Tutorial:: Grama com particle flow e opacidade

Por: Elis  

Em: 29/05/2011 15:05

Fiz este tutorial pra tonhaloka e o alberto rodrigues mas espero que ajude outras pessoas. É baseado no tutorial de grama pro maxwell que saiu na home da 3d1. http://maxwellrender.com/tutorials/grass_tutorial.pdf Não reparem. É meu primeiro tutorial. Passo 1 Crie um plane pro chão e coloque textura de grama. Crie o daylight com mr sun e mr sky e ligue o mr photographic exposure control. É a configuração padrão pra cena externa. Eu baixo o EV pra 14 pq acho que fica melhor. Essa é a preparação da base pra criar a grama. Faz do seu jeito se vc usa outro render.
UERJ
Passo 2 No tutorial do maxwell ensina fotografar a grama com papel sulfite atras e recortar no photoshop. Eu já fiz isso e as texturas estão ai. 1- grama-cor 2- grama-rough 3- grama-bump 4- grama-cut Baixe as texturas no megaupload
UERJ
Passo 3 Pega o material arch&design e seleciona o preset matte finished. Coloca a textura grama-cor no slot color. Coloca a textura grama-rough no slot roughness. Coloca a textura grama-bump no slot bump. Coloca a textura grama-cut no slot cutout.
UERJ
Passo 4 Cria um plane na vista front e coloca o material de grama. Coloca o uvwmap, clica no bitmap fit e seleciona uma das texturas na hd pro mapeamento ficar no tamanho certo. Depois aumenta um pouco o tamanho do mapeamento na altura e largura pra não aparecer rebarba em cima do plane.
UERJ
Passo 5 Pra ficar mais leve e conseguir usar mais planes vamos fazer um gradient pra controlar a distribuição. Pega um material standard e coloca o gradient ramp no diffuse e aplica no plane do chão. Configura as cores do gradient igual a imagem. Na vista a parte mais escura fica no fundo e a parte mais clara fica na frente.
UERJ
Passo 6 Pega o material multisub-object e coloca o material de grama do chão no primeiro slot. Coloca o material com gradient ramp no segundo slot e aplica no plane do chão.
UERJ
Passo 7 Entra no creat>particle systems>pf source e cria o ícone do particle flow na vista top. Clica no particle view pra abrir o edit do particle flow. No birth vc coloca zero no start e no stop e coloca 20000 no amount.
UERJ
Passo 8 Pega o operador position object e coloca em baixo do birth. Clica no add e seleciona o plane do chão. No location marca surface, surface offset, density by material e use sub-material. O valor do min no surface offset vc ajusta depois que estiver vendo os planes no chão. No mtl id do sub-material vc coloca 2.
UERJ
Passo 9 No rotation vc marca world space e coloca 90 no x. Marca o restrict diverg to axis e coloca 1 no z.
UERJ
Passo 10 Pega o operador shape instance e coloca em baixo do rotation. clica no primeiro botão e seleciona o plane da grama. Marca o scale, acquire mapping, acquire material e coloca 15 no variation.
UERJ

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711065.

Total de membros registrados: 138544

Últimos membros registrados: brunovidart, breno915, gustavovladson, Ronson, emerson_di, Nicole_felix15, ukhovit, lumileanprüfen.

Usuário(s) on-line na última hora: 518, sendo 2 membro(s) e 516 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Fabio Catelleno, Daniel Monteiro.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.