Então cara.. Estudei um pouco, de maneira mais pratica (ao invés de ver videos e ler livros XDD).. E, cara, pra fazer um \'hinge\' (uma abinha, tipo essa aí no caso do \'mug\', ou \'caneca\'), por exemplo, tem uma questão de vc segurar o CTRL (estando em \'face mode\' (no \'edit mode\') e clicar, a ultima face vai pra onde vc clicar.. aí vc extruda em zero a primera face e vai pra uma visão ortogonal e vai simplesmente clicando no caminho até quase a face inferior (a face inferior das saídas de aba da caneca) e então faz o bridge entre uma face e outra :)..
Isso aí, segundo um professor (do livro q eu lí.. (ei.. talvez o cara desse livro seja até usuário/frequentador aqui da 3D1 heim =DD XDD :)....) isso se chama \'extrusão organica\', no Blender (desde as versões antigas).. Funciona bem bonitinho.. dá uma testada.. Pra fazer uns tentáculos, desprendimentos como os de peças de guardas de sabres/floretes, é uma coisa extremamente interessante (e que veio antes da similitude no 3ds (geralmente o que ocorre é o contrario, o Blender copiando uma função de um programa \'mainstream\' ( o Graphite Modelling Tools do 3ds tem uma função similar à essa de extrudir no modo faces segurando o ctrl..))..
(no caso de fazer a extrusão desse jeito, usa uma visão ortografica q vai ficar certinho =D)
To aprendendo o Blender de uma maneira diferente q eu aprendí o 3ds :).. no 3ds eu fui e ainda to indo numa maneira mais \'difícil\' (no caso do 3ds eu faço questão de aprender exclusivamente sozinho mesmo.. isso definí por questões pessoais) e no Blender to indo da maneira mais \'facil\' (troco experiencias com um amigo q dá aulas de Blender, etc.. e compro os livros usados dele hehehehe =D..)..
Uma coisa q eu ví com as \'aventuras no Blender\' q eu tive é q ele (o Blender) meio q força o cara a usar as hotkeys (tecla de atalho).. Isso meio q vai \'forçando\' o cara a um workflow mais eficaz (\'acelerado\') no q se refere ao \'tempo\'..
Profissionalmente, acho que o Helio teria mais propriedade pra discursar sobre, mas, na minha opinião, pra tanto um cara q domine 3ds, maya, modo, etc, etc etc etc.. Pelo menos na minha opinião, é MANDATÓRIO q o cara domine o Blender a um minimo ponto de fazer uma modelagem de um aviãozinho (exemplo), de renderizar uma coisa importada (né.. pessoal q aprende \'maquete eletronica\' (,num \'geralzão\', n to falando de profissionais mais completos do 3d e tal, pessoal q faz simplesmente a \'maquete eletronica\' nunca modela nada de nada mesmo.. pessoal importa e no máximo põe materiais (o q já é por sí só um tanto relevante))
Uma das razões dessa minha percepção, é uma questão de se produzir \'sozinho-sozinho mesmo como se eu fosse um \'time\' ou studio\'.. Tem a questão das \'licensas\' e \'auditorias\' (n sei se no Brasil acontece isso.. mas evidentemente q no Brasil não aconteceria isso com a \'Globo\' (ex.. nada contra ok) e sim com um pequeno produtor de conteúdo, como nós :)... Ou seja, poder dizer q produziu algo no Blender, ao invés de num software de mandatória legal licensa de produção é, evidentemente, algo que populariza a propria produção de Conteúdo.. Veja que eu escreví \'conteúdo\' com C maiúsculo, e isso resume muitos paragrafos que eu escreveria aqui =DDD...(se refere à gente poder vender a nossa produção, livre e pessoalmente, sendo vendida a nossa propria produção mesmo, não um produto que é nosso+\'detalempresa\' (uma questão de tamanha abrangência, a que cujos limites abrangem umbrais de conceitos comercialmente comerciais (hehehehehehehe), o que é em softwares licenseados (nada contra, é claro, questão deu ser \'pobrezinho\' mesmo =D, pessoalmente eu AMO o 3ds =D)..
@edit(conceitual/filosófico): Eu considero q o cara faz \'arte\', em telas, em barro, ferro, ou constructos matemáticos (caso dos softwares, etc..), na medida em que ele mesmo \'se diz\' (é, crendo piamente no \'ser\' e \'fazer\', e cuja crença não é turva ou demasiadamente orgulhosa) \"produtor-de-conteúdo\".. Se alguem diz que \'se baseou em algo, e em cima disso fez outra coisa\', ele está fazendo um \'remake\', etc.. Mas se um cara diz que \'absorveu a estesia\'/\'estudou a arquitetura/cultura\',\'estudou o estilo artistico\' e do fruto disso, somado à propria verve artistica, produziu algo 3d, é algo novo mesmo.. então o cara deixa de ser um \'remaker\', e passa a ser um \'produtor de conteúdo\'.. Diziam a 150 anos atras que \'o todo compreende mais do que a mera soma-das-partes\'.. Então essa questão (quaisquer questão que quem ler tiver entendido =D) é essencialmente importante.. :)
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..