Oi Abílio, tudo bem?
Eu concordo plenamente com o Pablo e a resposta que postei para ele também pode ser interessante para você.
Como disse para ele, o Lavina será a próxima grande reviravolta no mundo 3D, pois vai atrair muita gente de vários programas que dominam o mercado atualmente como Lumiton, Twinmotion, LumenRT, Unreal e Unity.
Quem deseja apenas renderizar vai usar o Lavina, para o Unreal e Unity sobrarão os que desejam criar projetos interativos, VR e tal.
Isso só não vai acontecer se a Chaos cometer a ignorância de lançar o Lavina como um serviço On-line.
Para o 3ds max tem os renderizadores por GPU que utilizam os recursos das RTX para agilizar a renderização, mas não renderizam realmente em tempo real.
O V-Ray, o Arnold e o Redshift usam os recursos das placas RTX para agilizar a renderização e melhora bem o tempo.
Acredito que você viu o comparativo que postei nas notícias mostrando a diferença de tempo de uma renderização no V-Ray com a GTX 1080 e a RTX 2080.
O problema é que no Brasil as placas são muito caras e ainda não vale a pena investir numa RTX, só quem tem sobrando.
Mas é uma questão de tempo até todo mundo ter RTX igual hoje que todo mundo tem GTX.
Logo a renderização vai desaparecer completamente, igual acontece no Lavina, você não configura nada, apenas importa os objetos, define o ambiente HDRI, adiciona luzes e materiais enquanto tudo é exibido na Viewport com qualidade final em tempo real.
Abração e tudo de bom.
André Vieira