Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

juliano.lins   Recife-PE - AC
resident11   Piracicaba - SP
Bona Studio 3D   Jaraguá do Sul/SC - Brazil - SC
new   Belo Horizonte - MG
marcio barbosa   Nova Andradina -MS - MS

Portfólios Ver Mais

Marcelo   Joinville SC - AC
Magiste   São Paulo - SP
Raul Rodrigues   Goiania - GO

Tut. Max/Combustion - Dof e Fog - RPF

Por: Elis  

Em: 29/05/2011 16:12

amostra link http://www.youtube.com/watch?v=qyN-uWzP1zM
O Xikote strala
Depth of View - Fog Apartir do max 9 - combustion 2008 Max: Pré-configuração: Unidades default e MR 1. No view Top ou Perp, Plane (imagem 01) 2. Move (imagem 02) 3. Create Spline (imagem 03), no view Front 4. Mod/Bevel (imagem04) 5. Use o Align e alinhe o Text01 sobre o Plane01. 6. No Text 01. Edit Mesh > Element > selecione o 1 e Detach (nome 1). E assim sucessivamente até o 9. 7. Sai do Edit Mesh > Del (apaga o objeto fake). 8. Selecione todos os números > Hierarchy > Affect Pivot Only > Center of Object, em seguida sai fora do Hierarchy. 9. Parte não muito legal. Posicionar os objetos alinhado sobre o Plane01 e em XY conforme: Sempre Absolute: World X e Y: 1 = -10 / -38 ## 2 = 7,5 / -26 ## 3 = -12 / -15 ## 4 = 17 / -8 ## 5 = 8 / 9 6 = -13 / 19 ## 7 = 2 / 33 ## 8 = -12 / 39 ## 9 = -7 / 52 10. No Top, Create > Camera > Target (nem esquenta). Ligue AutoKey, em seguida ajuste Camera01 e Camera01.Target conforme imagem 05. 11. Desligue o AutoKey e selecione Plane01 > Mod > UVWMap > Planar > Length e Width = 20.0 12. M (abre o ME). Arch & Design > Glazed Ceramic. Configure conforme imagem 06 e aplique no Plane01. Cada quadrado no plano tem 10 unidades e o view Camera01 deve estar similar a imagem 07 no quadro 0. 13. Um único material deve ser aplicado nos números, de preferência sem transparência para ver melhor o efeito (tenha em mente que este tutorial não é sobre renders mirabolantes, apenas para ver os efeitos Depth of View e Fog, portanto não carregue mto o material. 14. Ilumine a cena (eu usei duas mr Target, uma com Shadows RayTrace e outra sem). 15. Arraste o TS até o quadro 59 (o view deve estar parecido com a imagem 08). 16. File > Save as > (salve o arquivo). 17. F10 (ver imagem 09). OBS: A qualidade de render é sugerida, porém cada um sabe onde o calo aperta. Coffe Break
O Xikote strala
Combustion Pré-cofig: Se der pau no view, desabilite o OpenGL. Tecla Home = quadro inicial ### Tecla End = Quadro Final. Depth of Field 1. Ctrl + N (imagem01) 2. Ctrl + I (imagem02) 3. F3 > blur_fog > footage - blur_fog(####) > Footage Controls > Source > Pixel Aspecto Ratio, digite 1.33 (imagem03). 4. Barra de espaço ou play/pause. A primeira demora um pouco (cache). A segunda vai q vai. 5. Home. F3 > blur_fog000 (fica amarelo) > right-clic Operators > 3D Post > Show G-Buffer (imagem04) No view a imagem deve estar semelhante imagem05. Quanto + próximo ao usuário + claro. Assim que o combustion calcula a profundidade dos objetos na cena. Isso é so para vizualização. Roda a animação e veja como ele interpreta a profundidade. Ajuste tb os slider Near e Far (clic e arraste onde está escrito Near Z assim como Far Z e repare no view e nos valores do Slider). Ao lado do Near e Far a um sinal de +. No quadro 1, mantenha o sinal de + pressionado e clic próximo ao número 1 no view. Isso indica a distância mais próxima do usuário. Clic no sinal de + do Far e no view clic no número 9, 8, 7, etc. Veja que os números vão sumindo no view. Logo abaixo temos o G-Buffer e um botão (Z Buffer) de escolha de canal de efeito. Como neste caso só renderizamos o canal G-Buffer, apenas ele está disponível. Vc até pode selecionar os demais canais mas no view aparecerá a imagem como ela foi renderizada (sem o respectivo canal de efeito). Isso é apenas para visualização do G-Buffer. 6. Home > F3 > Show G-Buffer (fica amarelo) > Del. 7. F3 > blur_fog000 > right-clic Operators > 3D Post > 3D Depth of Field. How, How How. Agora sim vamos ao efeito em si. 8. No 3D Depth of Field > Size > digite 10. Rode a animação e veja o efeito (imagem06). Tá tudo desfocado por default. 9. Home e arraste o Near Focus e veja o que acontece no view. Faça a mesma coisa no Far Focus. Caso se perca configure ambos em 0 e vá arrastando devagar. Repare q o Near e Far determinam o plano de desfoque. Faça isso em diferentes quadros da animação. 10. Mude o Size para 5 e rode novamente a animação. O outro tipo de Blur (Gaussian) necessita do canal Coverage (na hora de renderiza no Max). Caso deseje, faça um teste de apenas um quadro (renderize no max com as opções Z-Depth e Coverage marcadas). O problema é que ele é muito lento no combustion e o efeito num é aquela brastemp. Usualmente o box da conta do recado. Os valores de Near, Far e Size podem ser animados. A forma mais prática de usar o Depth of Field. 