é hehe... é bem simplezinho mesmo, esquema de \"effected mesh\" e tal (efeitos nos materiais mesmo)...
O \'bang\' desse material é basicamente ter um objeto toroidal ou de formato de lente pro \"buraco negro\" e tal... A grande \"questão\" aí é vc fazer um look-at-constraint com a lente do buraco-negro, pro objeto q faz a lente-gravitacional ficar sempre de frente pra camera (isso é meio q crucial pro efeito e tal....A parte refrativa tem q ficar sempre de frente pra camera, pra dar esse efeito de lentificação gravitacional e tal :3...)
(digamos q a \'parada\' aí do material é vc dar esse efeito de refração.. pra dar esse efeito aí... xd.. resumidamente, pro toroide usei um blend com material de refração combinado com um blinn invisivel, e vice-versa tbm e a mesma coisa pro \'preto\' do buraco-negro (é um material blend com um material comum preto e um material comum completamente transparente.. e com faloff pra controlar quando vai ou não ser transparente, etc...)
(obs: O toroide é só pra dar refração mesmo e tal... poderia ser uma lente modelada (é quase o mesmo resultado)
@eedit: Mas se for só o \'buraco\' com a lente gravitacional, acho q só de animar o buraco-negro aí ja ia dar legal... Se for pra uma questão de game é só pegar q já era :3
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..