Unreal Make a movie

Por: SERPA  

Em: 26/03/2020 16:38

Pessoal.


Estou fazendo alguns estudos com Rhino e depois montando uns movies.

Eu levo para o Lumion de de lá eu monto o filme.

Gostaria de saber se no Unreal ele renderiza mais rápido ou se leva o mesmo tempo.

Pois pretendo experimentar levar meus projetos para o Unreal para poder montar tudo por lá (exceto a modelagem).

Hj vi um vídeo no youtube e pelo que entendi o Unreal tem até um editor dentro dele onde vc pode já montar o filme com som!

Eu tenho usado o after effects para juntar os dois (vídeo e trilha sonora).

Sei que a curva de aprendizado é mais complicada no Unreal, mas pela quantidade de recursos dele, se renderizar no mesmo tempo do Lumion já tá valendo.
Oi Serpa, tudo bem?

Tem um monte de coisas envolvidas na sua pergunta e eu teria o maior prazer de te explicar, porém, daria para escrever um livro.

Mas respondendo especificamente a sua questão, o Unreal vai renderizar exatamente na mesma duração do tempo do vídeo, ou seja, é Real-Time de verdade e se o vídeo tiver 5 minutos, vai levar 5 minutos de Render, até porque se você quiser poderá exportar a maquete interativa em EXE além do vídeo para a pessoa passear livremente pelo projeto igual num jogo, então, tem que rodar em tempo real e com alta taxa de Frames por segundo, normalmente 60.

Porém, para isso acontecer você precisa fazer o Bake da iluminação, que pode durar de alguns minutos até várias horas dependendo do tamanho da cena 3D, geralmente são poucos minutos, depois do Bake tudo roda em Real-Time de verdade e ainda poderá fazer diversos ajustes sem precisar criar outro Bake, por exemplo os materiais, alguns recursos das luzes, todos os objetos móveis e qualquer recurso de pós-produção ou animação.

Sobre o editor de animação do Unreal, ele é chamado de Sequencer e funciona muito parecido com o sistema que você já está acostumado no After Effects.
O After é um ótimo programa e você ainda poderá usá-lo para algumas coisas, mas o vídeo sairá pronto do Unreal com pós-produção, áudio e tudo mais.

No caso do áudio, você tem a opção de aplicar trilha sonora no vídeo todo ou onde quiser, mas os efeitos sonoros podem e devem ser colocados nos próprios objetos 3D, assim, eles já produzem o efeito espacial diminuindo a intensidade com a distância sem ter que se preocupar com isso na edição, porque no Unreal as coisas funcionam igual coisas reais se você definir o que elas devem fazer, por exemplo, se definir que quando uma tampa de ferro colide com alguma coisa ela produz tal som, ela sempre vai fazer isso.

Eu fico aqui angustiado na cadeira por não conseguir te mostrar facilmente, mas qualquer função que imaginar para um objeto, você pode fazer no Unreal e filmar com a câmera 3D como se fosse um Set de filmagem real, mas isso é o mínimo do mínimo que ele pode fazer!

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Valeu André.

Essa coisa de som espacial eu já tinha testado no Unreal. Eu andei brincando um pouco com ele. Sei desse lance do bake de luz tbm.

Já montei uma maquete em que eu andava por dentro dela com o controle do xbox! Realmente o unreal é incrível mesmo.

Mas não sabia q ele levará o mesmo tempo pra renderizar que o tempo de animação e nem que dentro dele já sai tudo pronto com som.

Meu objetivo quando pegar no Unreal novamente é criar uma maquete onde além de passear por ela eu possa acender luzes e trocar pisos e texturas de paredes de forma interativa.

Pra isso eu vou ter q embrenhar nos Blueprints.

Valeu pelas informações.


Oi Serpa, tudo bem?

Pesquise por Unreal Sequencer que vai encontrar bastante coisa.

Basicamente é só você adicionar um Level Sequencer na cena clicando na setinha do lado do ícone do Cinematic, vai pedir um nome, depois você clica no ícone da câmera para criar uma Cine Camera Actor na cena e poderá animar a movimentação dela com Key Frames igual faz na Timeline do 3ds max ou do After Effects.
Quando terminar, clica no ícone do Render Movie, aquele com a claquete de cinema, e vai aparecer as opções para renderizar o vídeo.

Ele vai renderizar a Viewport exatamente igual está renderizando para você ver o projeto ou passear pela cena, então, leva o mesmo tempo, pode ter uma pequena diferença de acordo com a resolução que mandar renderizar, dai só depende do poder da sua placa de vídeo.

Para poder visualizar melhor o que está fazendo, além de passar para a vista da Cine Camera Actor, também é bom habilitar a Cinematic Viewport, que fica no final do menu do botão Perspective, aquele no canto superior esquerdo da Viewport, como marcado na imagem.

Assim, já dá para você renderizar uma animação da maquete que montou e ver como funciona.
Qualquer som na cena será reproduzido na animação como se a câmera estivesse captando o áudio de uma cena real.

Sobre o tempo de Render, enquanto estiver em Real-Time na Viewport, vai renderizar em Real-Time a animação.
Se a Viewport ficar lenta ou precisar esperar até gerar algum efeito como Ray Tracing Real-Time, a renderização da animação também ficará lenta.

Sobre Blueprints, não é difícil, muito pelo contrário, é a parte mais legal e divertida do Unreal, poder interagir com as coisas que você modela é incrível, dá vida para o negócio.
O dia que eu consegui dirigir por uma estrada de terra um bugue feinho que modelei lá por 2000 ou 2001, fiquei apaixonado por Engines, isso foi na Unity há uns 8 anos atrás, mas depois refiz no Unreal e ficou bem melhor.
Quando você for estudar isso, posta suas dúvidas aqui que terei o maior prazer de te responder.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707506.

Total de membros registrados: 135167

Últimos membros registrados: Neesaun, qdsakhba, Shishui026, vsdfvasdf, jvmferreira, THIAGO BARCELLOS, WASHINGTON.NBO, JessicaSNR.

Usuário(s) on-line na última hora: 827, sendo 1 membro(s) e 826 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: nakan14.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.