marciobuzzo, tudo na vida tem um começo ok ? Com o tempo vai melhorando.
Primeiro de tudo, revejas as proporções dos seus modelos, se tudo está em proporcional na cena, pense que apenas as coisas em primneiro plano que precisam de muitos detalhes (nao que tenham que ser mal feitas , apenas mais simples).
A sua geladeira (na parte da cursa) tem poucos lados dai fica chanfrado, coloque mais lados ali, outra coisa : Poucos objetos tem lados com quinas perfeitas, sempre tem uma curva , mesmo que leve .
Sobre as texturas, parace estranho o que vou te dizer mas o que da realismo as texturas são as imperfeições, nada é totalmente limpo, nem reto , nem do mesmo tom de cor. As texturas tem historia, ela tem arranhões, mesmo que pequenos, tem sujeira e etc.
Com a luz vc tem que ter muita atenção, tem que saber da onde vem as luzes, vc tem uma janela, então ela seria um dos pontos de luz da sua cena, da mesma forma que a parede nunca é totalmente branca,nem totalmente lisa, nem a luz e nem sombra tbm são.
No mundo real, quando uma luz atinge um superfice ela se rebate (bounce de luz) no angulo inverso da onde ela veio e ilumina com memos intensiade a outra superficie (luz indireta), nesse mesmo bounce a luz leva pra outra superfice também a cor da primeira suérficie. Todo esse processo de luz que falei pode ser chamado de GI (Global Illumination). ou Radiosidade. Renderizadores como o Mental Ray e Vray calculam esse GI pra vc automaticamente, mas é possivel simulas isso sem eles, essa tecnica chama-se Fakeosity , aqui no forum tem topicos de estudos dessas tecnicas de iluminação.
Tem outras muitas coisas pra falar sobre cenas realistas em computação grafica mas , com o que já falei, vc já tem muito que estudar.
Nao desiste nao, no começo é assim mesmo.
vlw !!!!