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tutorial de luzes

Por: frankdure  

Em: 31/05/2011 13:16

Bom.. achei tão legal o tutorial de luzes que o Regisrock passou que resolvi traduzir pra galera.. espero que ajude.. traduzi bem ao meu estilo e interpretação da coisa, não é nem um pouco ao pé da letra :) Introdução: Há muita pouca informação daquilo que pra mim é a área mais crucial de qualquer artistas de todos os gêneros. Já li incontáveis livros sobre CG mas todos tocam de maneira muito sutil no assunto "Luzes", e pra você se dar bem nessa área deve compreender mais profundamente como elas se comportam no mundo real. Para mim os principais culpados disso são os Livros de textos, que sempre repentem as mesmas formulas de iluminação nas imagens de exemplo. O problema é q a luz ainda é muito mal compreendida e utilizada de forma errônea pelos artistas do mundo inteiro. Os fotógrafos e pintores necessitam compreender mais a fundo a iluminação, porém a luz é um elemento crucial em qualquer arte. Sem utilizá-la é difícil conseguir um realismo, e a cena se torna morta. Como nunca encontrei um artigo bom na internet de luz, resolvi escrever esse. Oq digo aqui foi baseado em minhas observações, assim as minhas idéias e as dos leitores podem divergir. Pode ser que tudo pareça óbvio, e não necessite explicações, mas este tipo de informação nunca é demais, por que podem ocorrer de criarmos cenas em situações que nunca estivemos. Parte 1 : Bem basico Durante todo o tutorial vou usar essa esfera branco num chão branco pros exemplos: Acima é a luz de uma tarde insolarada, agente sabe que o principal foco de luz é o sol, mas nao podemos esquecer que o céu azul também é fonte de luz. A luz ainda bate no chão branco e reflete na Esfera, se tornadno o terceiro ponto de luz. Você ja sabe que cada ponto de luz tem características diferentes, e é isso que quero mostrar. A sombra é formada basicamente pelo sol. O céu azul é uma fonte de luz muito grande e fraca, por isso forma uma sombra muito ralinha que não se vê ( que de qualquer forma tá escondido sobre as sombras do sol). Falarei mais posteriormente sobre luz do sol e tamanho de sombras, mas por enquanto só lembre que quanto menor é a fonte de luz, mais fortes serão as sombras. A luz do céu azul, tem uma forte coloração que torna levemente azulado todos os elementos da cena. A sombra da esfera é azul por que é iluminado por essa luz do céu (No 3D usamos nomes em ingles, lembre-se sempre o que é Skylight, luz do céu). Essa coloração mais visível na sombra, se explica pois a esfera está na frente da luz branca do sol, bloqueando-a.. entao na sombra a luz que predomina é a do céu. A troca constante de luz entre o chão branco e a esfera branca é basicamente luz Azulada que está sendo refletida pelos dois objetos brancos. Essa "troca" de luz por objetos que refletem... é mais intensa em objetos mais próximos.. Por essa razão que observando somente a esfera, você ve o lado esquerdo próximo ao chão mais claro que o centro da esfera, pois está mais próximo do chão por isso trocando mais luz refletida. As parte mais escuras da imagem é a sombra na base da esfera e o centro da esfera. Esse centro da esfera é chamado de zona "terminal", pois está entre a luz provinda do sol e a luz refletida do chão, é uma área que recebe muita pouca luz dessas duas fontes. A sombra na base da esfera é mais "chapada" mais escurona, por que a esfera está tampando a luz do sol, a luz do céu, e a reflexão de troca de luzes entre a esfera e o chao ao mesmo tempo. O lado mais distante da sombra é mais clarinho por que esse recebe mais luz do céu e luz proveniente das trocas entre a esfera e o solo. Por que tem esse "tróço" da zona terminal no centro da esfera? Em parte por causa do efeito do contraste, tá muito próximo de uma área bem iluminada, oque da a sensação de ser ainda mais escuro que é. E também esta recebendo menos luz de troca com o chão. Assim não está nem na área que recebe luz refletida pelo chão, nem na área que recebe luz do sol. Unica luz na área é basicamente a do céu. Mas porque a luz do céu é