Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

joshi   sao paulo - AC
Luciano BT   Araras | SP - SP
ycneiva   Barcarena PA - AC
Daian   Belo Horizonte - MG

Portfólios Ver Mais

GaberLima   Jundiaí SP
DigoCG   Valinhos - São Paulo - AC
Rafaelbn   Recife - PE

Aprendendo o BLENDER!!

Por: Edumac  

Em: 09/05/2014 14:37

Fala peolple!!!
Depois de um pouco de tempo sem postar nada....tó me arriscando no BLENDER..
olha ai o que saiu no primeiro dias mexendo, logico acompanhando TUTOS na net.
De prima falo pra vocês que não é tão difícil, o difícil e esquecer os vicios do MAX e acostumar a saber onde ficam cada coisa.
Abraços!!
-Não importa por onde você andou, DEUS nunca perdeu você de vista!!!-
Tá bonito o render :)..

Então, ví esse video aí e tal.. Mas pelo que eu percebí, pelo menos entre maya, max e blender, o \'bruto\' da modelagem é o mesmo..

Lembro que desde versões antigas do blender, tinha um recurso de extrudir um poly de acordo com uma spline (como o \'extrude along spline\' do max) e bridge (igual ao \'bridge\' do max, pra conectar polys semelhantes,etc..).. Ví esse vídeo e achei estranho essa questão (seria muito mais facil ele extrudir uma face ali com a spline e tal..)

Numa questão de modelagem pelo menos, tem livros muito bons e baratos sobre Blender :)..
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Ficou muito bom Edumac, o Blender é um ótimo soft!
Fiz o caminho inverso ao seu, mexi com ele de 2004 a 2010, quando migrei para o Max, mas já perdi um pouco o jeito dele, mas ainda uso para alguns detalhes que não há no Max.

Abraço!

Então cara.. Estudei um pouco, de maneira mais pratica (ao invés de ver videos e ler livros XDD).. E, cara, pra fazer um \'hinge\' (uma abinha, tipo essa aí no caso do \'mug\', ou \'caneca\'), por exemplo, tem uma questão de vc segurar o CTRL (estando em \'face mode\' (no \'edit mode\') e clicar, a ultima face vai pra onde vc clicar.. aí vc extruda em zero a primera face e vai pra uma visão ortogonal e vai simplesmente clicando no caminho até quase a face inferior (a face inferior das saídas de aba da caneca) e então faz o bridge entre uma face e outra :)..

Isso aí, segundo um professor (do livro q eu lí.. (ei.. talvez o cara desse livro seja até usuário/frequentador aqui da 3D1 heim =DD XDD :)....) isso se chama \'extrusão organica\', no Blender (desde as versões antigas).. Funciona bem bonitinho.. dá uma testada.. Pra fazer uns tentáculos, desprendimentos como os de peças de guardas de sabres/floretes, é uma coisa extremamente interessante (e que veio antes da similitude no 3ds (geralmente o que ocorre é o contrario, o Blender copiando uma função de um programa \'mainstream\' ( o Graphite Modelling Tools do 3ds tem uma função similar à essa de extrudir no modo faces segurando o ctrl..))..

(no caso de fazer a extrusão desse jeito, usa uma visão ortografica q vai ficar certinho =D)

To aprendendo o Blender de uma maneira diferente q eu aprendí o 3ds :).. no 3ds eu fui e ainda to indo numa maneira mais \'difícil\' (no caso do 3ds eu faço questão de aprender exclusivamente sozinho mesmo.. isso definí por questões pessoais) e no Blender to indo da maneira mais \'facil\' (troco experiencias com um amigo q dá aulas de Blender, etc.. e compro os livros usados dele hehehehe =D..)..

Uma coisa q eu ví com as \'aventuras no Blender\' q eu tive é q ele (o Blender) meio q força o cara a usar as hotkeys (tecla de atalho).. Isso meio q vai \'forçando\' o cara a um workflow mais eficaz (\'acelerado\') no q se refere ao \'tempo\'..

Profissionalmente, acho que o Helio teria mais propriedade pra discursar sobre, mas, na minha opinião, pra tanto um cara q domine 3ds, maya, modo, etc, etc etc etc.. Pelo menos na minha opinião, é MANDATÓRIO q o cara domine o Blender a um minimo ponto de fazer uma modelagem de um aviãozinho (exemplo), de renderizar uma coisa importada (né.. pessoal q aprende \'maquete eletronica\' (,num \'geralzão\', n to falando de profissionais mais completos do 3d e tal, pessoal q faz simplesmente a \'maquete eletronica\' nunca modela nada de nada mesmo.. pessoal importa e no máximo põe materiais (o q já é por sí só um tanto relevante))

