Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Caue Rodrigues   Serra-ES - ES
gustavo3dx   Fortaleza
Fabio   Tubarão
Xiko Gomes   Av. J 1332B - CE
Tomodachi   Belo Horizonte

Portfólios Ver Mais

RV3D   Presidente Venceslau - SP
danielsawaya   Brasil, Atibaia-SP
ytakahassi   São Paulo
Anderson Leao   São Paulo, SP

1ª interna no Blender 3D

Por: Hervert Pimentel  

Em: 21/06/2012 12:50

Ae pessoal to estudando o blender agora e essa é minha primeira interna para estudos de materiais/iluminação/render.
Queria ter colocado volume light só q ainda n conseguir fazer legal rsrs e tbm queria ter add caustics nesa taça, só q o \"Render Internal\" q é o render default do Blender n suporta ainda caustic. Enfim, o render em FULL HD demorou 12 minutos.
Analise e diverta-se com o jogo "Contra o Tempo" desenvolvido em Blender e Unity e disponível gratuitamente www.kapuca.com.br/contraotempo.zip
Mui legal.
Um dia também quero estudar blender. Só de curiosidade, esses 12 minutos, você calcula que em mental ray quanto tempo daria?
Bem bacana velho.
"Todos morremos. O objetivo não é vivermos para sempre. O objetivo é criarmos algo que viverá." Chuck Palahniuk http://pixelaart.blogspot.com.br/
Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!! [:D]

Hervert Pimentel: oi Hervert Pimentel!! tudo bem?? sobre o seu trabalho, meus Parabéns, realmente você caprichou nesta cena e a fez bem feito, gostei bastante.

Porém no render interno do Blender senti falta de um contraste melhor, senti falta de ambient occlusion, senti falta de reflexos no piso, em alguns objetos, que pena que o render padrão do Blender ainda não suporta \"caustic\" como você falou.

Um dos efeitos mais interessantes relacionado à iluminação se chama \"Caustics\", que nada mais é do que o desvio dos raios luminosos por uma superfície curva ou transparente. Esses raios são desviados e em alguns casos, ficam concentrados em um local específico gerando os Caustics. Até pouco tempo atrás a única maneira de gerar esses Caustics no Blender, era com a utilização de um renderizador externo como o YafRay.

Para poder utilizar essas versões de testes, primeiro é necessário visitar o graphical.org e lá fazer o download de uma das versões experimentais. Essa versão deve possuir a ferramenta FCaustics.

As versões experimentais com o FCaustics adicionam algumas novas opções nos materiais e nas lâmpadas. Nos materiais existem opções extras no menu Mirror Transp.

Faça o download do render \"YafaRay\" para o Blender, tudo bem?? aqui está o link:

http://www.yafaray.org/ ( DOWNLOAD RENDERIZADOR YAFARAY ).

http://www.yafaray.org/download

Parabéns pela sua imagem mas dá para melhorá-la bem mais Hervert, tudo bem??

Boa sorte nos seus estudos!!

Forte abraço e sucesso!!

Poise meus amigos eu tirei minhas conclusões quanto ao render interno do Blender. Por exemplo ele se sae bem em cenas simples como essa, onde temos a fonte de luz principal(sun) e 2 luzes área para as janelas funcionando como skyportal(essas para simular o leve azul do céu no ambiente). E quanto os materiais um pouco + apurados de reflexo e translucência , n tive problema e renderiza até rápido a cena... Agora quando adicionamos transparência o render interno é horrível. Fiz uns testes com apenas essa taça e o liquido dentro dela(é o único material com transparência na cena) e o render foi 12 minutos, quase o DOBRO quando eu ocultei a taça e mandei render ficou em 7 minutos, ou seja, como eu disse a render interno n tem um algoritmo muito apurado para transparecia, tem q melhorar muito. Contudo, eu sei até o pq disso, é um fator extremamente importante para qualquer render + q o render interno do blender ainda não possui, GLOBAL ILLUMINATION, isso mesmo, por isso ele não tem recursos como photometricas, caustics, volumetria com precisão, photomap, enfim muitas coisas que ficam atrelado a uma iluminação global como vcs sabem. + existe um desenvolvedor q vem trabalhando arduamente na melhoria do renderizador interno do Blender 3D com a incorporação de recursos para gerar iluminação global, que hoje só pode ser realizada com renderizadores externos, como o YafaRay, LuxRender, Indigo. Com esse ?salto? um dos recursos que deve ser adicionado ao blender é a possibilidade de simular caustics, e os demais q eu citei acima. A imagem abaixo mostra um WIP do projeto.

Por isso meu amigo danilo_icf, o render interno do blender utiliza do método mais básico de simular a iluminação indireta, que é o AO, bem por isso que não depende das configurações de luzes na cena para dar um resultado realista sozinho, mas é bom o bastante para dar resultados satisfatórios. Por causa disso, é amplamente usado.
Agora nem tudo estar perdido meus amigos rs. Estamos falando apenas no render nativo do blender + existe outro render q veio para ficar e reformular tudo q o render nativo n faz, esse sim é um render de verdade pq tem GI, caustics... e esta atualizado com oq tem de novo no mercado em temos de render q é processamento hibrido e embora ele esteja caminhando por ser bem novinho(esta em sua segunda versão) já podemos chegar a resultados impressionantes sabendo bem pouco sobre ele. Já o ponto fraco em minha opinião ainda é a demora q pode ser 2,3, 4 vezes + lento + tbm né meu amigos, temos física em questão :D
Ae vcs podem me perguntar, como é o nome dele e pq eu ainda n uso?
E eu respondo, o nome dele é ?Cycles? e a partir da versão 2.61 do Blender ele já vem incluso assim como o mental ray do 3ds max, bastando habilitar na aba render para começar a usar :) Agora eu vou usa-lo sim é claro, só q como estou caminhando aprendendo o blender então por questões didática eu quero saber como funciona o render nativo e ae sim depois eu mergulhar no cycles! :D
Analise e diverta-se com o jogo "Contra o Tempo" desenvolvido em Blender e Unity e disponível gratuitamente www.kapuca.com.br/contraotempo.zip

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710665.

Total de membros registrados: 138144

Últimos membros registrados: cineboss, fercomin, Lopez31Yasir, Djavan, Ferhsq, mggarcia, rosivalerio, bia.lavagnini.

Usuário(s) on-line na última hora: 1523, sendo 17 membro(s) e 1506 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: mandrade, Eber.Silva, Rodrigo, Roberto Movanni, madalenapri, Thiago Couto, Eng Damasceno, Osvaldo Arquiteto, cineboss, marcelocfp, JMDesign, Le_Andro, Frederico Wagner N. R., Ricardo Paranhos, Reinaldo Silva, ricardo duarte, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.