Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

gilson antunes   Curitiba - Brasil - PR
Designer RS   Bento Gonçalves - RS - RS
Fernando Cunha   Porto-Portugal - PR
Juliano Kloss   Blumenau - SC - SC
Gustavo CGomes   fortaleza-ce - CE

Portfólios Ver Mais

Fabiano Simao   Joinville - SC - AC
carloshmaximo   R. Arlindo Sardanha, 28
ad_ribeiro   Sao Paulo
brunathais   rio de janeiro - RJ

sala - apartamento

Por: Dudamel  

Em: 06/06/2008 16:51

Olá, pessoal. Estou postando a imagem da sala do apartamento de um edifício residencial que estou fazendo como matéria de projeto da facul. O chato dessa cena que me atormentou foi que nos testes nenhuma configuração de FG tirava as manchas da sanca no teto, ele não conseguia suavizar aquilo. Ficava muito flocado a sombra. Depois de muito teste, como solução tive que cometer um pecado: com quase um milhão e meio de photons bombardeando a cena, tive que aumentar muito o raio deles, a fim de que já se produzisse uma suavização pro FG trabalhar direito tirando as manchas. Ao final ficaram com raio de 30cm, sendo que a cena, se não tivesse este problema, aceitava 5 cm de raio de photons para produzir o efeito enevoado. Eu poderia ter usado um shader para controlar o raio de Photons só da Sanca e do teto, mas usei o max2008 e não sei se tem shader compilado pra isso nele. Se não fosse isso, ia rodar uma maravilha com 5cm de photons e 15-20cm de FG com 130 de samples (FG). Outra chateação foi o tempo de render: 2h10m a 3000X1500px, sendo que a média que faço nessa resolução é sempre 35-40min pra internas. Acontece que o lance são os Warns do Mental Ray Message Window: "...angle between normal and geometry normal more than 90º... Nessa cena deu quase 20 warns desses que fazem consumir um tempo absurdo de render a mais. Mas, como eu postei no fórum de estudos do MR (colaboração e grupos de estudos), já li algumas coisas na net, e nada resolve essa questão. Nem mesmo tirando todo o bump da cena estes avisos desaparecem. Não têm a ver também com interpolação de faces. O aviso só some quando uso um material branco standard puro na cena inteira. Ah, essa cena é uma senhora propaganda da evermotion... rsrsrs
gostei meu caro, parabéns, modelagem show,rsrsrs gostei dos materiais. na iluminação, senti uns granulados, e achei o estourado o lá na esquerda. mas como já falei pra varios aqui, ainda vou chegar a esse nivel, parabéns. Até
Tá muito bonita a cena! Parabéns. Como dica, humildemente acho que tá um pouco azulada demais em baixo das poltronas na rua e na mesa de jantar. Abraço.
Corato e BobFilho, obrigado aí pelos comentários. O estouro de luz foi proposital como acontecem em fotografias de internas, mas às vezes a gente exagera um pouco. abrçs

www.zuinn.com.br/andresgsoares
Oi Dudamel, Achei muito bom o trabalho como um todo. Os materiais estão sensacionais. Quando um projeto é bonito como o seu, metade do resultado já está pronto. Por outro lado, ilumine muito bem e texturize melhor ainda um projeto medíocre e o resultado será sempre medíocre também. Marco.
Marco.
Grande Dudamel, blz cara? Bom, gostei da sua cena, pra variar... kkk... mas, achei muito marcada a luz das dicróicas ao fundo e meio granulada a cena em alguns pontos, na cortina tem leves manchas, creio que por causa do tamanho do raio do photon map, no caso das sancas, tem que ver se não é alguma coisa com o material... achei meio grande o chamfer no móvel da TV... no mais... parabéns e continue mostrando seus renders fantásticos aqui no fórum! Abraço!
Site sendo reformulado!!!
Adorei sua imagem, muito bem iluminada. Realmente as sancas costumam gerar alguns problemas, tudo esta perfeito mas ficam manchas na saca. Pelo que entendi, você resolveu o problema do mesmo jeito que resolvo, aumentando os raios dos Photons da GI. Outra coisa que ajuda muito, pelo menos nos teste que andei fazendo, é aumentar em muito a quantidade de samples. Eu costumava a usar no Maximo 500, e mesmo aumentando o raio do GI, ainda ficava manchas nas sancas, ai resolvi fazer um teste, que de inicio parecia absurdo, pelo menos pra mim, e usei 5000 nos samples, pra minha surpresa, sumiu as manchas das sancas. Resumindo o segredo esta em balancear o raio com a quantidade de samples, e como essas configurações são feitas na Gi, que é um calculo bem mais rápido, me permite usar baixos valores de FG, no Maximo 128, agilizando o render. Parabéns pela belíssima imagem. Abraços.
3dsMax 2017 / VRay / Corel
mto bom duda....a cena esta bem iluminada.... parabens.
Gilvan Isbiro portfolio http://ng3d.cgsociety.org/gallery/
Marco, Evilwata, Luiz e gilvan, muito obrigado pelos comentários. Marco, elogios seus são sempre uma honra. Evilwata, idem. O granulado se deu pois usei apenas 8 samples nas skyportals, é um granulado que só se observa na resolução que fiz: 03000X1640, mas como é um material pra impressão acho que passa, a imagem vai ficar com uns 14 cm de altura na prancha. O lance das cortinas é chato também. Estou em busca de um talvez ingênuo "purismo" no render. Eu poderia render separadamente as sancas e o teto, com cálculos diferentes do restante, bem como render a cortina deste jeito separadamente. Mas quis fazer um lance único para ver se eu conseguiria algum resultado satisfatório, pois estou querendo partir daqui a um tempo para uns passeios de câmera e tal. A cortina poderia ser melhorada, teria que dar um jeito no PS agora. Luíz Feitosa, obrigado aí pela dica. Nunca usei tantos samples nos photons de gi. Nessa cena estou usando 1200 ou 1500 acho. Mas nunca uso só 500, no mínimo coloco 1000. Vou fazer uns testes com 5000 e quem sabe dê para reduzir os samples de FG. Obrigado. Mas e aí, pessoal, sei que vcs são fera no MR. O que vcs sabem sobre o lance desses warns do Mental Ray Message Window? "angle between normal and geometry normal more than 90º..." Abrçs

www.zuinn.com.br/andresgsoares
Pô!!! Ta muito real!!!1 Sem comentários!!!! Parabéns. Abraço

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710604.

Total de membros registrados: 138068

Últimos membros registrados: cavalcantesuetam, oxyscrema, ennecopro, bodybloom, NutrimRezensionDE, Suvasha026, wrinkless, waltereastmood.

Usuário(s) on-line na última hora: 526, sendo 25 membro(s) e 501 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: rafaelgmarotta, Victor Mendonça, Eduardo Ramos, Starter, Adalberto Rocha, Leonardo, cavalcantesuetam, Fabio Catelleno, Rodrigo, Frederico Wagner N. R., Pierrejr78, wdesign2006, Osvaldo Arquiteto, Le_Andro, Vladis, pjcbs_19, Christoni, Fabrício, David Rodney, billypaul, João Von Rondow, gago, Marco Rocha, Vlady, dallest91.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.