11. F3 > Duplo clic no 3D Depth of Field (imagem07). Repare que o view mudo para 3D Depth of Field. 12. Mude o Layout para dois view (imagem07). F3 e duplo clic em Composite. Agora a um view 3D Depth of Field e outro Composite. 12. Deixe o Near e Far em 0 e Size 10. 13. F3 > 3D Depth of Field > 3D Depth of Field Controls, clic no sinal de + à direita do Near (imagem08). 14. No view 3D Depth of Field clic na face frontal do número 1. Isso determina o plano inicial de foco. 15. Clic no sinal de + à direita do Far e no view clic na face do número 6 (imagem 09 e 10). 16. Com o sinal de + à direita do Far ainda selecionado, clic na face do número 2 (imagem11). 17. Clic no sinal de + à direita do Near e no view clic na face do número 1, em seguida clic no sinal de + do Far e no view clic na face do número 9. Os números ficam focados porque há um plano imaginário entre o número 1 e o número 9. 18. Com o + do Far ainda pressionado, no view clic no número 8 e de forma decrescente vá clicando até o 2 e repare que o plano de foco muda a cada clic. 19. Ctrl+Shift+S > Depth_of_Field. Bão, o importante já foi (entender o 3D Depth of Field). Caso queiram continuar, segue o tuts.
O Xikote strala
Criar um bg estilo matrix. 1. Ctrl+N > Type > Particles. Name bg. O resto igual ao passo 1 (do combustion). 2. Ver imagem01. 3. F2 > escolha Area Emitter tool (imagem01). 4. No Viewport, arraste uma janela retangular (nem esquenta com o tamanho). 5. F3 > Matrix Falls > imagem02. 6. Play/Pause. No view as partículas são criadas (default). 7. Home > configure conforme imagem03. 8. Play/Pause. 9. Home > Timeline > arraste a barra toda da trilha Matrix Falls para o quadro -10 (imagem04). Isso faz a emissão começar antes do quadro inicial 10. Timeline > arraste o endpoint da barra da trilha Matrix Falls para o quadro 60 (imagem04). Isso faz a emissão durar 2 segs. 11. Play/Pause. 12. Salve o arquivo bg.cws (o arquivo da cena). 13. Ctrl+R > Tab Output Settings > Video Output > Targa Sequence > Options > Compression None. File Name > digite Matrix e direcione onde será salvo. No Channels marque Color+Alpha e no Range Time 1 e 60 (salva as imagens renderizadas). 14. Ctrl+Shift+o > Depth_of_Field (arquivo criado anteriormente). 15. F3 > marque Composite > Ctlr+I > escolha matrix[####].tga > clic OK. O view Composite deve parecer com a imagem05. 16. F3 > matrix001 > Footage - matrix[####]. Footage Controls > Source > Pixel Aspect Ratio > digite 1.33 O matrix ajusta-se ao view. 17. F3 > arraste o matrix001 abaixo do blur_fog0000 (imagem06). No view o matrix fica como bg. 18. Play (lembre-se, a primeira é sempre lenta (cache)). 19. Home > F3 > blur_fog000 > 3D Depth of Field > ligue Animate (tecla a). No Controls digite Near Plane = -12; Fair Plane = -54 e Size = 10, Blur Type (Box). 20. Vá p/ quadro 50 e digite os mesmos valores, em seguida quadro 60 e digite em Size = 0. Desligue o Animate. 21. Rode a animação e salve o projeto. 22. Renderize. Como esse é o render final eu prefiro avi sem compressão e faço a compressão em outro software. Cada um, cada um.
O Xikote strala
Fog amostra link http://www.youtube.com/watch?v=Sc2n2gsrtOw
O Xikote strala
Fog. Funciona de forma similar ao 3D Depth of View, só o efeito é diferente (Fog). A imagem tem que ter Z-Depth no render do max e o combustion entende como G-Buffer. 1. Crie um novo Composite 3D > 600 x 450 e importe o footage Blur_Fog[####] do exemplo anterior. 2. Ajuste o Pixel Aspect Ratio para 1.33. 3. F3 > blur_fog[####] > right-clic > Operators > 3d Post > 3D Fog. Aparece os controles do 3D Fog. Dai pra frente é contigo meu Rei. Só um lembrete, para usar o sinal de + do Near Plane no view, o view precisa ser 3D Fog (para fazer isso, duplo clic no 3D Fog do Workspace).
O Xikote strala

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710645.

Total de membros registrados: 138120

Últimos membros registrados: leonardo1, jonatasrocha1234, Carlosisidoro, evandro12, carolmous, artica, fhel11, quickchargepro.

Usuário(s) on-line na última hora: 1439, sendo 24 membro(s) e 1415 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: leonardo1, Sergio1987, netinho muniz, Baldo, TadeuB79, Fabio Catelleno, Celso Borttoloto, Eng Damasceno, jonatasrocha1234, Thiago, emersonforentin, Duda, Geraldo Nunes, gvillapouca, Roberto Movanni, Daniel Monteiro, nandao, Reinaldo Silva, Pedro Juliato, gago, mastermax, magster, Osvaldo Arquiteto, Carlos E. Nogueira.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.