! tudo bem?? SEJA BEM VINDO A 3D1, ESPERO QUE PARTICIPE BASTANTE CONOSCO E QUE GOSTE MUITO!! ;) sobre a sua imagem, meus Parabéns, vc está indo super bem, está quase lá mas ainda falta melhorar algumas coisas.
A meu ver, é claro, e isso é opinião minha, vc não é obrigado a seguir, mas se quiser seguir fique a vontade, eu também não gosto de colocar pessoas em 3d em primeiro PLANO em uma imagem eletrônica para Arquitetura.
Primeiro porque denuncia que não é foto, e esse não é o nosso objetivo, e depois a câmera está muito perto da sua cena dessa área de apoio, retire as pessoas e coloque somente uma imagem no Photoshop de uma pessoa e a coloque do lado da área de apoio, para quem ver essa imagem ter NOÇÃO DE ESCALA.
Escala é a coisa mais importante em Arquitetura, sem ela o arquiteto não faz nada.
Outra coisa que notei na sua imagem foi um estouro de iluminação, que voltando ao que falei anteriormente, eu também adoro em minhas cenas, mas veja que o seu estouro de luz dificultou até pra gente ver o rejunte do piso.
Uma dica construtiva a vc é que quando for estourar a sua iluminação, seja na pós-edição com o Photoshop ou seja até no próprio 3ds Max mesmo tome cuidado para não perder " a qualidade natural" dos materiais, quando falo em qualidade me refiro ao fato de não perder as características próprias dos materiais, nesse seu caso em específico, foi a perda da definição do rejunte, que a gente não vê direito por causa do estouro excessivo de luz.
Outra observação que eu queria lhe dizer, mas é só opinião própria, é vc tentar dar uma saturada na sua imagem, fica bem bonita imagens da área de Arquitetura com uma saturação na imagem, eu adoro particularmente. Por exemplo, se vc fosse aplicar uma saturação na sua imagem a gente já veria uma grama bem verdinha, e para o seu cliente ver isso, é algo que agrada aos olhos dele, ver tudo bonito e bem limpo.
Outro comentário meu seria falar para vc da importância de se trabalhar na nova técnica que chegou para mudar o rumo das imagens de quem trabalha com maquete eletrônica para Arquitetura que é o seu caso, o meu e de muitos outros leitores aqui da 3d1.
Essa técnica a que eu me refiro é a LINEAR WORK FLOW (LWF) ou LINEAR COLOR SPACE (LCS), em que vc calibra o gamma do seu monitor variando de 2,2 a 1,8 e com isso vc também tem a opção de afetar o material editor com a mudança do gamma, deixando todas as amostras de materiais bem mais claras.
O bom dessa técnica é que além de vc usar Exposure Control com o Mental Ray do 3ds Max, vc também pode aumentar o multiplier das luzes mr sun para 1,00 e mr sky para 4,00, podendo trocar e ver o ladrilhamento de materiais enquanto vc já está com a iluminação definitiva na sua cena 3d, coisa impossível de se fazer na técnica antiga de Old school do Mental Ray, em que vc não usa o Exposure Control e tem que baixar manualmente o multiplier das luzes mr sun para 0,01 e mr sky para 0,04.
A técnica de LINEAR WORK FLOW (LWF) ou LINEAR COLOR SPACE (LCS) veio para ficar definitivamente no campo de Arquitetura, para quem trabalha na área de maquetes 3d voltadas para esse campo em específico.
Claro que essa técnica de LINEAR WORK FLOW (LWF) ou LINEAR COLOR SPACE (LCS) tem também suas desvantagens, que é no campo de quem já trabalha com animação gráfica, porque para trabalhar com a técnica de LINEAR WORK FLOW (LWF) ou LINEAR COLOR SPACE (LCS) vc tem que trabalhar com TUDO EM ESCALA no 3ds Max.
Mas basicamente a técnica nova (Linear Color Space) é muito melhor, mais fácil e mais rápida, permite criar imagens realistas com mais facilidade do que a técnica antiga, mas não é adequada para tudo e nem todos os recursos do 3ds max e do Mental Ray funcionam bem nesta técnica.
Portanto, para usar bem tem que seguir diversas regras e usar apenas recursos compatíveis.
Somente cenas em escala real podem ser iluminadas com a técnica nova, pois qualquer coisa fora de escala não terá o resultado esperado.
Sendo assim, se a pessoa for fazer uma animação da Via Láctea, por exemplo, não será boa idéia usar Linear Color Space, é melhor trabalhar na técnica antiga, pois ninguém vai fazer a via lactea em escala real.
Cenas de fantasia e animações tipo cartoon também não são adequadas para Linear Color Space.
Agora, para criação de maquete eletrônica é disparadamente a melhor técnica com certeza absoluta, pois seguindo as regras e usando os recursos compatíveis, até um iniciante completo no 3ds max consegue obter imagens realistas.
As regras básicas são:
1.0 Modelar tudo em escala real.
2.0 Usar apenas luzes Photometrics e Daylight.
3.0 Usar apenas materiais Arch&Design, SSS, Carpaint e Pro Materials (Autodesk Library)
4.0 Habilitar a configuração do Gamma
5.0 Sempre usar Exposure Control
O ideal é conhecer bem as duas técnicas para aplicar a que for melhor em cada situação, mas se a pessoa trabalha apenas com maquete, é melhor se dedicar apenas a técnica nova.
Abraços e Parabéns pela sua imagem.
__________________________
[i:b4091af941]"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...[/i:b4091af941]