Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!! [:D]
ferzinhab: oi ferzinhab!! tudo bem?? SEJA BEM VINDA AO SITE DA 3D1, ESPERO QUE PARTICIPE BASTANTE CONOSCO E QUE GOSTE MUITO!! sobre o seu trabalho, meus Parabéns, você está indo super bem porém tenho algumas críticas construtivas a fazer, tudo bem??
A sua área de lazer está boa mas o ângulo da câmera da sua cena 3d não ajudou muito no realismo da sua cena. Sempre que você for tentar criar qualquer ambiente 3d ou até mesmo reproduzí-lo é muito importante que a câmera ou a lente que esteja focando no seu projeto, seja a mais fiel possível a lente de um olho humano, cuja bitola é de 50,00 mm.
Isso é muito importante porque essa é a única lente que não distorce 100,00 % a perspectiva para mais e nem para menos. Se você colocar uma lente pequena de 10,00 mm você terá um grande FOV ( fields of view- campo de visão ) um grande ângulo de visão mas com uma perspectiva distante da lente da câmera e muito distorcida, irreal.
Se colocar também uma lente muito grande como uma de 150,00 mm ou até mesmo de 200,00 mm você terá um pequeno FOV ( fields of view ) e terá uma perspectiva bem próxima mesmo ao objeto que você queria dar foco, distorcendo do mesmo jeito a perspectiva e deixando o objeto que é seu foco bem \"enquadrado\" mas o restante dos objetos na cena serão prejudicados porque não serão vistos, exatamente por conta da bitola da lente.
Minha sugestão a você é colocar uma câmera com lente de 50,00 mm ( ideal ), é a única que simula com perfeição a visão humana, pois nossos olhos também são uma lente e são distorcidos, o cérebro é quem retira a distorção.
Coloca o \"tripé\" da câmera na altura de um observador, algo em torno pelos padrões brasileiros de 1,70 m mais ou menos, foque a câmera aonde você mais deseja mostrar e coloque o alvo apontando para os seus objetos de interesse, tudo bem??
Veja que a altura da câmera que você usou é de uma Perspectiva vôo de pássaro e isso é ruim para visualizações de ambientes internos integrados com uma piscina. Não que não possa ser feito uma perspectiva vôo de pássaro, pode sim, eu a acho particularmente linda mas não é a mais adequada pelo menos para esse caso.
Perspectivas aéreas, muito altas são interessantes quando você tem um grande empreendimento com muitas casas e muitas áreas de lazer e você quer mostrar aquilo ali tudo. O único jeito é com a perspectiva vôo de pássaro, somente com ela você conseguirá mostrar todos os detalhes \"aéreos\" do seu projeto, tudo bem??
Sobre o outro quesito que é o seu render, gostaríamos de saber que render você está usando?? Mental Ray?? V-Ray?? Brazil Render?? Scanline default?? manda notícias porque quando fui ampliar a sua imagem notei que tem manchas na parede ( está na sombra ) do lado direito das mesas em vidro.
Mande também, por favor, o \"wireframe\" da sua cena para vermos qual ou quantas luzes você usou nessa cena, tudo bem??
Sobre os materiais eu gostei, você trabalhou bem as texturas em madeira das réguas do piso de deck da piscina, gostei. Os materiais em vidro das mesas também ficaram muito bons. Na parte da piscina coloca um \"caustic\" na água da mesma que vai deixá-la bem mais realista.
Nas paredes dentro da área de lazer do lado direito apareceram umas \"manchas\", isso pode ser baixa resolução no mapa de Irradiance map do V-Ray ou até baixos samples de Final Gather se estiver usando o robusto Mental Ray.
Pelo canto da parede ( emenda ) lá depois da piscina e do coqueiro, o jeito como ficou o shader da parede me parece mesmo que você usou o render V-Ray, mas vou esperar você me responder para dizer que render está usando.
Posta para gente suas configurações bem como o wireframe da sua cena, tranquilo??
De qualquer forma gostei bastante do seu trabalho; está indo super bem.
Parabéns!!
Forte abraço e sucesso!!