azul? As luzes são formadas por partículas pequeninas chamadas de "Photons". Essas partículas tem segmentos de onda diferentes de acordo com suas luzes. Luzes azuis tem segmento de onda menor, luzes vermelhas tem segmento de onda maior. A luz do sol é branca, significa que ela possue todas as cores.. pois a junção de todas as cores cria o Branco. Basicamente o branco é formado pelas cores do arco-íris, que em ordem crescente do tamanho dos segmentos de onda são: violeta, roxo, azul, verde, amarelo, laranja e vermelho. Na real oque acontece é que photons com segmentos de luz mais curtos viajando pela atmosfera terrestre muitas vezes de dispersam. A atmosfera é formada por gases, átomos e moléculas que dão uma forma física (um corpo) a atmosfera. Os phótons colidem com esses corpos da atmosfera, desviando a direção ou dispersando-se. O fato é que ondas curtas terão maior possibilidades de serem dispersadas refletindo-se e voltando se para todos os lados, predominando assim no céu a cor azul. Em dias de céu azul, essa reflexão de ondas curtas pelos gases e átomos da atmosfera está sendo refletida por tudo ao nosso redor. Segmentos de luz maiores como o Vermelho, podem viajar mais longe pela atmosfera sem serem refletidos ou dispersados. Os pores do sol são predominantemente vermelhos, pois o sol está vindo de um ponto mais baixo, e quanto mais baixo for na atmosfera maior a pressão ou seja, maiores "corpos" como gases e átomos para serem refletidos. Dessa forma a luz azul é ainda mais refletida, quase por completa em sentido contrário.. e a luz que sobra é predominantemente as luzes de segmento mais longos como amarelo, laranja e vermelho. Note que as ondas azuis estao sendo refletidas pro lado oriental.. e as luzes vermelhas vindo em nossa direção, assim as luzes azuis servirao como um complemento lá trás ao céu. As sombras na foto têm uma cor azul bem forte, pois estão sendo iluminadas pelo céu azul. Reflexões de Luz Quando a luz bate em uma superfície parte dela é absorvida e outra é refletida pela superfície. Isso vai depender da cor da superfície, superfícies Vermelhas por exemplo, absorverão todas as outras cores e refletirão apenas a cor vermelha (ou a maior parte a cor vermelha). Um objeto branco refletirá todos os segmentos de onda, e um objeto preto absorverá todos. Assim se uma superfície reflete a cor da superfície, consequentemente estará iluminado os objetos a sua volta com a sua cor. Esse efeito é chamado de Radiação (Radiance). A cor dos objetos próximos serão igualmente afetados pela luz que foi refletida por outros. Note que a luz que foi refletida pela venesiana na imagem, é refletida e bate na parede. Como a venesiana é Bege, refletiu apenas essa cor.. Que foi refletida pra parede que é branca, como já dito o branco reflete todas as cores, inclusive a bege de volta, se tornando visível. O abdômen dessa abelha está avermelhado, pois o mesmo vermelho foi refletido pelas asas. Radiação é um fenômeno indispensável, e tem uma forte ligação para que as luzes se tornem visíveis. Em luzes mais fracas o fenômeno pode não ser muito visível, mas em luzes fortes afeta muitos objetos na cena com a coloração dos demais. Se a luz é refletida por objetos da mesma cor, forma-se uma cor mais Saturada, Já que mais objeto refletem jogando a mesma cor numa mesma superfície. A soma de luzes, é sempre uma luz mais brilhante, e voce pode notar esse fenômeno em dias ensolarados. Na foto acima, a luz vindo da janela bate na venesiana de madeira, que reflete a cor da madeira contra a superfície de outra madeira.. tornando a cor mais viva e saturada. Exagerando na luz (ou na falta dela) de maneira realística: É natural numa cena equilibrar as luzes, os efeitos de saturação com sombras.. Mas há momentos que sua noção artística terá que esquecer isso. Como uma cena de névoa, neve ou uma cena noturna. O artista pode enfatizar uma dessas situações para dar um impacto visual maior a uma cena, ou demonstrar um sentimento. A luz extrema é predominantemente branca, e pode dar um ar mais exageradamente claro e ofuscante a sua cena. As luzes ofuscante