Scanline

Por: Marco A.Artacho  

Em: 23/09/2007 09:59

Esta imagem foi feita usando-se apenas o scanline. Sem Photoshop. O autor é um americano, Gary Hasler. Achei muito melhor do que muitas imagens feitas com VRay e Mental Ray. Marco.
Olá Marco! Muito boa a imagem desse cara! Usando-se a técnica de fakeosity, consegue-se results muito bons. Basta ver as cenas do leitor aqui do forum, Samuel Maciel. Cenas assim sempre comprovam que um bom render depende tbm de iluminação, e terxturização corretas. O renderizador não faz milagre! Outra vantagem é poder animar a cena, pois com o scanline renderiza-se beem mais rápido. Isso por que que não acontece o rebatimento de luz como nos renderizadores profissionais. A desvantagem é a falta de GI. Usando o mentalray sem o FG, é possível suprir essa deficiência. Bastando suavisar a cena apenas com photons e distribuir a iluminação com técnica de fakeosity. Aí sim! Tem-se um tempo curto de render como no scanline, + GI. abrs!
Putx, muito boa a img.... Adorei pacasssssssss!!! Que cara fera uahuahuahua
muito boa a imagem, desculpa a ignorancia, mas oq é fakeosity?
Olá Andeciuala! No scanline render, as luzes não sofrem rebatimento, ou seja, ela é gerada, atinge o objeto e não interfere mais na cena. Quando acontece o rebatimento de luz, chamamos de iluminação indireta. Por isso que os objetos renderizados com o mentalray... ficam mais reais. Pois a iluminação indireta é um comportamento fisicamente correto dentro do max. A técnica "fake", consiste em colocar várias luzes, às vezes dezenas delas, bem fraquinhas para simular essa distribuição de luz. O modelo clássico de técnica fake é fazendo anéis com luzes omni. Cria-se uma luz omni e usando o comando array, distrubui-se circularmente ao redor do objeto várias outras copiadas como instância. Daí pode-se usar o scanline render e o resultado fica como o acima. O problema dessa técnica é que usada sozinha não consegue calcular o GI, responável pela mesclagem de cores. Daí pode-se usar o mentalray como eu sugeri acima. aqui no site tem um grupo de estudo sobre isso: http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=7327&start=0 abrs!
Essa imagem esta a perfeição pura, muito boa, muitos não gostam de render scaline, mas tem resultados nele que ficam exelentes.
Portfólio: http://hubaleque.wix.com/in3d
Perguntaram a ele sobre as luzes que usou e veja a resposta: One sun; shadow map with size=4096. About 16 sky lights and about 16 fill lights for light bouncing up from the ground/deck etc.; all shadow maps. I basically have to stick to shadow map lights because of the foliage which takes forever to render raytraced shadows. E, em seguida a descrição das luzes: Yes it's a Target Direct. 4096 is the Shadow Map Size--a large value is needed to get sharp shadows. The "sky" lights are target direct as well but with Shadow Map Size more like 512 to get softer shadows, just spread around in a half-dome pattern. The fill lights are free spot lights because spots "spread out" which works better to fill dark areas, and are just arranged along the perimeter to fill all the eaves, soffits, etc.
Marco.
Marco A.Artacho onde posso v mas trabalhos do Gary Hasler, muito boa a renderização. eduardoqf vc tirou uma duvida minha sem querer, rsrsrsrsrs, o pouco q sei aprendi sozinho bem dizer, so tive um mês d aula com o 3ds max o resto foi por minha conta e com a ajuda dos tutoriais da net e vcs membros da 3d1, ainda tenho dificuldade com o mental ray em termo d iluminação. eduardoqf vou colok um topico sobre iluminação solar se der da uma força.
www.fabulaestudio.com.br / www.saulolisias.com
Saulo, Essa imagem é do grupo de notícias discussion.autodesk.com - autodesk.viz.vizions Marco.
Marco.
Blz Saulo! Tô sempre de olho aqui no forum! Marco, coloca o link direto que ajuda melhor o pessoal. abrs!

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