programa nurbs

Por: Abilio  

Em: 13/07/2019 22:17

ola

que programa para modelagem nurbs com “parametric modeling ( com Modifier Stack como no 3ds max ) " voces recomendam ?

um que de pra modelar de tudo em nurbs ?


até
Não entendi bem sua pergunta, mas acho que você deve estar procurando por softwares como Rinoceros, Solid Works e Alias.


eu queria um soft tipo rhinoceros/nurbs
mas com o esquema de Modifier Stack como no 3ds max

eu conheço o rhino e ele não possue esta função
para alterar um parametro no objeto ha de se fazer tudo denovo

ja no 
Modifier Stack do 3ds max é só alterar direto o parametro

dizem que o solidworks possue nurbs com 
Modifier Stack 
voce sabe dizer se é verdade ?


valeu
Já fiz algumas peças simples no SolidWorks, mas não sei lhe dizer sobre essa questão não.
Oi Abílio, tudo bem?

O programa mais amigável e acessível para modelagem NURBS e parametrizada é o Rhinoceros 6, que vem com o Grasshopper.
Assim, tem o poder de NURBS que o Rhino sempre ofereceu junto com o poder paramétrico e procedural do Grasshopper.

Porém, você precisa notar que NURBS não foi feito para modelar tudo, foi feito para modelar peças para serem manufaturadas, então, enquanto é mais trabalhoso modelar objetos manufaturados no Max com cantos arredondados, furos, junçõs e tal, ainda mantendo o volume com precisão porque será uma embalagem, por exemplo, no Rhino é facinho, mas vai modelar o rosto de um macaco no Rhino, será um martírio, enquanto no Max será fácil.

NURBS é ótimo para modelar veículos, barcos, aviões, naves, bases espaciais, projetos arquitetônicos, sapatos, adereços, armas, embalagens, jóias e coisas deste tipo.
Não será bom para modelar personagens, roupas, animais, vegetações, terrenos, rochas e similares.

Abração e tudo de bom.

André Vieira


mas existe um programa especifico de modelagem nurbs que de para editar/ajustar os componentes do de um objeto pela  Modifier Stack como no max ?

ajustar por exemplo : fillets ou a curva na qual foi feita um corte numa esfera sem ter de fazer tudo denovo como ocorre no rhino ?
e sem ser complicado como 
com o Grasshopper ?
facil igual ao max ?

eu ja usei o plugin do max : powernurbs que tem a stack
mas ele é muito pesado e trava o max com facilidade justamente ao subir/descer de nivel no seu sistema proprio de stack

existe alguma configuração para fazer no max para ele não travar com o powernurbs ?
Oi Abílio, tudo bem?

Não conheço o Solidworks, mas no Rhino você consegue produzir objetos de forma não destrutiva igual acontece no Max, porém, é através do sistema de Nodes do Grasshopper.

No início o Grasshopper parece complicado igual qualquer sistema programação por Nodes, mas depois que pega o jeito é fácil e prático.

Sobre o PowerNURBS, eu usei bastante uma versão bem antiga, uma das primeiras e funcionava muito bem, eu sinto saber que agora ele está pesado e instável.
A instabilidade de um Plug-in é responsabilidade do desenvolvedor, não tem nada que a gente possa fazer.

Existem outros programas artísticos que oferecem ferramentas para modelagem NURBS, o Blender por exemplo, mas não sei como funciona o sistema dele, se é destrutivo ou não, acredito que não.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707495.

Total de membros registrados: 135151

Últimos membros registrados: cynthh_, renatosiqueira740, Mario Santos, Bunny, Evandrotrindade1, HAIRA, agenttina1, projetos3.

Usuário(s) on-line na última hora: 615, sendo 28 membro(s) e 587 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: alej0, cretz, TadeuB79, João Von Rondow, Victor Mendonça, modena3d, JMDesign, Reinaldo Silva, Le_Andro, Julberto, gago, Abilio, Adalberto Rocha, gilson antunes, Ronaldo Junior, marcelo de moraes, jhownicolas, valltter, Osvaldo Arquiteto, Henrique Ribeiro, Felipe Duarte, Andrezão de Paula, Fabio Catelleno, Lucas Reis, Alexandre Longo, estebanXRK, Marco Rocha, dallest91.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.