geralmente são leves e a nitidez e riqueza de detalhes da cena como um todo diminui bastante. A luz extrema é encontrado na neve por exemplo, onde até mesmo as sombras são luzes, devido a extrema quantidade de luz refletida pela neve ao redor. Essa imagem é limitada por uma paleta de cores muito simples, branco, preto e tons de cinza. Cenas de Pouca luz: As cenas de pouca luz possuem pouca luz da natureza. O contraste é normalmente mais elevado, e a luz é uma luz mais dura (mais chapada). Pouca luz cria uma atmosfera mais morta, e normalmente é usada pra esse efeito. Normalmente usamos pouca luz para cenas noturnas, porém pode ser usado em cenas de tempestade ou interiores. A dramaticidade dessa imagem é causada pela pouca luz na cena Uso do Branco A maioria das luzes que vemos no nosso dia-a-dia são luzes coloridas. Mas nosso cérebro é muito bom em filtrar isso. De modo que as luzes normalmente são uma grande mistura de cores primárias, mas nosso cérebro interpreta como branco. Mesmo se uma luz colorida bate muito forte numa superfície, temos a habilidade de filtrar essa informação e sabermos a cor do objeto real. Uma ótima maneira de notar isso é pegar sua camera digital e tirar uma foto sem configuração alguma, no modo "Dia" da sua câmera. Na foto abaixo fotografei o porquinho com a janela como fonte de luz. Ela é uma luz baixa e neutra vindo do céu. Na próxima foto eu fechei as cortinas, e usei uma lâmpada de 60W como minha fonte de luz. Quando é nossos olhos que vêem o porquinho, tanto com a luz da janela, ou com a lâmpada. Para nosso cérebro as cores do porquinho são as mesmas. Porém ficou muito provado por essas duas imagens que não é bem assim, já que a camera digital sem configuração não é capaz de interpretar e filtrar as cores com a perfeição que nosso cérebro faz. Uma maneira boa de se confirmar isso, é ver as casas de longe, numa noite qualquer. Você observará que cada janela de cada casa possui um tom diferente.. algumas mais brancas e outras mais amareladas, porém se você estivesse dentro dessas casas ou apartamentos, você dificilmente notaria a diferença. Ver a luz da lâmpada de um local mais afastado ajuda a revelar sua verdadeira cor. Algo semelhante acontece quando estamos na sombra, onde a luz predominante é a azul do céu. Nosso cérebro filtrará essa informação, mas se formos para uma região ensolarada e então olharmos pra sombra, notamos o quão tudo estava azulado. Há centenas de casos que tenho certeza que muitos de nós nunca nos demos conta. Como as luzes fluerecentes geralmente tem uma base esverdeada, Luzes das ruas são normalmente alaranjadas, Anoitecer vai de amarelo claro ao vermelho, etc. Quando estamos na posição da imagema luz parece neutra, com um passo atrás em direção ao sol, notamos como era muito azul. Luz de 3 pontos, e porque é uma Droga: Os livros de modelagem 3D normalmente ensinam novatos a usar esse sistema de iluminação em 3 pontos. E os novatos vêem isso como regra em suas cenas. Foi desenvolvido primeiramente como um recurso de iluminar fotografia, e a única vantagem é que é facil de se entender e apender. Trata-se de uma luz principal brilhante vinda de um lado, uma um pouco mais fraca do outro lado e a ultima lá atrás da cena servindo para suavizar as bordas e luzes muito fortes. O principal problema com isso, é que não é o que ocorre na realidade. O uso de uma luz de fundo só pode existir se você quiser dar uma dramaticidade exagerada a sua cena ou um efeito especial. A luz lá trás da cena pode parecer eficaz ao primeiro olhar, mas deve ser tratada com muito cuidado. Essa iluminacao de 3 pontos nao existe na natureza, por isso parece ser tao falsa. O fato é que tantos livros de 3D falam dela que ja se tornou saturada, e cansativa. Essa técnica foi abandonada por fotógrafos há muito tempo. Se você procura uma ótima iluminação, a melhor maneira é compreender como a luz se comporta na realidade, e dispor as luzes a sua maneira. Os 3 pontos de luzes foram muito utilizados no passado e de fato torana todas as fotos muito parecidas, o resultado na fotografia é cansativo, se você quer seus próprios resultados de iluminação com perfeição. Pense por você mesmo ;) -------------------- Primeira parte do tutorial, assim que der traduzo a segunda [Editando] É a tradução desse tutorial: http://www.itchy-animation.co.uk/tutorials/light01.htm Do "Richard" ;)
