Combustion
Pré-cofig: Se der pau no view, desabilite o OpenGL.
Tecla Home = quadro inicial ### Tecla End = Quadro Final.
Depth of Field
1. Ctrl + N (imagem01)
2. Ctrl + I (imagem02)
3. F3 > blur_fog > footage - blur_fog(####) > Footage Controls > Source > Pixel Aspecto Ratio, digite 1.33 (imagem03).
4. Barra de espaço ou play/pause. A primeira demora um pouco (cache). A segunda vai q vai.
5. Home. F3 > blur_fog000 (fica amarelo) > right-clic Operators > 3D Post > Show G-Buffer (imagem04)
No view a imagem deve estar semelhante imagem05. Quanto + próximo ao usuário + claro. Assim que o combustion calcula a profundidade dos objetos na cena. Isso é so para vizualização. Roda a animação e veja como ele interpreta a profundidade. Ajuste tb os slider Near e Far (clic e arraste onde está escrito Near Z assim como Far Z e repare no view e nos valores do Slider). Ao lado do Near e Far a um sinal de +. No quadro 1, mantenha o sinal de + pressionado e clic próximo ao número 1 no view. Isso indica a distância mais próxima do usuário. Clic no sinal de + do Far e no view clic no número 9, 8, 7, etc. Veja que os números vão sumindo no view. Logo abaixo temos o G-Buffer e um botão (Z Buffer) de escolha de canal de efeito. Como neste caso só renderizamos o canal G-Buffer, apenas ele está disponível. Vc até pode selecionar os demais canais mas no view aparecerá a imagem como ela foi renderizada (sem o respectivo canal de efeito). Isso é apenas para visualização do G-Buffer.
6. Home > F3 > Show G-Buffer (fica amarelo) > Del.
7. F3 > blur_fog000 > right-clic Operators > 3D Post > 3D Depth of Field.
How, How How. Agora sim vamos ao efeito em si.
8. No 3D Depth of Field > Size > digite 10. Rode a animação e veja o efeito (imagem06). Tá tudo desfocado por default.
9. Home e arraste o Near Focus e veja o que acontece no view. Faça a mesma coisa no Far Focus. Caso se perca configure ambos em 0 e vá arrastando devagar. Repare q o Near e Far determinam o plano de desfoque. Faça isso em diferentes quadros da animação.
10. Mude o Size para 5 e rode novamente a animação.
O outro tipo de Blur (Gaussian) necessita do canal Coverage (na hora de renderiza no Max). Caso deseje, faça um teste de apenas um quadro (renderize no max com as opções Z-Depth e Coverage marcadas). O problema é que ele é muito lento no combustion e o efeito num é aquela brastemp. Usualmente o box da conta do recado. Os valores de Near, Far e Size podem ser animados.
A forma mais prática de usar o Depth of Field.
11. F3 > Duplo clic no 3D Depth of Field (imagem07). Repare que o view mudo para 3D Depth of Field.
12. Mude o Layout para dois view (imagem07). F3 e duplo clic em Composite.
Agora a um view 3D Depth of Field e outro Composite.
12. Deixe o Near e Far em 0 e Size 10.
13. F3 > 3D Depth of Field > 3D Depth of Field Controls, clic no sinal de + à direita do Near (imagem08).
14. No view 3D Depth of Field clic na face frontal do número 1. Isso determina o plano inicial de foco.
15. Clic no sinal de + à direita do Far e no view clic na face do número 6 (imagem 09 e 10).
16. Com o sinal de + à direita do Far ainda selecionado, clic na face do número 2 (imagem11).
17. Clic no sinal de + à direita do Near e no view clic na face do número 1, em seguida clic no sinal de + do Far e no view clic na face do número 9. Os números ficam focados porque há um plano imaginário entre o número 1 e o número 9.
18. Com o + do Far ainda pressionado, no view clic no número 8 e de forma decrescente vá clicando até o 2 e repare que o plano de foco muda a cada clic.
19. Ctrl+Shift+S > Depth_of_Field.
Bão, o importante já foi (entender o 3D Depth of Field). Caso queiram continuar, segue o tuts.