Após uma uma dúvida de um leitor aqui do fórum criei este tutorial para mostrar uma forma fácil e bem simples de como modelar um balão em forma de estrela.
Espero que gostem, o tutorial é bem fácil mas se ocorrer qualquer dúvida postem que posteriormente tentarei resolve-las.
Comece criando um plano e converta para Editable Poly
Corte ele como mostra a imagem abaixo
Rotacione 45º
Delete a parte debaixo
Faça cortes e movas esses dois pontos como mostra a imagem abaixo. Isso é para criar as dobras q ficam devido a forma que o balão é submetido ao inflar
Vá na ferramenta de escala e no eixo X dê uma escala de 138
Espelhe, ataque os objetos e depois remova as edges que estão marcadas com um X
Selecione estes poligonos e os puxe no eixo Y até onde vc achar necessário
Faça a mesma operação com estes poligonos
E com estes
Após isso, coloque o pivo na ponta direita do objeto como mostra a imagem abaixo
Segurando a tecla SHIFT, rotacione para duplicar a ponta da estrela já pronta
Faça isso até completar as 5 pontas de nossa estrela, e após isso, rotacione para centraliza-la
Espelhe e ataque as duas partes da estrela
Quase pronta, irá ficar desta forma
Agora iremos criar o chanfrado que une as duas partes da estrela. Para isso selecione qualquer edge da borda de nossa estrela e dê um LOOP.
Agora dê um chamfer no valor de 0,4
Após isso selecione qualquer edge entre o chanfrado que você acabou de fazer e dê um RING
Depois um CONNECT
Ainda selecionadas as edges que você acabou de criar com o CONNECT, va novamente na ferramenta de escala e por igual, diminua só um pouco para criar a união das duas partes da estrela
E o resultado final é o que mostra a imagem abaixo.
Para detalhar mais o trabalho vocês podem criar mapas de vincos e dobras para os canais BUMP e DISPLACE, mas isso ja é outra estória.
Abaixo um teste de render e o mapa que usei no meu modelo .
Grande abraço a todos!!!
Aceitar críticas constroi!!!