Parte 3: A Luz Natural A luz natural possui muitas maneiras diferentes, e as alterações em sua cena podem ser enormes. A fonte das luzes naturais é o SOL, entretando é diferente em condições climáticas diferents, estações diferentes e horários do dia diferentes. As diferenças da luz varia de mutio forte, mediana a muito fraca. A luz do sol básica é descrita no diagrama abaixo, é o que nós consideramso um dia ensolarado normal: A luz representa um dia, na metade da manha ou metade da tarde. E é provavelmente o horário que a luz do sol mais se manifesta em termos de força e cor. Porém ainda há 2 fatores importantes na luz natural.. As nuvens refletindo ou bloqueando os raios solares. Como já falamos na primeira parte, a atmosfera dispersa segmentos curtos de onda que tem o efeito de criar o céu azul e mostrar a luz do sol em si. Quanto mais "ar" a luz tiver que passar.. mais reflexoes e disperções de luz ocorrem. Isso significa que quando o sol nasce mais baixo, tem uma área maior de ar para ultrapassar. Isso causa disperção maior no início e no fim do dia. Isso significa que a luz tem carácter be diferente em horarios diferentes do dia. Há tmb as circunstancias especiais quando o sol está abaixo do horizonte. Qual os photons repelidos do sol, é a unica fonte de luz. As nuvens tmb são importantíssimas nas condições da luz natural. As nuvens são translúcidas, o que significa que passa luz por elas, mas de forma difusa, significa que a luz é modificada pelas características das nuvens. Quando photons passam por translucência como vidros se mantém paralelos, porém o que ocorre nessas superfícies é que o angulo dos photons podem se alterar ( Causando o chamado Caustic no 3D). Que é um fenomeno semelhante a dispersão da luz na atmosfera. Porém nas nuvens acontecem com todos segmentos de onde de luz, e não só as mais curtas. O efeito que a nuvem causa, é amassiá-la e torná-la um pouco mais fraca. Transformando uma fonte pequena e forte (O sol) em uma fonte grande e fraca de luz (O céu inteiro). A cor também é afetada pelas nuvens, Já que as nuvens escondem o Azul do céu. Sol Ao meio dia: Quando o sol está no ponto mais alto do céu.. e a luz dele é mais forte do que nunca. O contraste é muito grande, as sombras são muito escuras, tao escuras que filmes fotográficos normalmente captam como totalmente preto. Embora que ao olho nú ainda de pra ver alguns detalhes nas sombras. Para esse tipo de luz ser bem fiel, deve ser be forte com grandes contrastes. O efeito da luz forte, torna a imagem muito saturada.. com cores mais fortes do que nunca. Os fortes contrastes pode dificultar a condição de fazer imagens atraentes. Entretando com um contraste um pouco reduzido pode ser muito legal para sua cena. Agua por exemplo, ficará muito mais realística nessa condição de luz forte, muitas imagens de mar, são feitas ao meio dia. Em outros casos os grandes contrastes podem ser usados de forma criativa. A luz forte, e as sombras pequenas nao ajudam muito para dar forma as coisas. E a baixa saturação é outro inconveniente. Muitos fotógrafos evitam usar a luz do meio dia, mas não significa q seja impossivel. Como a maioria das coisas que vao contra a sabedoria normal das coisas, podem criar soluções convenientes e criativas. Essa imagem é totalmente ao meio dia. note como a areia é branca e a sombra escura. O contraste é muito elevado para a camera conseguir captar as escalas perfeitas de cores. Fotografias aquáticas são excelents ao meio dia por que a luz está num angulo bom para que nao seja refletida contra nós. Ao contrário dos outros temas de imagens, as aquaticas são muito mais favoráveis com essa luz. Essa imagem mostra o contraste forte ao meio dia usando um filtro infra-vermelho para dar a imagem uma aparecia tao dramática. Entardecer Enquanto o sol vai baixando vai ficando mais fraco. De