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Canhões de luzes de palco

Por: Antonio Neosmar P Silva  

Em: 13/02/2020 13:04

Moçada, boa tarde a todos.

Estou fazendo um projeto para um palco com luzes para shows, eu queria colocar aqueles efeitos de luz com fumaça, será que tem como fazer este efeito no max 3d?
Tem sim, usando o recurso volume ligth, vc pode procurar tutoriais aqui ou no youtube, é meio extenso o processo pra poder postar aqui ( por isso prefiro o corona, tudo é mais simples ).
Ok, valeuvaleu, obrigando 

Oi Neosmar, tudo bem?

A forma mais realista e fisicamente correta de fazer o efeito de refletor é com o VRayEnvironmentFog, como o Max disse.

Ele fica na parte de baixo da janela do Environment, teclando 8, precisa clicar no Add para abrir o menu e poder adicionar o recurso, dai ele surge no quadro e quando selecionado aparecem os parâmetros em baixo, como mostra a primeira imagem em anexo.

Basicamente só precisa configurar dois parâmetros, o Fog Distance e o Scatter Bounces, marcados na imagem, mas para o Scatter Bounces funcionar tem que habilitar o Scatter GI logo acima dele.

O Fog Distance controla a densidade do Fog, então, depende da sua cena, já o Scatter Bounces controla a quantidade de rebatimentos da luz pelo volume, 3 costuma ser o suficiente.
É um efeito pesado para calcular e você pode otimizar para Preview no Subdivis.

Para simular a luz Spot você pode usar a VRayIES ou a luz Spot Standard com sombra VRayShadows, pois assim tem mais liberdade nos efeitos, a intensidade e a cor ficam no Multiplier e a configuração do cone da Spot fica logo abaixo, como mostra a primeira imagem.

Você ainda pode aplicar uma imagem em tons de cinza na Spot Standard para gerar efeitos no volume, é só abrir um mapa Bitmap para carregar a textura e arrastar para o Slot do Projector Map dentro do menu Advanced Effects.

Existe uma outra opção, que não é fisicamente correta e pode parecer irreal se não for bem configurada, mas é muito mais veloz.

Fica dentro desta mesma janela do Environment, é só clicar no Add e escolher o Volume Light.

Ele tem o Pick Light logo no início para você clicar e selecionar as luzes que vão gerar o efeito, dai elas aparecem na listinha, como mostra a segunda imagem em anexo.

Também é fácil configurar, você controna a densidade no Density, tem que usar valores baixos, é bom habilitar o Exponential e é muito importante trocar do Use Light Smp Range para o High no Filter Shadows, caso contrário não funciona.

Eu mantive exatamente as mesmas configurações nas luzes e só troquei o efeito de Volume no Atmosphere.

Esta dica do Volume Light eu devo ao Danilo que postou em outro tópico.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

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