Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Johnathan Oliveira   Goiânia - Goias - AC
mse   Novo Hamburgo
Jean Carlos Flores   SC - Florianópolis - SC
Sandro Salla   Nova Trento - SC - AC

Portfólios Ver Mais

Igor   San Alberto Paraguay - AC
Jonathan-Matthies   São Francisco do Sul - SC
thiago-df   Brasília - AC
Colli   Maringá - AC

Área de Lazer - Residência

Por: ferzinhab  

Em: 09/05/2012 22:16

Área de lazer - Residência
Fer
Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!! [:D]

ferzinhab: oi ferzinhab!! tudo bem?? SEJA BEM VINDA AO SITE DA 3D1, ESPERO QUE PARTICIPE BASTANTE CONOSCO E QUE GOSTE MUITO!! sobre o seu trabalho, meus Parabéns, você está indo super bem porém tenho algumas críticas construtivas a fazer, tudo bem??

A sua área de lazer está boa mas o ângulo da câmera da sua cena 3d não ajudou muito no realismo da sua cena. Sempre que você for tentar criar qualquer ambiente 3d ou até mesmo reproduzí-lo é muito importante que a câmera ou a lente que esteja focando no seu projeto, seja a mais fiel possível a lente de um olho humano, cuja bitola é de 50,00 mm.

Isso é muito importante porque essa é a única lente que não distorce 100,00 % a perspectiva para mais e nem para menos. Se você colocar uma lente pequena de 10,00 mm você terá um grande FOV ( fields of view- campo de visão ) um grande ângulo de visão mas com uma perspectiva distante da lente da câmera e muito distorcida, irreal.

Se colocar também uma lente muito grande como uma de 150,00 mm ou até mesmo de 200,00 mm você terá um pequeno FOV ( fields of view ) e terá uma perspectiva bem próxima mesmo ao objeto que você queria dar foco, distorcendo do mesmo jeito a perspectiva e deixando o objeto que é seu foco bem \"enquadrado\" mas o restante dos objetos na cena serão prejudicados porque não serão vistos, exatamente por conta da bitola da lente.

Minha sugestão a você é colocar uma câmera com lente de 50,00 mm ( ideal ), é a única que simula com perfeição a visão humana, pois nossos olhos também são uma lente e são distorcidos, o cérebro é quem retira a distorção.

Coloca o \"tripé\" da câmera na altura de um observador, algo em torno pelos padrões brasileiros de 1,70 m mais ou menos, foque a câmera aonde você mais deseja mostrar e coloque o alvo apontando para os seus objetos de interesse, tudo bem??

Veja que a altura da câmera que você usou é de uma Perspectiva vôo de pássaro e isso é ruim para visualizações de ambientes internos integrados com uma piscina. Não que não possa ser feito uma perspectiva vôo de pássaro, pode sim, eu a acho particularmente linda mas não é a mais adequada pelo menos para esse caso.

Perspectivas aéreas, muito altas são interessantes quando você tem um grande empreendimento com muitas casas e muitas áreas de lazer e você quer mostrar aquilo ali tudo. O único jeito é com a perspectiva vôo de pássaro, somente com ela você conseguirá mostrar todos os detalhes \"aéreos\" do seu projeto, tudo bem??

Sobre o outro quesito que é o seu render, gostaríamos de saber que render você está usando?? Mental Ray?? V-Ray?? Brazil Render?? Scanline default?? manda notícias porque quando fui ampliar a sua imagem notei que tem manchas na parede ( está na sombra ) do lado direito das mesas em vidro.

Mande também, por favor, o \"wireframe\" da sua cena para vermos qual ou quantas luzes você usou nessa cena, tudo bem??

Sobre os materiais eu gostei, você trabalhou bem as texturas em madeira das réguas do piso de deck da piscina, gostei. Os materiais em vidro das mesas também ficaram muito bons. Na parte da piscina coloca um \"caustic\" na água da mesma que vai deixá-la bem mais realista.

Nas paredes dentro da área de lazer do lado direito apareceram umas \"manchas\", isso pode ser baixa resolução no mapa de Irradiance map do V-Ray ou até baixos samples de Final Gather se estiver usando o robusto Mental Ray.

Pelo canto da parede ( emenda ) lá depois da piscina e do coqueiro, o jeito como ficou o shader da parede me parece mesmo que você usou o render V-Ray, mas vou esperar você me responder para dizer que render está usando.

Posta para gente suas configurações bem como o wireframe da sua cena, tranquilo??

De qualquer forma gostei bastante do seu trabalho; está indo super bem.

Parabéns!!

Forte abraço e sucesso!!

Olá!
Obrigada, ainda sou nova neste mundo das \"maquetes eletrônicas\" e acredito que com dicas, críticas e sugestões possa chegar em resultados bem melhores.
Mudei a posição da câmera, como você havia dito e também a água da piscina. Também mudei a lente para 50mm.
Utilizei o Mental Ray para reinderizar e dps o Photoshop para dar acabamento. A cena foi modelada no SketchUp.
Não utilizei nenhuma iluminação adicional, somente a luz do sol.