modo que o amarelo fica mais visível nela. O céu também fica muito mais azul pois os níveis de branco diminuem. As luzes ao entardecer sao consideradas as mais belas, pois o contraste é mais fino e mais atrativo ao olho. Mais ou menos 1 hora antes do por do sol, é o momento mais ideal. Os fotógrafos e os diretores de filmes chamam essa hora de "hora dourada" por que a qualidade fotográfica é tremendamente ideal. A saturação da cor nessa hora é muito alta. e a cor da luz em si, dá uma percepção muito boa das formas, dando uma aparencia bem rica. O equilibrio entre as cores fica muito bom, o que é muito usado nos filmes e anúncios. Você pode claramente ver o amarelo-alaranjado nas chaminés nessa foto Aqui os pêlos lustrosos desse cão reflete perfeitamente a luz amarelada em um lado, e as azuladas do outro lado. Essa fotografia seria muito chata sem a luz perfeita Pôr do sol Nesse horário o sol está ficando alaranjado para vermelho. E a luz está muito mais fraca, significa que os contrastes são menores. Isso também significa que as áreas de sombra ganham uma iluminação maior do céu. As sombras no pôr do sol sao mutio longas, e as texturas muito aparentes. O céu pode ser incrivelmente colorido se tiver alguma nuvem, Agora as núvens são iluminadas por baixo. E mostram cores avermelhadas, muito dramático. Essas cores adicionam complexidade a cor do céu, consequentemente adicionam mais cor as áreas de sombra, as vezes indo a roxo ou cor-de-rosa. O por do sol e si, tmb varia muito de cor, se você observar varios pores do sol em seguida, verá que nenhum será o mesmo. Aqui a luz do sol é um laranja profundo, e as sombras um roxo intenso misturados com a cor do céu. O contraste é muito baixo, e aqui a luz do sol e do céu estao muito igualadas em intensidade e cor no brilho das rochas. Os pores do sol são curtos, e as mudanças muito rápidas. Uma cena como esta dura poucos minutos até o sol sumir debaixo do horizonte. Minutos antes de escurecer (até 1 hora antes) É um momento muito especial com a luz muito bela. O sol ja não está mais no céu, apenas o próprio céu é a fonte de luz. Entao a luz é muito leve com poucas sombras os contrastes e as cores são muito delicados. Normalmente depois que o sol some, surge um céu rosado no lado Leste do céu. É chamado de "AlpenGlow" o que ocorre muito frequentemente mas surpreende aqueles que não estão acostumados em olhar. AlpenGlow pode causa um rosa muito intenso nos objetos que refletem, como casas brancas, areia ou agua. O rosa em si é muito fraco pra afetar superfícies mais escuras como folhagens. Assim frequentemente a terra pode ja estar muito escura nessa hora. No entando o AlpenGlow não é somente minutos antes de anoitecer que ocorre. Em outras vezes o céu oriental é apenas azul e há uma cor alaranjada onde o sol está iluminando o céu já abaixo do horizonte. O fenomeno no céu oriental é muito curto, ja o amarelado, laranja ou vermelho na parte ocidental do céu pode durar 1 hora. O céu pode possuir um vivo e profundo azul, que se torna muito belo contrastando com as lâmpadas nas casas. O céu deve estar limpo para aparecer a cor cor de rosa, caso contenha nuvens, a noite cai muito mais rapidamente. O céu oriental cor-de-rosa é muito visível nessa imagem. A cor é muito comum no céu após o pôr do sol, Note como as superfícies que não refletem como as folhagens se tornam muito escuras, diferente das superfícies brancas. Aqui a agua e o barco refletem o cor de rosa do céu junto com o azul No anoitecer nublado a luz se torna mais azul. Sol Encoberto O céu se torna a principal fonte de luz, com um azul muito intenso e as sombras macias. Se a atmosfera nao refletisse a luz, não haveria iluminação aqui, se você tivesse na lua por exemplo, seria totalmente preto. A luz do sol ainda pode ser refletida por outros objetos, como paredes por exemplo, e criar esse efeito. Essa forma de luz é muito comum em florestas muito densa. O azul é muito visível nas sombras. Apesar da luz ja ter sido toda desviada, ainda possue um sentido muito forte, vem de cima, as outras direções estão sendo bloqueados pelas paredes. A