Uma das razões dessa minha percepção, é uma questão de se produzir \'sozinho-sozinho mesmo como se eu fosse um \'time\' ou studio\'.. Tem a questão das \'licensas\' e \'auditorias\' (n sei se no Brasil acontece isso.. mas evidentemente q no Brasil não aconteceria isso com a \'Globo\' (ex.. nada contra ok) e sim com um pequeno produtor de conteúdo, como nós :)... Ou seja, poder dizer q produziu algo no Blender, ao invés de num software de mandatória legal licensa de produção é, evidentemente, algo que populariza a propria produção de Conteúdo.. Veja que eu escreví \'conteúdo\' com C maiúsculo, e isso resume muitos paragrafos que eu escreveria aqui =DDD...(se refere à gente poder vender a nossa produção, livre e pessoalmente, sendo vendida a nossa propria produção mesmo, não um produto que é nosso+\'detalempresa\' (uma questão de tamanha abrangência, a que cujos limites abrangem umbrais de conceitos comercialmente comerciais (hehehehehehehe), o que é em softwares licenseados (nada contra, é claro, questão deu ser \'pobrezinho\' mesmo =D, pessoalmente eu AMO o 3ds =D)..

@edit(conceitual/filosófico): Eu considero q o cara faz \'arte\', em telas, em barro, ferro, ou constructos matemáticos (caso dos softwares, etc..), na medida em que ele mesmo \'se diz\' (é, crendo piamente no \'ser\' e \'fazer\', e cuja crença não é turva ou demasiadamente orgulhosa) \"produtor-de-conteúdo\".. Se alguem diz que \'se baseou em algo, e em cima disso fez outra coisa\', ele está fazendo um \'remake\', etc.. Mas se um cara diz que \'absorveu a estesia\'/\'estudou a arquitetura/cultura\',\'estudou o estilo artistico\' e do fruto disso, somado à propria verve artistica, produziu algo 3d, é algo novo mesmo.. então o cara deixa de ser um \'remaker\', e passa a ser um \'produtor de conteúdo\'.. Diziam a 150 anos atras que \'o todo compreende mais do que a mera soma-das-partes\'.. Então essa questão (quaisquer questão que quem ler tiver entendido =D) é essencialmente importante.. :)
Edu se não estiver enganado eu vi um trabalho do Leandro aqui no site muito da hora esse programa parece ser muito bom.
Barreto
Valew pessoal pelos comentarios...estou estudando mais afundo o blender , estou vendo a partre de materiais. Uma das coisas legai é que ele tem a versão portable isso ajuda e muito.

ScreamingFox, Helio Lima: Valew pelos comentarios ajuda a incetivar a gente, to estudando a parte de materiais daki a pouco coloco umas imagens de estudo aki.

Joçao Barreto - Então cara ele é um programa muito bom sim, um concorrente forte para o MAX sem falar que é total free.
-Não importa por onde você andou, DEUS nunca perdeu você de vista!!!-
É então, o q eu to fazendo (bem aos pouquinhos.. hehe..) é meio q aprender \'conteúdo-por-conteúdo\' (tipo estudar as coisas separadamente (modelagem, animação e render, etc..).. Outra coisa q eu to fazendo, q tá parecendo ser bem proveitosa (to focando um pouco na modelagem agora pro blender XD) é o \'dicionário\'.. XD.. Tipo assim eu tenho uma pratica boa com modelagem no 3ds.. Aí todas as operações lá q eu faço de modelagem no max, to fazendo um \'dicionariozinho\' com as equivalencias no Blender (tipo, \"Extrude\" = \'E\', \"Bridge\" = \'F\', etc, etc etc..) aí vou anotando num TXT q eu sempre esqueço.. aí até eu pegar a manha direitinho vou me apoiando bastante nesse \'dicionario Max-Blender\' (TXT) q eu vou estudando e fazendo..

apesar de simples gostei a modelagem ta boa e os reflexos tabem estão bons... boa sorte cara
A Alegria de um Design é poder dar vida as suas ideias!
a imagem ficou legal!eu estudei um pouco de blender antes,mas faz um tempo,e como não continuei,agora estou tendo que pegar tudo de novo na versão mais atualizada,rs! Estou começando também no 3D max, é um pouco mais complicado por que além de assimilar o funcionamento dos dois softwares,ainda tenho muuuito pela frente a ganhar com experiência em modelagem,texturas[principalmente texturas no momento] animação,riggs,etc...mas estou adorando cada momento do inicio dessa aventura!^^ sou noob ainda,mas espero aprender muito por aqui \\o..e bom,boa sorte pra acostumar com o software novo\\o apesar das interfaces serem diferentes,acredito que vai pegar mais rápido,já que já tem experiência no geral!^^

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711055.

Total de membros registrados: 138527

Últimos membros registrados: breno001, erotique, Amândio Augusto Tavares , miteoelon, JointCare11, LumiLeanAvis Prix, psoriol, Miltonsroberts.

Usuário(s) on-line na última hora: 1219, sendo 14 membro(s) e 1205 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Sergio1987, JMDesign, Geraldo Nunes, Celso Borttoloto, Daniel Monteiro, robsonhti, Osvaldo Arquiteto, billypaul, Adalberto Rocha, Roberto Movanni, wilsimar, TadeuB79, Fabio Catelleno, Fernando Cunha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.