programa nurbs

Por: Abilio  

Em: 13/07/2019 22:17

ola

que programa para modelagem nurbs com “parametric modeling ( com Modifier Stack como no 3ds max ) " voces recomendam ?

um que de pra modelar de tudo em nurbs ?

até
Não entendi bem sua pergunta, mas acho que você deve estar procurando por softwares como Rinoceros, Solid Works e Alias.

eu queria um soft tipo rhinoceros/nurbs
mas com o esquema de Modifier Stack como no 3ds max

eu conheço o rhino e ele não possue esta função
para alterar um parametro no objeto ha de se fazer tudo denovo

ja no 
Modifier Stack do 3ds max é só alterar direto o parametro

dizem que o solidworks possue nurbs com 
Modifier Stack 
voce sabe dizer se é verdade ?

valeu
Já fiz algumas peças simples no SolidWorks, mas não sei lhe dizer sobre essa questão não.
Oi Abílio, tudo bem?

O programa mais amigável e acessível para modelagem NURBS e parametrizada é o Rhinoceros 6, que vem com o Grasshopper.
Assim, tem o poder de NURBS que o Rhino sempre ofereceu junto com o poder paramétrico e procedural do Grasshopper.

Porém, você precisa notar que NURBS não foi feito para modelar tudo, foi feito para modelar peças para serem manufaturadas, então, enquanto é mais trabalhoso modelar objetos manufaturados no Max com cantos arredondados, furos, junçõs e tal, ainda mantendo o volume com precisão porque será uma embalagem, por exemplo, no Rhino é facinho, mas vai modelar o rosto de um macaco no Rhino, será um martírio, enquanto no Max será fácil.

NURBS é ótimo para modelar veículos, barcos, aviões, naves, bases espaciais, projetos arquitetônicos, sapatos, adereços, armas, embalagens, jóias e coisas deste tipo.
Não será bom para modelar personagens, roupas, animais, vegetações, terrenos, rochas e similares.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

mas existe um programa especifico de modelagem nurbs que de para editar/ajustar os componentes do de um objeto pela  Modifier Stack como no max ?

ajustar por exemplo : fillets ou a curva na qual foi feita um corte numa esfera sem ter de fazer tudo denovo como ocorre no rhino ?
e sem ser complicado como 
com o Grasshopper ?
facil igual ao max ?

eu ja usei o plugin do max : powernurbs que tem a stack
mas ele é muito pesado e trava o max com facilidade justamente ao subir/descer de nivel no seu sistema proprio de stack

existe alguma configuração para fazer no max para ele não travar com o powernurbs ?
Oi Abílio, tudo bem?

Não conheço o Solidworks, mas no Rhino você consegue produzir objetos de forma não destrutiva igual acontece no Max, porém, é através do sistema de Nodes do Grasshopper.

No início o Grasshopper parece complicado igual qualquer sistema programação por Nodes, mas depois que pega o jeito é fácil e prático.

Sobre o PowerNURBS, eu usei bastante uma versão bem antiga, uma das primeiras e funcionava muito bem, eu sinto saber que agora ele está pesado e instável.
A instabilidade de um Plug-in é responsabilidade do desenvolvedor, não tem nada que a gente possa fazer.

Existem outros programas artísticos que oferecem ferramentas para modelagem NURBS, o Blender por exemplo, mas não sei como funciona o sistema dele, se é destrutivo ou não, acredito que não.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710588.

Total de membros registrados: 138049

Últimos membros registrados: MossTrimGummiesRezension, Diatea, Ashuran026, wmlink2step, LeoGuedes3D, barwardbarber, brunluck, felippemarquessss.

Usuário(s) on-line na última hora: 753, sendo 2 membro(s) e 751 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: MossTrimGummiesRezension, Diatea.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.