planta ficou muito azulada com o céu Nublado A luz nublada muda bastante, dependendo da espessura da nuvem e da hora. Contrário à opinião popular pode realmente ser completamente bonito e tem algumas qualidades atrativas. Desde que o céu inteiro está agindo como uma fonte clara e macia de luz difundindo com sombras muito fracas. O contraste é baixo e a saturação da cor é geralmente bem elevada. A cor depende da hora. O céu durante o dia está azul, mas as nuvens estão bloqueando esse azul. Se o sol está masi ou menos fraco, as nuvens muda de branco pra cinza, depende tmb da grossura da núvem. Quanto mais o sol vai descendo, mais azulado o céu vai ficando. A luz nublado normalmente é vista como chata, mas pode ser bonita. Como é muito fraca e chapada nos objetos, pode ser boa pra mostrar a cor e a textura nas coisas. Os objetos reflexiveis podem refletir o céu que reflete fracamente de volta intensificando os reflexos, isso pode ser notado na superfície da água. Por causa do baixo contraste, e a neutralidade das cores nubladas, elas pode se tornar muito saturadas. Note como as cores fortes, como o vermelho, ganham certo destaque com a reflexao do céu. A cor difusa do céu mostra a forma dessas uvas, mas o contraste é pequeno o bastante que é quase perdido nas sombras. Denvo as cores estão bastante saturadas. O céu cria reflexões prateadas bonita na agua, Um dos segredos de se fazer uma foto bonita com o céu nublado, é justamente não mostrar o céu, mas sim os seus efeitos. ----------------------------- Esse capítulo é muito Grande.. hehehe to traduzindo direto desde o começo, vou dar um descansada depois termino :)
Bom, como prometido deixa eu terminar... Dessa vez vou até o fim.. e vai tar o tutorial 100% traduzido ^^ (O autor não terminou o tutorial ainda.. ele ainda promete fazer mais 3 capítulos, mas tudo q ele fez até agora tá traduzido) ---------------------------------------------- Nublado Brilhoso Em dias onde as nuvens são muito finas, é possivel vir luz quase que direta do sol. Criando sombras fortes, mas que podem ser mais macias, dependendo da quantidade de nuvens tampando o sol. Céu brilhoso é quase como uma junção de uma luz do sol com bastante contraste com as nuvens mias grossas que amenizam certas áreas. Em dias onde há nuvens mais finas o céu pode apresentar muitas texturas, diferente de dias com nuvens mais grossas, que tornam tudo muito cinzento. As espessuras das nuvens, ou pequenas distâncias entre elas podem também ajudar a iluminar o ambiente com a luz do céu. com a luz do céu (Skylight) azul e uma luz direta do sol (Direct Light no 3D) amarelada que reflete na superfície das nuvens. As cores do céu podem variar bastante com as nuvens mais finas, criando um céu que muitas vezes impressiona pela beleza. Outro fator importante, é que de longe as nuvens podem simplesmente parecer laranja ou amarelas por causa da reflexão de luz, mesmo se for meio dia. Um nublado brilhoso causa uma sensação maior de luz ao ambiente do que quando tem nuvens muito grossas. Mas as sombras ainda são preenchidas pala luz acinzentada das demais nuvens. Aqui a luz do céu é forte o suficiente para fazer o bichinho brilhar, porém as sombras ainda são fracas pois as nuvens iluminam essa área. Perceba como é tudo cinza, não tem nenhum azul, pois o céu está totalmente coberto pelas nuvens. Nuvens distantes entre si, luzes fortes, luz difusa É muito comum a luz vir fragmentada pelos bloqueios das nuvens, vir alterada e misturada por mais pontos de luz, e apesar dos pontos de luzes nesse caso serem muito diferentes entre si, coloquei tudo num mesmo tópico. Com as nuvens fragmentadas o efeito de luz é completamente diferente, pois junta o Azul da luz do céu ao ambiente. As nuvens claras causarão sombras, e a luz azul do céu será visível nessas sombras. Pode ter muito contraste, e o fundo acizentado lança uma luz de efeito dramática onde as luzes do sol batem, com a diferença da luz do sol, com a luz das nuvens, criando interações de luz muito interessantes. O céu pode ser muito colorido com vários fatores que definem isso: hora, espessura da