Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

rlmangili   dois corregos - SP
Ale   Joinville SC - AC
Millow   São Paulo - AC
arqui3dwill   Tiete-SP - SP

Portfólios Ver Mais

Marinhu   poços de caldas
Renanmenendes   Araçatuba - SP - AC
ricardo pavani   Campo Grande - MS - MS
flovecchio   santos sp - AC

Escritorio

Por: Jorge  

Em: 28/05/2012 20:31

Escritorio em 3dmax 2011 e vray 2.0
Infinity3D Art. Jorge Almeida www.infinity3dart.com
Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!! [:D]

JORGE ALMEIDA: oi Jorge!! tudo bem?? sobre o seu trabalho, meus Parabéns, você está trabalhando \"super bem\" e está com boas imagens, porém tenho algumas \"críticas construtivas\" que poderão ajudar-lhe ainda mais nos seus trabalhos, tudo bem??

1.0- Suas imagens estão com uma boa modelagem, olhando rapidamente boas texturas, boa iluminação e um bom render.

Acho que você \"pecou\" nas suas cenas justamente no \"enquadramento\" delas, quando falo \"enquadramento\" me refiro a câmera 3d da sua cena, tudo bem??

Você deve estar usando nas suas cenas uma câmera com lente de 50,00 mm que é mesmo a correta, pois é a única que simula com perfeição a visão humana que é uma lente perfeita.

Mas só que em Computação Gráfica alguns detalhes são imprescindíveis na hora de você enquadrar a sua imagem. A lente de 50,00 mm de qualquer câmera 3d é ótima quando justamente não se tem um ambiente interno com dimensões estreitas como é este o seu caso.

É claro que não é interessante mudar a lente da câmera só para que a mesma se \"enquadre\" perfeitamente no seu ambiente, você precisa de alguns macetes para enquadrar uma câmera de 50,00 mm em um ambiente tão pequeno às vezes, tudo bem??

Que macetes são esses?? eis alguns: =)

M1- Quando se tem qualquer ambiente com as dimensões muito pequenas e você quer focar o seu ambiente com uma câmera de 50,00 mm, você precisará de muito \"espaço\" para que o facho de abertura da lente da câmera pegue todos os objetos da sua cena que você deseja; só que o problema é que quando um ambiente é pequeno demais, realmente fica difícil \"focar\" todo o ambiente movendo e ajustando a câmera para trás.

Quando começa a mover a câmera para trás demais para que a mesma pegue todo o projeto, é natural que a câmera comece a \"rasgar\" a parede e com isso não dá mais para visualizar o seu cenário, porque essa parede que a câmera \"rasgou\" impediu de visualizar o seu projeto.

Então, como fazer nesse caso?? a solução é tão simples que confesso a vocês que às vezes, não pensamos nisso, tudo bem??

Mas a solução é simplesmente \"notar\" se essa parede que a câmera \"rasgou\" vai aparecer no render final. Se não for, é fácil, basta selecionar a parede 3d, clicar com o botão direito em cima dela e escolher a opção \"hide object\", para que o 3ds Max esconda a parede na cena principal.

Quando qualquer objeto estiver com a opção \"hide select\" ( escondeu o objeto 3d selecionado ) ativado, a parede 3d existe na cena mas está escondida na mesma e ela não sai no render final. A não ser é claro que você escolha a opção \"unhide all objects\", ou seja, para fazer aparecer todos os objetos que estavam escondidos, tudo bem??

Quando a parede corre o risco de aparecer na cena e não se quer mexer na lente de 50,00 mm da câmera 3d, então você escolhe a opção \"edit mesh\" ou \"edit poly\" da parede, acessando o modificador dela, principalmente se ela estiver com a primitiva de \"Wall\" ( parede ) ativada, pois é interessante aplicar um modificador \"edit poly\" em cima da primitiva \"wall\" da parede para não perder as propriedades da wall, tudo bem??

Depois com o modificador edit poly > vertex ( vértices ) selecionados, você \"move\" os vértices da parede para uma posição aonde a lente da câmera de 50,00 mm não vá vê-los, tudo bem?? Depois não esqueça de ajustar os vértices do piso para acompanharem o movimento dos vértices das paredes e ficar tudo no final perfeitamente alinhado, tudo bem??

Espero ter ajudado de alguma forma com algumas dicas, tudo bem??

Parabéns pelas suas imagens. Ajuste agora a câmera de 50,00 mm da sua cena de acordo com os macetes que falei, tranquilo??

Forte abraço e sucesso!!

Caro amigo Jorge!

Essa segunda imagem ficou bem bacana! Óbvio que isto é algo particular meu. Pode ser que venho um com olho de águia e acaba vendo algum problema ou defeito. Mas eu não vi nada que atrapalhe a imagem. Muito bom!
Fala Danilo, valeu pela orientação e dicas para melhorar a camera.
Eu realmente tenho problemas com ambientes pequenos e nessa cena a configuração da camera foi de (film gate 70mm e focal legth 26mm) para tentar enquadrar os ambientes.
Vou fazer um teste com escondendo as parede de tras, posicionando a camera com mais conforto e ajustar para os 50mm.
Valeu New pela presença, estou voltando a fazer render de vray fiquei uns 3meses estudando outras tecnologias de engine de games, mas ainda sim o Vray e imbativel em qualidade de imagem, mas uma pena que é muito demorado e nao compete com outras tecnologias para fazer videos.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710666.

Total de membros registrados: 138146

Últimos membros registrados: mikael_a, felipemattoli, cineboss, fercomin, Lopez31Yasir, Djavan, Ferhsq, mggarcia.

Usuário(s) on-line na última hora: 1392, sendo 15 membro(s) e 1377 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: TadeuB79, mikael_a, Duda, mauricio prisco, Victor Mendonça, JesusEnzo , Cledson, Daniel Monteiro, Pedro Juliato, Adalberto Rocha, felipemattoli, Reinaldo Silva, Geraldo Nunes, Vlady, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.