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Dúvida- Spacing tool- 3ds Max

Por: Danilo  

Em: 30/05/2019 06:55

Olá pessoal da 3d1... bom dia a todos!

Pessoal, estou com uma dúvida aqui no 3ds Max 2018 e gostaria de tirá-la com todos vocês. A minha dúvida é bem simples e vou postar as imagens em anexo dela ( são só 2 imagens )...

** Dúvida.:

Minha intenção é criar um tubo de instalação elétrica corrugado ( daqueles eletrodutos de instalação elétrica ), e preciso que este tubo siga o caminho dessa linha, porém que o mesmo tubo "dobre" a seção quando a linha guia ( serve como path= caminho ) dobre também.

Como vocês podem ver na minha 2a. imagem, a ferramenta de spacing tool do 3ds Max 2018 segue com o tubo na primeira direção da linha correta, o problema é quando a linha "dobra" e a seção do tubo em azul não dobra acompanhando a linha, ficando uns tubos numa posição e outros tubos na posição errada ( que não seguem o formato correto da linha ), como está marcado na 3a. imagem em anexo...

Será que tem uma outra ferramenta do 3ds Max melhor do que a "spacing tool" para fazer isso que eu desejo? Gostaria de ouvir a opinião de outros especialistas em Computação Gráfica.

Desde já agradeço a atenção de todos.

Muito obrigado e Parabéns André Vieira e Elis pelo ótimo site 3d1.

Abraços e sucesso a todos!

__________________________________
"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...
Oi Danilo, tudo bem?

O Spacing Tool apenas distribui as cópias do objeto pela linha, para deformar o objeto conforme a curvatura da linha precisa usar o Path Deform.

Porém, tem dois Path Deform, o comum e o WSM de World Space Modifier, os dois funcionam da mesma forma, mas o comum vai mover a linha para o local do objeto e o WSM vai mover o objeto para a linha, então, no seu caso acho melhor usar o WSM.

Ele aparece logo no início da lista dos modificadores, na parte dos World Space Modifiers.
Cuidado para não confundir com o Patch Deform, que é outra coisa.

Aplicando o Path Deform WSM no cano corrugado você poderá selecionar a linha no Pick Path, assim, o cano pula para o início da linha e se conforma com ela.

Ele não vai gerar cópias do cano, então, tem que criar o cano todo e se ele não tiver o comprimento total da linha, vai sobrar linha, mas você pode usar o Stretch do Path Deform para esticar o cano na linha.

Também pode usar o Percent para mover o cano na linha.

Se o cano não estiver no centro da linha clique no botão Move to Path.

É importante que a linha seja suave, pois cantos vivos vão distorcer o Mesh do objeto.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Olá pessoal da 3d1... bom dia a todos!

André Vieira.: olá mestre André! Tudo bem? Muito obrigado por ter tirado essa minha dúvida de 3ds Max 2018. Realmente confesso a você que nem me lembrava mais do modificador "Path Deform" (WSM), já faz um bom tempo que fiz o seu ótimo curso de 3ds Max aqui no site 3d1... rsrs

Mais uma vez muito obrigado mesmo pela ajuda e pela força que sempre você dá a todos os leitores da 3d1. Pode deixar que agora ja sei como resolver esse problema dos objetos ( tubos corrugados ) não reconhecerem a linha.

=========================================================================== 

Abraços e sucesso!

__________________________________
"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...
https://www.youtube.com/watch?v=ZGMvGhvRuCE

mais para o final do vídeo eu mostro isso. É só trocar de Centers para Follow.
Oi Danilo e New, tudo bem?

Danilo, eu que agradeço a sua participação e fico feliz de ter conseguido ajudar de alguma forma.
Qualquer coisa que precisar é só postar.

New, obrigado por ajudar o Danilo indicando seu ótimo tutorial sobre o Spacing Tool.
Não indiquei o Follow para ele porque os tubos não se conectariam direito nas pontas, pois o Spacing Tool não deforma o tubo de acordo com a curvatura da linha.

Uma opção para trabalhar com várias partes separadas do Tubo seria aplicar o Path Deform em todas elas e controlar o Percent para manter uma atrás da outra.
Mas também não conectaria perfeitamente as pontas de cada tubo, poderia tentar aplicando um modificador Weld no final.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!