nuvem, abertura nas nuvens, distancia entre elas, etc. As cores variam de misturas de azul com amarelo, laranjas e cinzas. A luz muda muito rapido com o movimento das nuvens, com a luz do sol aparecendo e desaparecendo de momento em momento. Luzes fragmentadas como aquelas que tem debaixo de árvores em dias de sol intenso, são causadas pelos inúmeros bloqueios de luz na natureza. É uma luz de contraste elevado, principalmente pela luz fragmentada pelos bloqueios, a maioria das cameras fotográficas e de video não são capazes de capturar as diferenças de tonalidades dentro das áreas escuras, embora que ao olho nú, são muito visíveis. A luz forte nas áreas onde a luz não é bloqueada, é um contraste enorme com as áreas onde a luz é bloqueada, se tornando em muitos lugares um puro branco em algumas partes dessa foto. Aqui denovo, a camera nao pode suportar as grandes variações de cinza nas sombras dessa foto. Luz do céu Versus céu escuro, causa uma cena tremendamente dramática. Noite Embora o sol nao esteja mais no céu, geralmente o céu tem uma luz bem fraquinha ainda. Essa luz pode vir da própria luz do sol que ainda está sendo dispersado pela atmosfera, mesmo que o sol nao esteja visível, ou da luz da Lua. As estrelas são muito fracas pra causar qualquer efeito considerável de iluminação no nosso ambiente. O truque de criar uma cena noturna é lembrar que o céu deve estar sempre mais claro que a terra (ao menos se houverem luzes artificiais na terra). Observe a imagem abaixo, a da esquerda tá Certa, a da direita é fisicamente impossivel por a luz não viria de lugar algum: Se a Lua estiver aparente, lembre-se de algo muito importante! Ela é a luz do sol refletida, de forma que terá todas as propriedade que o sol possui. A lua perto do horizonte pode se tornar Vermelha ou amarela, mas quanto mais alta no céu, mais branca se transforma. A superfície da luz é praticamente incolor, com tons de cinza, Se você ver fotos da lua, vai parecer que são fotos preto-e-branco, até você ver cores nos astronautas. A luz do céu é obviamente fraca e difusa, porém com uma lua mais forte pode se tornar parecido com o sol. A diferença principal, é q é obviamente mais fraca que a luz do sol, Assim os contrastes da lua com o céu, será diferente que durante o dia. Outra coisa que você deve lembrar é q a lua é geralmente pequena ao olho nu, mas pode ser as vezes representada maior que na vida real. Em termos de cor do ambiente, nossos olhos não foram projetados para se ver a noite, de forma que as coisas se tornam muito incolores. Entretando você pode fotografar perfeitamente ao anoitecer, só deixando o obturador da câmera aberto por mais tempo, pode parecer muito com um dia ensolarado. Mesmo com o obturador aberto pouco tempo, dá para notar muito mais cores que ao olho nú. Um truque muito utilizado no cinema, é filmar durante o dia, mas usar um filtro forte azul na lente, criando a ilusão que é noite. Outro fator importante que deve-se notar a noite, é a influencia de outras fontes de luz. Na Inglaterra (ou seja lá onde você mora), você sempre verá luzes da cidade incandencentes em algum lugar, ou refletindo debaixo das nuvens de forma mais fraca. Você deve ir a lugar muito remotos pra evitar essas "poluições" da luz, do mundo moderno. Nas áreas, onde não há luzes artificiais a terra é muito escura comparada com o céu. Perceba como os telhados em primeiro plano ainda refletem o céu, apesar da escuridão. A cor da luz do céu é sempre mais forte em fotografias do que ao olho nú. Aqui a luz ta meio avermelhada ou amarronzada, por que estava baixa no céu quando essa foto foi tirada. Cores no Céu O céu é muito colorido, se você observar todos os dias, verá uma escala muito grande de cores e tonalidades. Muitos fatores influencia as cores do céu e das nuvens, assim como a hora, e quanto as nuvens tampam a visao do céu e a distância entre essas nuvens. Se a nuvem tiver espessuras desiguais, ou pequenos furos entre elas, você notará grandes diferenças em como a luz se comporta, e na sua quantidade e cor no céu. Criando texturas e variações imprevisíveis. A luz natural e