Não sei quem inventou essa coisa de nodes, eu por exemplo, passei a ter contato com isso no Max quando eles substiruiram o esquema de confecção de materiais.
Custei a entender a importância e até mesmo a agilidade de se trabalhar com eles em vez de ficar procurandoa as coisas nas interfaces dos programas (tendo que contar com a boa vontade de os fabricantes se dedicarem a fazer interfaces práticas).
Com nodes não, vc já sabe que o que vai precisar terá uma "caixinha" pra ele, basta descobrir o nome desta "caixinha" e os programadores dos nodes, cintes disso, já colocaram até o campo search, dividem por categorias, as abas tem cores distintas de acordo com o tipo de nodes, enfim, um monte de facilitadores.
Desta forma dá pra colocar uma enxurrada de recursos no programa sem necessariamente influenciar na curva de aprendizado.
Depois que acostumei com o nodes de materiais do Max, experimentei o Grasshopper do Rhinoceros, cheguei a instalar o Houdini mas não mexi muito nele, mais por questão do renderizador e tbm pq pouco depois passei a estudar o Tyflow, o Unreal e depois o Geometry Nodes e animation nodes do Blender, rsrsrs. Ou seja, parece que aquilo que no passado era motivo de torçer o nariz hoje virou um vício.
Ou seja, eu acredito que muitas pessoas desistiram de continuar os estudos no Houdini mais por estranharem o esquema de nodes do que qualquer outra coisa.