Poise meus amigos eu tirei minhas conclusões quanto ao render interno do Blender. Por exemplo ele se sae bem em cenas simples como essa, onde temos a fonte de luz principal(sun) e 2 luzes área para as janelas funcionando como skyportal(essas para simular o leve azul do céu no ambiente). E quanto os materiais um pouco + apurados de reflexo e translucência , n tive problema e renderiza até rápido a cena... Agora quando adicionamos transparência o render interno é horrível. Fiz uns testes com apenas essa taça e o liquido dentro dela(é o único material com transparência na cena) e o render foi 12 minutos, quase o DOBRO quando eu ocultei a taça e mandei render ficou em 7 minutos, ou seja, como eu disse a render interno n tem um algoritmo muito apurado para transparecia, tem q melhorar muito. Contudo, eu sei até o pq disso, é um fator extremamente importante para qualquer render + q o render interno do blender ainda não possui, GLOBAL ILLUMINATION, isso mesmo, por isso ele não tem recursos como photometricas, caustics, volumetria com precisão, photomap, enfim muitas coisas que ficam atrelado a uma iluminação global como vcs sabem. + existe um desenvolvedor q vem trabalhando arduamente na melhoria do renderizador interno do Blender 3D com a incorporação de recursos para gerar iluminação global, que hoje só pode ser realizada com renderizadores externos, como o YafaRay, LuxRender, Indigo. Com esse ?salto? um dos recursos que deve ser adicionado ao blender é a possibilidade de simular caustics, e os demais q eu citei acima. A imagem abaixo mostra um WIP do projeto.
Por isso meu amigo danilo_icf, o render interno do blender utiliza do método mais básico de simular a iluminação indireta, que é o AO, bem por isso que não depende das configurações de luzes na cena para dar um resultado realista sozinho, mas é bom o bastante para dar resultados satisfatórios. Por causa disso, é amplamente usado.
Agora nem tudo estar perdido meus amigos rs. Estamos falando apenas no render nativo do blender + existe outro render q veio para ficar e reformular tudo q o render nativo n faz, esse sim é um render de verdade pq tem GI, caustics... e esta atualizado com oq tem de novo no mercado em temos de render q é processamento hibrido e embora ele esteja caminhando por ser bem novinho(esta em sua segunda versão) já podemos chegar a resultados impressionantes sabendo bem pouco sobre ele. Já o ponto fraco em minha opinião ainda é a demora q pode ser 2,3, 4 vezes + lento + tbm né meu amigos, temos física em questão :D
Ae vcs podem me perguntar, como é o nome dele e pq eu ainda n uso?
E eu respondo, o nome dele é ?Cycles? e a partir da versão 2.61 do Blender ele já vem incluso assim como o mental ray do 3ds max, bastando habilitar na aba render para começar a usar :) Agora eu vou usa-lo sim é claro, só q como estou caminhando aprendendo o blender então por questões didática eu quero saber como funciona o render nativo e ae sim depois eu mergulhar no cycles! :D