o céu em particular, quase sempre possuem cores, e o céu é constantemente uma fonte de luz, não importa quão forte o sol esteja. Não faço a menor idéia oq causa aquele fundo rosado, talvez por que o sol da manha ta lá trás, o céu está sempre mudando e é muito imprevisível. Volume A luz interage tmb com a atmosfera se houverem partículas suspensas para refletir ou absorver a luz. Partículas de agua, névoa ou outros "poluentes" causam uma sensação de volume, criando raios de luz, ou névoas brilhantes. O ar em si, causa muitas alterações de luz, e objeots mais ditantens tendem a aparecer mais azulado e menos contrastado, apenas pelos efeitos do ar. A nevua é bem similar ao ar em si, só obviamente mais denso, difunde a luz,mantendo a intensdiade de luz igual em todas as partes da névoa e em todos os sentidos. Quando voce fotagrafar a névoa, o medidor de luz da câmera, mostrará incrivel mesmo valor, não importa que lugar da névoa voce aponte. O ar suspenso normalmente causa efeitos azulados ou brancos dependendo do tempo, branco se tiver nuvens ou azulado com a luz do céu. A névoa é branca como nuvens, mas podem se alterar refletindo qualquer luz de outra cor vinda do céu ou do sol, assim na prática pode ficar alaranjada, azulada ou amarelada. Os raios de luz como esse, são causados por partículas de ar na atmosfera que "param" a luz. Aqui a névoa é um azul profundo pois reflete o céu acima dela, as árvores protegem a névoa da força do sol, de maneira que nao se tornou amarelada ou alaranjada. Essa névoa densa dessa cena de névoa cria uma luz muito difusa, não há qualquer sombra abaixo das árvores. Água Agua também causa grandes variações de luz no ambiente. A agua muda muito a aparecia e a capacidade de reflexão dos objetos molhados, justamente por refletir bem mais e causando bem mais destaque. O orvalho molhado e iluminado por exemplo, causa pequenos brilhos intensos por causa das partículas de água nele, cada gota age como uma lente. Essas reflexões "Specular" são raras na natureza, quase sempre só quando há agua no ambiente, de forma que notamos a existencia de agua de forma muito rapida. Como luzes volumétricas a agua pode criar grandes ambientes de luz. Outro efeito da agua é refletir mais forte as luzes, se voce tirar a foto de alguem no mar, verá que a pessoa aparecerá muito mais clara que o normal. A agua causa muitos efeitos atmosféricos como arco-íris, anéis de gelo ou efeitos de volume na atmosfera. As gotas de agua causaram muitos brilhos "Specular" na superfície. Mesmo num céu nublado como este, note que as gotas refletem o céu branco. O chão parece um grande espelho e nos conta que está molhado. O líquido gosmento nessa imagem dá um destaque maior a superfície, acentuando a textura da pele. sabemos que a textura está molhada por esse tipo de brilho não é comum na natureza. Considerações Finais A luz natural muda muito, mas segue alguns padrões e regras, que é muito difícil de se aprofundar num artigo como este. O que quero passar é umas linhas de raciocínio, que vão lhe ajudar em diferentes ocasiões, criando suas próprias opiniões e experiências, você se torna um expert em luz, e identificará num primeiro olhar erros grotescos de luz em filmes ou imagens, porém lembre-se q a luz real é somente um ponto de partida e de aprendizado, exagerá-la as vezes em sua cena, poderá dar um efeito muito mais belo e passar muito melhor as suas idéias na cena. Uma coisa que eu queria lhe deixar a par, é que há exceções, quer dizer. Um outros conceitos como, a luz da sombra deve tar em armonia com a cor da luz, isso é muito normal para nosso cérebro, mas ocorre as vezes de forma diferente. Isso quer dizer que em se tratando de luz, muito pouco é regra, e sempre há exceções. O artista mais incrível na arte da luz é "Claude Monet". A maioria dos seus trabalhos "brincam" com luzes, apesar de seu estilo de pintura ser um pouco largado, sua compreenção da luz é perfeita. Fez diversos estudos que tratam justamente das mudanças de luz, como sua série de "Haystacks" e a catedral de "Rouen".

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