Oi Neosmar, tudo bem?
A forma mais realista e fisicamente correta de fazer o efeito de refletor é com o VRayEnvironmentFog, como o Max disse.
Ele fica na parte de baixo da janela do Environment, teclando 8, precisa clicar no Add para abrir o menu e poder adicionar o recurso, dai ele surge no quadro e quando selecionado aparecem os parâmetros em baixo, como mostra a primeira imagem em anexo.
Basicamente só precisa configurar dois parâmetros, o Fog Distance e o Scatter Bounces, marcados na imagem, mas para o Scatter Bounces funcionar tem que habilitar o Scatter GI logo acima dele.
O Fog Distance controla a densidade do Fog, então, depende da sua cena, já o Scatter Bounces controla a quantidade de rebatimentos da luz pelo volume, 3 costuma ser o suficiente.
É um efeito pesado para calcular e você pode otimizar para Preview no Subdivis.
Para simular a luz Spot você pode usar a VRayIES ou a luz Spot Standard com sombra VRayShadows, pois assim tem mais liberdade nos efeitos, a intensidade e a cor ficam no Multiplier e a configuração do cone da Spot fica logo abaixo, como mostra a primeira imagem.
Você ainda pode aplicar uma imagem em tons de cinza na Spot Standard para gerar efeitos no volume, é só abrir um mapa Bitmap para carregar a textura e arrastar para o Slot do Projector Map dentro do menu Advanced Effects.
Existe uma outra opção, que não é fisicamente correta e pode parecer irreal se não for bem configurada, mas é muito mais veloz.
Fica dentro desta mesma janela do Environment, é só clicar no Add e escolher o Volume Light.
Ele tem o Pick Light logo no início para você clicar e selecionar as luzes que vão gerar o efeito, dai elas aparecem na listinha, como mostra a segunda imagem em anexo.
Também é fácil configurar, você controna a densidade no Density, tem que usar valores baixos, é bom habilitar o Exponential e é muito importante trocar do Use Light Smp Range para o High no Filter Shadows, caso contrário não funciona.
Eu mantive exatamente as mesmas configurações nas luzes e só troquei o efeito de Volume no Atmosphere.
Esta dica do Volume Light eu devo ao Danilo que postou em outro tópico.
Abração e tudo de bom.
André Vieira