Oi Abílio, tudo bem?
Eu não posso afirmar nada sobre o Blender porque não conheço o programa.
Entretanto, conheço a tecnologia utilizada na Viewport Eevee, então, da mesma forma que aconteceria em qualquer outra Viewport interativa com rasterização, igual do Unreal, Unity e outros Engines de Games, a quantidade de objetos, Shaders, sombras e demais efeitos que pode ver ao mesmo tempo em tempo real é limitado pela memória da placa de vídeo.
Diferente da renderização off-line convencional que é limitada pela memória física da máquina, normalmente bem maior do que a da placa de vídeo.
Porém, existem recursos para otimizar como LOD e Mipmaps, que alteram a contagem de polígonos e a resolução da textura automaticamente conforme a distância da câmera até o objeto.
Se o Blender oferecer este tipo de recurso é possível criar cenas bem grandes sem problema, mas eu nunca vi exemplos de cenas grandes com exteriores cheios de vegetação na Eevee.
Certamente uma Viewport com visualização realista exige muito mais do que uma Viewport em Shade chapado sem nada, exige principalmente da placa de vídeo.
Não sei dizer se o Max tem mais ferramentas do que o Blender, tirando o Houdini não dá para falar isso de nenhum programa hoje em dia, pois as tecnologias são conhecidas há mais de 20 anos e todos fazem de tudo.
As vezes precisa de algum Plug-in, Add-on, Script ou coisa parecida para implantar um determinado recurso, mas todos fazem de tudo.
Se for ser bem purista, é melhor dizer que o Blender tem mais ferramentas, pois como o Max é da Autodesk e eles insistem em tentar vender o Mudbox deparado, não incluem os recursos dele nos programas 3D da empresa, o Max não tem sistema de escultura, depende do Z-Brush.
Enquanto isso, o Blender tem um ótimo sistema de escultura, o Modo também tem, só o Max que não por causa da ganância, é #!@%*#!!!!!
Na minha opinião vale muito a pena trocar o Max pelo Blender, a não ser que você use o programa pirata, pois para quem paga o Soft ficou muito mais caro do que era antigamente, praticamente triplicou de preço com o Subscription porque obrigam a atualizar todo ano.
Sair da mão de vigaristas vale qualquer pena!!!
Não vale a pena usar o Max apenas para modelar, a primeira coisa que tem que aprender a fazer no Blender é justamente modelar e mapear, pois o resto é fácil para quem conhece os princípios da iluminação e texturização fisicamente correta (PBR), porque sempre é igual em qualquer Soft ou Render, mesmo os Real-Time.
Todos os materiais e luzes possuem os mesmos recursos, as vezes alguns mais e outros menos, mas é sempre parecido.
Eu pretendo estudar o Blender e vou iniciar pela modelagem, que é a base de tudo.
Abração e tudo de bom.
André Vieira