Bom, como prometido deixa eu terminar...
Dessa vez vou até o fim.. e vai tar o tutorial 100% traduzido ^^
(O autor não terminou o tutorial ainda.. ele ainda promete fazer mais 3 capítulos, mas tudo q ele fez até agora tá traduzido)
----------------------------------------------
Nublado Brilhoso
Em dias onde as nuvens são muito finas, é possivel vir luz quase que direta do sol. Criando sombras fortes, mas que podem ser mais macias, dependendo da quantidade de nuvens tampando o sol. Céu brilhoso é quase como uma junção de uma luz do sol com bastante contraste com as nuvens mias grossas que amenizam certas áreas.
Em dias onde há nuvens mais finas o céu pode apresentar muitas texturas, diferente de dias com nuvens mais grossas, que tornam tudo muito cinzento.
As espessuras das nuvens, ou pequenas distâncias entre elas podem também ajudar a iluminar o ambiente com a luz do céu. com a luz do céu (Skylight) azul e uma luz direta do sol (Direct Light no 3D) amarelada que reflete na superfície das nuvens.
As cores do céu podem variar bastante com as nuvens mais finas, criando um céu que muitas vezes impressiona pela beleza.
Outro fator importante, é que de longe as nuvens podem simplesmente parecer laranja ou amarelas por causa da reflexão de luz, mesmo se for meio dia.
Um nublado brilhoso causa uma sensação maior de luz ao ambiente do que quando tem nuvens muito grossas. Mas as sombras ainda são preenchidas pala luz acinzentada das demais nuvens.
Aqui a luz do céu é forte o suficiente para fazer o bichinho brilhar, porém as sombras ainda são fracas pois as nuvens iluminam essa área. Perceba como é tudo cinza, não tem nenhum azul, pois o céu está totalmente coberto pelas nuvens.
Nuvens distantes entre si, luzes fortes, luz difusa
É muito comum a luz vir fragmentada pelos bloqueios das nuvens, vir alterada e misturada por mais pontos de luz, e apesar dos pontos de luzes nesse caso serem muito diferentes entre si, coloquei tudo num mesmo tópico.
Com as nuvens fragmentadas o efeito de luz é completamente diferente, pois junta o Azul da luz do céu ao ambiente. As nuvens claras causarão sombras, e a luz azul do céu será visível nessas sombras.
Pode ter muito contraste, e o fundo acizentado lança uma luz de efeito dramática onde as luzes do sol batem, com a diferença da luz do sol, com a luz das nuvens, criando interações de luz muito interessantes.
O céu pode ser muito colorido com vários fatores que definem isso: hora, espessura da nuvem, abertura nas nuvens, distancia entre elas, etc.
As cores variam de misturas de azul com amarelo, laranjas e cinzas. A luz muda muito rapido com o movimento das nuvens, com a luz do sol aparecendo e desaparecendo de momento em momento.
Luzes fragmentadas como aquelas que tem debaixo de árvores em dias de sol intenso, são causadas pelos inúmeros bloqueios de luz na natureza.
É uma luz de contraste elevado, principalmente pela luz fragmentada pelos bloqueios, a maioria das cameras fotográficas e de video não são capazes de capturar as diferenças de tonalidades dentro das áreas escuras, embora que ao olho nú, são muito visíveis.
A luz forte nas áreas onde a luz não é bloqueada, é um contraste enorme com as áreas onde a luz é bloqueada, se tornando em muitos lugares um puro branco em algumas partes dessa foto.
Aqui denovo, a camera nao pode suportar as grandes variações de cinza nas sombras dessa foto.
Luz do céu Versus céu escuro, causa uma cena tremendamente dramática.
Noite
Embora o sol nao esteja mais no céu, geralmente o céu tem uma luz bem fraquinha ainda. Essa luz pode vir da própria luz do sol que ainda está sendo dispersado pela atmosfera, mesmo que o sol nao esteja visível, ou da luz da Lua. As estrelas são muito fracas pra causar qualquer efeito considerável de iluminação no nosso ambiente.
O truque de criar uma cena noturna é lembrar que o céu deve estar sempre mais claro que a terra (ao menos se houverem luzes artificiais na terra).
Observe a imagem abaixo, a da esquerda tá Certa, a da direita é fisicamente impossivel por a luz não viria de lugar algum:
Se a Lua estiver aparente, lembre-se de algo muito importante! Ela é a luz do sol refletida, de forma que terá todas as propriedade que o sol possui. A lua perto do horizonte pode se tornar Vermelha ou amarela, mas quanto mais alta no céu, mais branca se transforma.
A superfície da luz é praticamente incolor, com tons de cinza, Se você ver fotos da lua, vai parecer que são fotos preto-e-branco, até você ver cores nos astronautas.
A luz do céu é obviamente fraca e difusa, porém com uma lua mais forte pode se tornar parecido com o sol.
A diferença principal, é q é obviamente mais fraca que a luz do sol, Assim os contrastes da lua com o céu, será diferente que durante o dia.
Outra coisa que você deve lembrar é q a lua é geralmente pequena ao olho nu, mas pode ser as vezes representada maior que na vida real.
Em termos de cor do ambiente, nossos olhos não foram projetados para se ver a noite, de forma que as coisas se tornam muito incolores. Entretando você pode fotografar perfeitamente ao anoitecer, só deixando o obturador da câmera aberto por mais tempo, pode parecer muito com um dia ensolarado.
Mesmo com o obturador aberto pouco tempo, dá para notar muito mais cores que ao olho nú.