Segue a imagem modificada.

Fer
Fer
Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!! [:D]

ferzinhab: oi ferzinhab!! tudo bem?? desculpe encher o seu \"post\" com tantas observações de uma vez só, mas creio profundamente que só assim puderemos evoluir sempre para melhor em todos os nossos trabalhos e serviços, tudo bem??

Mesmo você sendo novata no mundo das \"Maquetes eletrônicas\", é muito importante também que você dê uma olhadinha nos diversos e milhares de tutoriais que temos aqui no site da 3d1.

Para a água da sua piscina, por exemplo, seria muito interessante que gerasse um \"Caustic\" nela. Vou lhe mandar um ótimo tutorial de como criar \"Caustic\" na água da piscina do mestre André Vieira, tudo bem??

http://www.tresd1.com.br/tutoriais/tutoriais-3dsmax/3ds-max-avancado/caustics-em-piscina ( TUTORIAL CAUSTIC EM PISCINAS- ANDRÉ VIEIRA- 3D1 ).

Outra coisa que poderia ser melhorado também na sua cena é o quesito da iluminação. Se você usar sempre uma luz somente do sol para tentar iluminar toda a sua cena é natural que todo objeto 3d que esteja debaixo de uma cobertura fique muito escuro em relação a parte da piscina que está descoberta e portanto bastante iluminada.

O bom e o \"mágico\" da Computação Gráfica é que via de regra temos que representar o mundo real o mais fiel possível mas em certos casos essa busca incessante pela modelagem extrema do mundo real nos faz perder alguns detalhes.

Um exemplo clássico do que eu falei no parágrafo anterior é essa sua cena. Você está muito preocupada em iluminar do mesmo jeito do mundo real, é claro que isso é bom, é ótimo mas tem certos casos que devemos dar o nosso toque de arte gráfica, e é justamente esse o seu caso.

Perceba que mesmo que você use somente uma mr sun para iluminar toda essa sua cena, como falei anteriormente os objetos 3d que estiverem embaixo da cobertura vão ficar escuros em relação aos outros objetos que estão expostos 100 % ao sol.

Na sua área que é a minha área também porque sou arquiteto, a Maquete eletrônica, visualização de imagens, produtos, cenários, é muito importante que façamos a cena 100 % bem iluminada, porque muitas das vezes um cliente deixa de comprar uma idéia nossa somente por causa de uma maquete mal iluminada ou até de um Projeto arquitetônico que não foi do estilo que ele queria/ desejava.

Para resolver esse seu problema com as mesas e a churrasqueira no escuro você pode fazer da seguinte forma.

No 3ds Max tecle \"8\" para abrir a janela de Environment/ effects e escolha o presset de \"mr photographic exposure control\", que é o controle de exposição nativo do Mental Ray para deixar sua cena bem realista.

Na opção de \"EV\" ( Exposure value ) coloque algo em torno de 13,00 para sua maquete ficar \"intensamente\" iluminada pela luz do sol ( mr sun ). Ou então escolha a opção que eu anexei na imagem da janela do Environment/ effects. Em \"Whitepoint\" coloque 100,00 para a cor branca ser renderizada branco perfeito e não uma tonalidade de branco tendendo para o azul ( por causa da influência da cor do céu diurno ).

Fora isso coloque uma luz \"mr omni\" com multiplier baixo, algo em torno de 0,03 e coloque essa luz em cima da mesa de vidro. Coloque a cor dessa luz para branco e desligue a opção de \"specular\" dessa luz, para o ponto de luz não refletir em paredes e objetos reflexivos, tudo bem??

Na janela de configuração do Mental Ray coloque em \"Initial FG Point Density\" algo em torno de 0,4 a 1,00 no máximo. Em \"Rays Per FG Point\" coloque algo em torno de 50,00 samples para TESTES e 256,00 samples para IMAGEM FINAL.
Em \"Diffuse bounces\" coloque 2,00 porque esse parâmetro do Mental Ray irá fazer o papel de GI dos samples de Final Gather.

Se você quiser usar \"photons\" com sistema daylight e luzes photometrics, e \"não\" usar controle de exposição, aparecerão photons super claros que criarão defeitos na iluminação como manchas luminosas após o Final Gather.

Mude essas configurações que eu falei e afaste mais a câmera para trás ( mantendo a mesma lente de 50,00 mm ) para a mesma poder pegar mais partes do seu projeto, tudo bem??

Parabéns pelo seu trabalho.

Forte abraço e sucesso!!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710666.

Total de membros registrados: 138146

Últimos membros registrados: mikael_a, felipemattoli, cineboss, fercomin, Lopez31Yasir, Djavan, Ferhsq, mggarcia.

Usuário(s) on-line na última hora: 1420, sendo 15 membro(s) e 1405 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Augusto Peixoto, TadeuB79, Ricardo Paranhos, Reinaldo Silva, Joao Barreto, Eber.Silva, Duda, mauricio prisco, Victor Mendonça, Gabriel.C, Daniel Monteiro, Thiago Couto, Geraldo Nunes, Vlady, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.