Tutorial - Iluminação e Render realista com Vray

Por: rogerio simoes  

Em: 23/05/2011 23:09

"ap_sonic" disse: Gostei muito da qualidade mais achei q o tempo de render esta um pouco demorado.
É verdade, e eu acho que a lentidão se dá pela combinação de um Noise threshold muito baixo, com os Min samples e Global subdivs multiplier altos. Acho que poderia testar aumentando o valor do Noise threshold e um pouco do Adaptive amount também pra ajudar no tempo. Outra coisa, na minha opinião, se eu uso settings altos de samples e baixos no Noise, elimino o uso de filtro antialiasing, é chover no molhado. Ainda mais que ele diz que ajustou o sharpen no Photoshop, sendo que usou um filtro vraysincfilter que tem efeito semelhante. Aproveitando a cena e o tutorial, outro detalhe que eu gostaria de comentar e tirar uma dúvida é sobre as luzes e consequentemente escalas. Eu gosto de trabalhar com intensidade de luz mais modesta, e pra isso uso uma escala de acordo com o comportamento padrão das Photometric Lights. Se criarmos no Max uma photometric com template 100W bulb, que seria uma lâmpada incandescente comum de 100W, o valor em candelas é 139 cd. Vejo que na cena ele usa vray lights com intensidade 100 e photometrics de 1597.9 cd x 650% = 10.386,35 cd. Pelo jeito ele usa uma escala muito grande. Minha dúvida é, existe alguma vantagem nisso? Porque na proporção das minhas cenas uma vray light =1 , uma photometric = 200, iluminam bem. E trabalho com uma vraycam com abertura maior, um tempo de exposição maior e um iso mais alto, pra dar ganho na iluminação e contraste. Acho que estou fugindo um pouco do assunto, mas como é uma observação sobre a cena, gostaria de aproveitar pra discutir sobre isso também.
Outras coisas que colaboram para o aumentono tempo do render: -Usar o Detail Enhancement -Ambient Occlusion no render -Não ajustou o valor de Dynamic Memory Limit
mp, ele ta com essa intensidade irreal pq o sol ta com a intensidade 1, no mundo real com a luz do entrando pela janela vc não ve nenhuma luz acesa, então ele estourou e muito a intensidade das luzes. E sem duvida os settings estão exagerados, espero que as pessoas não saiam copiando os settings achando que vai funcionar em qualquer cena... já que pelo que ele comenta ele costuma usar brute force, então ele ta acostumado com render lento. :-P
Olá Rogério Simões. Realmente tem esses detalhes que são muito importantes observar nessa questão de tempo de render. E obrigado pelo link, sempre é bom dar uma olhada nesses tutoriais pra gente trazer as dúvidas e discutir aqui. Fla3DMadness, deve ser esse mesmo o artifício do cara pra obter esse tipo de iluminação. Como eu costumo usar um sol com 0.05 e o céu e luzes com intensidade baixas, geralmente estranho essas configurações meio exageradas. E quanto aos settings de render, vai ver o cara tem um latifúndio de render farm ou tem muito tempo sobrando. Pra nós que temos que matar os trabalhos no dia a dia, o desafio é pegar o exemplo dessas cenas de qualidade e tentar otimizar ao máximo pra chegar o mais perto no menor tempo possível.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710647.

Total de membros registrados: 138127

Últimos membros registrados: luizaanastacio, joao2102, felipe5678, gabbe, [email protected], natiirala, Camila3242, leonardo1.

Usuário(s) on-line na última hora: 1638, sendo 12 membro(s) e 1626 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Eduardo Ramos, Joao Barreto, Reinaldo Silva, Hot, DiogodaRosa, Frederico Wagner N. R., Le_Andro, rabellogp, siry, renaz, leogasparetto1, Duda.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.