Um truque muito utilizado no cinema, é filmar durante o dia, mas usar um filtro forte azul na lente, criando a ilusão que é noite.
Outro fator importante que deve-se notar a noite, é a influencia de outras fontes de luz. Na Inglaterra (ou seja lá onde você mora), você sempre verá luzes da cidade incandencentes em algum lugar, ou refletindo debaixo das nuvens de forma mais fraca. Você deve ir a lugar muito remotos pra evitar essas "poluições" da luz, do mundo moderno.
Nas áreas, onde não há luzes artificiais a terra é muito escura comparada com o céu. Perceba como os telhados em primeiro plano ainda refletem o céu, apesar da escuridão.
A cor da luz do céu é sempre mais forte em fotografias do que ao olho nú.
Aqui a luz ta meio avermelhada ou amarronzada, por que estava baixa no céu quando essa foto foi tirada.
Cores no Céu
O céu é muito colorido, se você observar todos os dias, verá uma escala muito grande de cores e tonalidades. Muitos fatores influencia as cores do céu e das nuvens, assim como a hora, e quanto as nuvens tampam a visao do céu e a distância entre essas nuvens.
Se a nuvem tiver espessuras desiguais, ou pequenos furos entre elas, você notará grandes diferenças em como a luz se comporta, e na sua quantidade e cor no céu. Criando texturas e variações imprevisíveis.
A luz natural e o céu em particular, quase sempre possuem cores, e o céu é constantemente uma fonte de luz, não importa quão forte o sol esteja.
Não faço a menor idéia oq causa aquele fundo rosado, talvez por que o sol da manha ta lá trás, o céu está sempre mudando e é muito imprevisível.
Volume
A luz interage tmb com a atmosfera se houverem partículas suspensas para refletir ou absorver a luz. Partículas de agua, névoa ou outros "poluentes" causam uma sensação de volume, criando raios de luz, ou névoas brilhantes.
O ar em si, causa muitas alterações de luz, e objeots mais ditantens tendem a aparecer mais azulado e menos contrastado, apenas pelos efeitos do ar.
A nevua é bem similar ao ar em si, só obviamente mais denso, difunde a luz,mantendo a intensdiade de luz igual em todas as partes da névoa e em todos os sentidos.
Quando voce fotagrafar a névoa, o medidor de luz da câmera, mostrará incrivel mesmo valor, não importa que lugar da névoa voce aponte.
O ar suspenso normalmente causa efeitos azulados ou brancos dependendo do tempo, branco se tiver nuvens ou azulado com a luz do céu. A névoa é branca como nuvens, mas podem se alterar refletindo qualquer luz de outra cor vinda do céu ou do sol, assim na prática pode ficar alaranjada, azulada ou amarelada.
Os raios de luz como esse, são causados por partículas de ar na atmosfera que "param" a luz.
Aqui a névoa é um azul profundo pois reflete o céu acima dela, as árvores protegem a névoa da força do sol, de maneira que nao se tornou amarelada ou alaranjada.
Essa névoa densa dessa cena de névoa cria uma luz muito difusa, não há qualquer sombra abaixo das árvores.
Água
Agua também causa grandes variações de luz no ambiente.
A agua muda muito a aparecia e a capacidade de reflexão dos objetos molhados, justamente por refletir bem mais e causando bem mais destaque.
O orvalho molhado e iluminado por exemplo, causa pequenos brilhos intensos por causa das partículas de água nele, cada gota age como uma lente.
Essas reflexões "Specular" são raras na natureza, quase sempre só quando há agua no ambiente, de forma que notamos a existencia de agua de forma muito rapida. Como luzes volumétricas a agua pode criar grandes ambientes de luz.
Outro efeito da agua é refletir mais forte as luzes, se voce tirar a foto de alguem no mar, verá que a pessoa aparecerá muito mais clara que o normal.
A agua causa muitos efeitos atmosféricos como arco-íris, anéis de gelo ou efeitos de volume na atmosfera.
As gotas de agua causaram muitos brilhos "Specular" na superfície. Mesmo num céu nublado como este, note que as gotas refletem o céu branco.
O chão parece um grande espelho e nos conta que está molhado.
O líquido gosmento nessa imagem dá um destaque maior a superfície, acentuando a textura da pele. sabemos que a textura está molhada por esse tipo de brilho não é comum na natureza.
Considerações Finais
A luz natural muda muito, mas segue alguns padrões e regras, que é muito difícil de se aprofundar num artigo como este. O que quero passar é umas linhas de raciocínio, que vão lhe ajudar em diferentes ocasiões, criando suas próprias opiniões e experiências, você se torna um expert em luz, e identificará num primeiro olhar erros grotescos de luz em filmes ou imagens, porém lembre-se q a luz real é somente um ponto de partida e de aprendizado, exagerá-la as vezes em sua cena, poderá dar um efeito muito mais belo e passar muito melhor as suas idéias na cena.
Uma coisa que eu queria lhe deixar a par, é que há exceções, quer dizer.
Um outros conceitos como, a luz da sombra deve tar em armonia com a cor da luz, isso é muito normal para nosso cérebro, mas ocorre as vezes de forma diferente. Isso quer dizer que em se tratando de luz, muito pouco é regra, e sempre há exceções.
O artista mais incrível na arte da luz é "Claude Monet".
A maioria dos seus trabalhos "brincam" com luzes, apesar de seu estilo de pintura ser um pouco largado, sua compreenção da luz é perfeita. Fez diversos estudos que tratam justamente das mudanças de luz, como sua série de "Haystacks" e a catedral de "Rouen".