Oi Serpa, tudo bem?
Tem um monte de coisas envolvidas na sua pergunta e eu teria o maior prazer de te explicar, porém, daria para escrever um livro.
Mas respondendo especificamente a sua questão, o Unreal vai renderizar exatamente na mesma duração do tempo do vídeo, ou seja, é Real-Time de verdade e se o vídeo tiver 5 minutos, vai levar 5 minutos de Render, até porque se você quiser poderá exportar a maquete interativa em EXE além do vídeo para a pessoa passear livremente pelo projeto igual num jogo, então, tem que rodar em tempo real e com alta taxa de Frames por segundo, normalmente 60.
Porém, para isso acontecer você precisa fazer o Bake da iluminação, que pode durar de alguns minutos até várias horas dependendo do tamanho da cena 3D, geralmente são poucos minutos, depois do Bake tudo roda em Real-Time de verdade e ainda poderá fazer diversos ajustes sem precisar criar outro Bake, por exemplo os materiais, alguns recursos das luzes, todos os objetos móveis e qualquer recurso de pós-produção ou animação.
Sobre o editor de animação do Unreal, ele é chamado de Sequencer e funciona muito parecido com o sistema que você já está acostumado no After Effects.
O After é um ótimo programa e você ainda poderá usá-lo para algumas coisas, mas o vídeo sairá pronto do Unreal com pós-produção, áudio e tudo mais.
No caso do áudio, você tem a opção de aplicar trilha sonora no vídeo todo ou onde quiser, mas os efeitos sonoros podem e devem ser colocados nos próprios objetos 3D, assim, eles já produzem o efeito espacial diminuindo a intensidade com a distância sem ter que se preocupar com isso na edição, porque no Unreal as coisas funcionam igual coisas reais se você definir o que elas devem fazer, por exemplo, se definir que quando uma tampa de ferro colide com alguma coisa ela produz tal som, ela sempre vai fazer isso.
Eu fico aqui angustiado na cadeira por não conseguir te mostrar facilmente, mas qualquer função que imaginar para um objeto, você pode fazer no Unreal e filmar com a câmera 3D como se fosse um Set de filmagem real, mas isso é o mínimo do mínimo que ele pode fazer!
Abração e tudo de bom.
André Vieira