André Vieira.: olá mestre André! Tudo bem? Poderia mostrar, por gentileza, como seria para aplicar o modificador "weld" e soldar as pontas de cada tubo corrugado ( instalações elétricas ) em 3d?

Fiquei curioso para saber como faria essa última parte com o uso do modificador "Weld" que você escreveu na sua mensagem acima.

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Obrigado mais uma vez pela força e ajuda.

Abraços e sucesso!

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New.: olá New! Tudo bem? Muito obrigado pela ajuda que você também me deu na minha dúvida sobre essa parte dos tubos corrugados.

Agradeço sua ajuda também.

Abraços e sucesso!

__________________________________
"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...
Andre Vieira:
Oi Danilo e New, tudo bem?

Danilo, eu que agradeço a sua participação e fico feliz de ter conseguido ajudar de alguma forma.
Qualquer coisa que precisar é só postar.

New, obrigado por ajudar o Danilo indicando seu ótimo tutorial sobre o Spacing Tool.
Não indiquei o Follow para ele porque os tubos não se conectariam direito nas pontas, pois o Spacing Tool não deforma o tubo de acordo com a curvatura da linha.

Uma opção para trabalhar com várias partes separadas do Tubo seria aplicar o Path Deform em todas elas e controlar o Percent para manter uma atrás da outra.
Mas também não conectaria perfeitamente as pontas de cada tubo, poderia tentar aplicando um modificador Weld no final.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

ah, é que eu havia entendido errado a dúvida dele.
E a questão do Path Deform WSM me ajudou a relembrar também. Havia me esquecido dele.
valew!
Oi Danilo e New, tudo bem?

New, o importante é tentar ajudar, obrigado sinceramente!

Danilo, o modificador Welder foi adicionado no 3ds max para soldar a cabeça do personagem com o resto do corpo sem afetar o modificador Morph usado para animar as expressões faciais.
Então, o objeto que recebe o Welder não perde as propriedades dos demais modificadores, porém, os que são anexados para poder soldar perderão as propriedades dos modificadores deles.
Por isso que no seu caso acho melhor fazer direto o tubo com o tamanho certo, mas segue o passo a passo abaixo para ver como seria o processo com o Welder.

1- Primeiro você cria as várias cópias dos pedaços do tubo e a linha, como mostra a imagem 1.

2- Agora não poderá usar o Path Deform WSM porque os WSM sempre ficam em cima de tudo e dai não vai funcionar, então, como é a linha que será movida para a posição do tubo, é melhor colocar todos os tubos exatamente na mesma posição, por isso que mantive todos nas coordenadas 0,0,0.
Assim, é só aplicar o Path Deform em um dos tubos, copiar o modificador clicando com o botão direito nele e colar nos demais tubos.
Depois você aumenta o Percent de cada um para posicioná-los ao longo do tubo, mas ajustando o valor para ficarem perfeitamente encostados uns nos outros, como mostra a imagem 2.

3- Dai você escolhe um dos tubos, aplica o modificador Edit Poly e usa o Attach para anexar os outros tubos.
No final você aplica o modificador Welder com valor pequeno para soldar os vértices, como mostra a imagem 3.

4- Agora poderá aplicar o TurboSmooth para suavizar.

Imagine que o tubo que aplicou o Edit Poly seja a cabeça de um personagem e o modificador Path Deform seja o modificador Morph, os outros tubos são o corpo.
Deste jeito o modificador Morph ainda continuaria ativo mesmo com a cabeça anexada e soldada ao corpo para poder receber TurboSmooth.
É para isso que ele foi feito.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!

André Vieira.: olá mestre André! Tudo bem? Muito obrigado por ter sanado a minha "dúvida" sobre o modificador "Welder" do 3ds Max.

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Realmente é uma importante ferramenta para soldagem de qualquer objeto 3D e fornece uma grande ajuda a todos nós artistas gráficos para facilitar ainda mais os nossos trabalhos diariamente.

Como sempre seus tutoriais são maravilhosos, André e super bem explicados e detalhados. Agradeço muito a ajuda que você dá a mim e a todos os leitores do site. 

Abraços e sucesso!

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"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...

 

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