Oi Serpa, tudo bem?
Eu agradeço de coração pelos elogios e fico feliz de saber que conseguimos ajudar de alguma forma.
Sobre a Autodesk retirar o Compact, é impossível, pois o Slate é construído em cima dele, na verdade apenas adicionaram um quadro a mais no Compact para mostrar o gráfico do material, uma coisa que os usuários pediram por muito tempo, porque enquanto todos os outros programas 3D já usavam gráficos o Max só tinha o Compact, que dificulta bastante a composição de materiais mais complexos.
Por exemplo o material procedural de pastilhas coloridas na imagem em anexo, nem é um material complexo, não tem nenhuma instância, mas tem 4 níveis de Checkers um dentro do outro, então, é um saco navegar neste material pelo Compact para editar as cores enquanto no Slate é 1 clique e está no Checker que quiser.
Porém, se você tem uma boa biblioteca de materiais e só quer pegar os materiais da biblioteca para aplicar nos objetos ou fazer pequenos ajustes no painel principal do material, é mais prático e rápido usar o Compact em vez de ficar arrastando os materiais para o Slate para poder aplicar, então, os dois são úteis.
Também aposto que o Script para explodir as texturas Substance funciona no Compact, pois só existe um editor de materiais no Max, mas ele tem dois modos de visualização, o programa em si é o mesmo.
O Slate era um Plug-in chamado NodeJoe que a Autodesk comprou e adicionou no Max, como quase tudo no programa.
Se tiver interesse em ver como era o NodeJoe, tem um tutorial antigo do Tomax sobre ele aqui:
https://3d1.com.br/tutoriais/tutoriais-3dsmax/3ds-max-plug-ins/composicao-de-materiais-com-o-nodejoeOBS: Sobre o recurso que explode os Substances para o V-Ray, você pode me dizer qual é?
Eu gostaria de divulgar no site.
Abração e obrigado novamente.
André Vieira