Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Cidral   Curitiba pr - AC
DanJochims   Goiania-GO - AC
MMaximuss   Sâo Bernardo do Campo - AC
Mepi 3d   Goiania - GO

Portfólios Ver Mais

zedavida   goiania - AC
Ricardo   Montreal - Quebec - Canada - AC
Ghostydac   Brasilia-DF - DF

Maya Textura Dupla

Por: lucaspob  

Em: 29/10/2019 11:53

Boa tarde pessoal, estou com uma dúvida e não consigo solucionar, estou precisando colocar no mesmo lugar duas texturas diferentes, por exemplo no meu caso, eu to colocando tipo um adesivo que cobre toda porta da geladeira quase, mas no topo do adesivo tem umas montanhas que fazem um sobe e desce e depois dessar montanha vai ficar outra textura que seria de agua e transparente, como posso fazer isso, pq sempre que aplico a textura do adesivo vem com uma cor que eu não quero em cima e a imagem está em png já, alguem pode me ajudar?? será que está prejudicando tb por antes de eu pintar só a parte da frente que eu quero com o adesivo eu pintei todo objeto com uma cor sólida?? não sei se interfere isso, pois consegui pintar uma parte de transparente que é onde ainda nao fica na mesma face, ai eu queria tipo pintar transparente tb a face que tem as montanhas mais altas, mas se sumir com as montanhas

Mandei uma foto de como está no modelo, ai outra dentro do maya e outra no uv como fica
N entendi muito bem, mas, é pra por um adesivo em cima do outro é isso? E vc ta tentando fazer uma composição das texturas pra ficar como se fosse um adesivo com outro em cima é isso?..

Eu acho que seria mais facil usar uma geometria com transparencia mesmo, pra fazer os adesivos, até pq fica bem mais facil de fazer os materiais (imagina se, por exemplo, o adesivo tem um aspecto de reflexividade diferente do da pintura (o que é o mais normal), pra ficar bom vc teria q compor uma série de mapas, pra ficar bom, já com os adesivos, só fazer um material pra cada adesivo e por por cima (como se fosse um adesivo mesmo) e já era...).. No caso, como é pra render e não pra jogo ou coisa assim, n tem problema se precisar duplicar a geometria pra fazer o adesivo... No caso do 3ds, vc usaria (na geometria duplicada) o modifier 'Push' com um valor bem baixo (pra ficar bem rente à geladeira mas não com as geometrias nos mesmos lugares), no Maya deve ter uma coisa analoga com certeza... Então depois, já com os adesivos certinhos e tal e com seus respectivos materiais, vc pode até fazer uma projeção com render to texture na primeira geladeira, pra pegar os adesivos já como se ja tivessem na geladeira, aí dá pra fazer o material inteiro mais facil pq vc vai poder fazer o render to texture de cada aspecto (canal) do material (glossiness, difuso, normal, etc..)... 

Mas, mesmo gerando esses mapas, necessariamente haveria uma perda de qualidade, em comparação a simplesmente por os adesivos (q nem eles ficam na vida real e tal)... Veja esse exemplo (imagem).. é de um transformador, é numa engine de games (pra um treinamento de pessoal nessa maquina e tal), e tem varios adesivinhos (os retangulares são só do model mesmo, o unico q teve q ter efeito de opacidade foi o adesivo triangular, esse q tem um 'raio' no meio e tal..).. todos eles são planes (a cerca de 1 centesimo de centimetro pra frente da geometria da porta) e têm materiais proprios.. essa parte (o transformador inteiro, não só essa parte da imagem XD) tem umas 60 texturas, pesando todas juntas uns 9 mega e pouco... Se eu fosse fazer as portas do transformador, cada uma com 1 só material (já juntando os adesivos) ou 1 só material pra todas as portas (o q seria ainda pior), eu teria q ter 3 texturas (o difuso, metalness e normal), e bastante enormes (em comparação com as texturinhas dos adesivos pequenos, q n dão 20k e vc pode dar zoom a vontade)... Com certeza, se fosse pra poder dar zoom do jeito q dá pra dar agora, sendo 1 só material pra cada porta, cada textura, sozinha, já seria maior do que TODAS q eu to usando agora, e provavelmente n teria a mesma qualidade e certamente não teria a mesma performance... 

@edit: Ah é... e, via de regra... a fazer coisas complexas (no sentido de terem mesmo varios materiais diferentes e tal..) o primeiro passo é a modelagem propriamente dita, o segundo passo é a separação de Smoothing Groups, o terceiro passo é a separação de Material IDs, e, depois disso, o mapeamento q é CHATO ATÉ UMAS HORA (o ScreamingFox DETESTA mapear às coisas... mas ele mapeia bem, pq precisa :z..), então, vc pode perfeitamente bem fazer essa geladeira aí num só objeto, embora q esse objeto tenha varios materiais (a pintura da geladeira, cada adesivo, etc..).. 
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707495.

Total de membros registrados: 135152

Últimos membros registrados: tavin21, cynthh_, renatosiqueira740, Mario Santos, Bunny, Evandrotrindade1, HAIRA, agenttina1.

Usuário(s) on-line na última hora: 627, sendo 2 membro(s) e 625 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Henrique Ribeiro, Abilio.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.