Oi Jubilada, tudo bem?
Desculpe a demora para responder.
Tem vários tipos de esferas no Z-Brush, cada uma com um sistema diferente de malha 3D, por exemplo, tem a Dynamesh para subdivisão automática e tem a esfera comum que é uma malha 3D convencional, neste caso vai precisar subdividir conforme a necessidade, a Z-Sphere é um sistema no estilo de Bones que permite modelar com Metaballs, ou seja, você junta várias esferas e depois o Z-Brush gera a malha em torno delas para você continuar esculpindo e criando os detalhes, é legal para iniciar a modelagem de animais e personagens, por exemplo.
Agora, animação é outra história e não tem nada haver com o Z-Brush, pois ele não anima.
Para animar você vai precisar construir uma estrutura de Bones em algum programa 3D como o 3ds max, Blender, Cinema4D, etc, isso independe da forma que modelou no Z-Brush, mas terá que fazer a retopologia do objeto para exportar para o programa onde vai animar, pois é ruim animar malhas muito densas, dá problema nas deformações.
Abração e tudo de bom.
André Vieira