Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Johnathan Oliveira   Goiânia - Goias - AC
rafaelgmarotta   Belo Horizonte / MG - MG
gilson antunes   Curitiba - Brasil - PR
Jean Belegante   curitiba - PR
Grasiano   Campo bom - RS - RS

Portfólios Ver Mais

santos.1408   Cruz, Ceará, Brasil - AC
Frenetic   Rio de Janeiro
kleber13   Rio de Janeiro
Daniel Junior   Carazinho, RS - RS

Objetos tamanhos iguais e medidadas diferentes

Por: SERPA  

Em: 22/09/2019 18:40

Gente!

Estou ficando louco com esse 3ds max 2018.

Não sei se é problema ou apenas desconhecimento meu.

Reparem nas 2 imagens enviadas 

Tenho duas paredes na cena.

Ambas tem 375cm de height.

Como pode serem visivelmente uma menor do que a outra?

Tel alguma coisa haver com o modificador Edit Poly? Ou isso é bug?
Rapaz, que estranho isso. Será que vc não tá com o autogrid ligado? Dependendo da orientação do objeto a altura nem sempre é representada pelo heigth ( ex: vc pode rotacionar o obj, mas o heigth não vai mudar ).
isso pode ter ocorrido porque uma das duas deve ter sofrido alguma modificação de escala com a ferramenta scale ou alteração de altura com o Edit poly.
Oi Serpa, tudo bem?

Realmente são os dois motivos que os amigos citaram que causam estes problemas de medidas.

O primeiro, citado pelo Max Igalgo, é relacionado com a orientação do Pivot do objeto, se for uma primitiva como um Box, por exemplo, depende da Viewport onde ela foi criada, o Pivot ficará em posições diferentes se criar na vista Front ou se criar na vista Top.
Então, o que é Height pode significar largura ou comprimento em vez de altura.

Você consegue saber a posição real do Pivot de qualquer objeto se mudar para a opção Local, como mostra a primeira imagem em anexo.

1- Com a opção Local ativada e a parede selecionada, o Pivot mostra o Z para cima, então, o Height é a altura mesmo, o Width é a largura e o Length é o comprimento.

2- A imagem 2 mostra a parede rosa selecionada com a opção Local ativada, ela foi criada na vista Front, então, o Pivot está com o Z apontado para a frente.
Neste caso o Height não é mais a altura, é a largura, o Width é o comprimento e o Length é a altura.

3- O outro motivo citado pelo New também é muito comum, pois a escala no 3ds max é apenas um fator de escala, ou seja, uma fração que o Max usa para multiplicar qualquer atributo do objeto.
Na verdade o objeto continua exatamente igual depois de aplicar a escala, o programa apenas multiplica o fator de escala em tudo que o objeto tem para ele parecer maior ou menor e isso pode causar diversos comportamentos estranhos.

A imagem 3 mostra uma cópia da parede rosa com o Scale aplicado, no painel Modify ela continua com as mesmas medidas, mas na verdade está muito menor.
Se clicar com o botão direito em cima de qualquer um dos ícones Move, Rotate ou Scale, vai abrir a janelinha do Transform Type-In, assim, com o Scale Selecionado poderá ver o fator de escala aplicado nos 3 eixos do objeto.

4- Para a escala realmente ser embutida na malha do objeto você precisa selecionar ele, entrar no painel Utilities, o do martelinho, clicar no botão Reset X Form e clicar no Reset Selected que aparece logo abaixo, como mostra a imagem 4.
Depois precisa converter o objeto em Mesh ou Poly clicando com o botão direito na Viewport para acessar o Convert to > Editable Mesh ou Editable Poly.

Assim, quando abrir o Transform Type-In com o Scale e o objeto selecionado, vai aparecer 100% no fator de escala, como mostra a imagem 4.
Só que neste caso ele perde as medidas do Box no Modify, pois deixa de ser uma primitiva.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707615.

Total de membros registrados: 135229

Últimos membros registrados: rauldossantossousa, adudis_, mauriciovrc, rodneitjr, anacarolfinardic, saulo favero, sanerreddie, Humberto1082.

Usuário(s) on-line na última hora: 1029, sendo nenhum membro e 1029 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Nenhum.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.