Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Vinicius Paciello   São Paulo - AC
marciocmoraes   bento gonçalves
leandro nicolaci   São Paulo - AC
6/7   Rio de Janeiro
Marcelo Guarrata   Maringá - PR

Portfólios Ver Mais

Crysstek CG   Campinas - SP
Vincius   Salvador - BA
Marcos Fernandes 3d   João Pessoa-PB - PB
kblopsa   Novo Hamburgo RS

Unreal engine - Textura pálida

Por: SERPA  

Em: 15/06/2019 13:54

Pessoal, estou iniciando meus primeiros passos nesta ferramenta.

Instalei o plugin Datasmith que permite importar objetos (inteiros) do 3dsmax, blz, está importando o objeto, porém percebo q a textura fica pálida, lavada.

Quando importo do max em FBX ela vem correta. Mas prefiro usar o DATASMITH pq o objeto já cai na cena direto e montado.

Então o que resolvi fazer para resolver:

Importei apenas uma parte do objeto em FBX e com ele veio o material correto, ai simplesmente coloquei este material no objeto q eu tinha importado com o DATASMITH.

Claro q deve ter algo q estou fazendo de errado, isso foi apenas uma gambiarra.

Gostaria q viesse com a textura correta no DATASMITH.

Alguém poderia me ajudar?
Oi Serpa, tudo bem?

Desculpe a imensa demora para responder, fiquei internado e não consegui acompanhar o site.

Você pode exportar em FBX e tratar tudo junto exatamente igual o Datasmith, a vantagem do Datasmith não é essa, mas efetuar o mapeamento automaticamente, coisa que nem sempre fica bom e dai precisa fazer manualmente.
Se os objetos estiverem mapeados você não precisa do Datasmith para nada, pois a outra vantagem dele é a importação dos materiais, porém, não vale a pena usar trocentos materiais na cena como o Datasmith cria, é melhor ter alguns materiais configurados com todos os recursos que precisa e aplicar nos objetos igual faria no Max, colocando as texturas que desejar.

O lance de importar com a cena toda montada você também pode fazer pelo FBX desmarcando o Combine Meshes e mantendo o Pivot raiz do arquivo.

Mas respondendo especificamente a sua pergunta, provavelmente o Datasmith cria um material com desaturação no Diffuse para poder gerar GI corretamente, pois o Unreal não leva em conta o Gamma da textura igual o Max.
Portanto, sem desaturar a textura do Diffuse o GI acaba ficando muito forte e saturado, então, é bom que ele faça isso.

Se não quiser que aconteça isso, entre no material criado pelo Datasmith e veja se tem o Node Desaturation, se tiver é ele que deixa a textura pálida.
Pode ser também que ele desature diretamente no editor da textura, clicando na textura você vai encontrar o menu Adjustments com vários parâmetros, entre eles tem o Saturation que deve estar com valor 1, se tiver com menos é isso que está deixando a textura pálida.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707628.

Total de membros registrados: 135238

Últimos membros registrados: GG-.NK, walle03, yasmimin, hvicentin, jenniwerner, kressrobert, Hugginsed, kdsanmva.

Usuário(s) on-line na última hora: 797, sendo 23 membro(s) e 774 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Ronaldo Junior, Fabio Catelleno, Joao Barreto, Ale Marques, Sergio1987, Reinaldo Silva, Junior, Osvaldo Arquiteto, rubensitz, Daniel Monteiro, João Von Rondow, Geraldo Nunes, Roberto Movanni, Le_Andro, Abilio, Thiago Couto, emersonforentin, Gabriel.C, Augusto Peixoto, wdesign2006, cristian rocha da silva, Felipe Duarte, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.