Olá Andeciuala!
No scanline render, as luzes não sofrem rebatimento, ou seja, ela é gerada, atinge o objeto e não interfere mais na cena. Quando acontece o rebatimento de luz, chamamos de iluminação indireta. Por isso que os objetos renderizados com o mentalray... ficam mais reais. Pois a iluminação indireta é um comportamento fisicamente correto dentro do max. A técnica "fake", consiste em colocar várias luzes, às vezes dezenas delas, bem fraquinhas para simular essa distribuição de luz. O modelo clássico de técnica fake é fazendo anéis com luzes omni. Cria-se uma luz omni e usando o comando array, distrubui-se circularmente ao redor do objeto várias outras copiadas como instância. Daí pode-se usar o scanline render e o resultado fica como o acima. O problema dessa técnica é que usada sozinha não consegue calcular o GI, responável pela mesclagem de cores. Daí pode-se usar o mentalray como eu sugeri acima.
aqui no site tem um grupo de estudo sobre isso:
http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=7327&start=0
abrs!