Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

gilson antunes   Curitiba - Brasil - PR
claudiosdr   Brasil - CE
gilson antunes   Curitiba - Brasil - PR
Ricardo 3D   Brasil - BA

Portfólios Ver Mais

Simbjji   Indaial - SC - SC
3DMais   Sorocaba - SP
Luiz Carlos   Carlos Barbosa - AC

Ajuda com modelagem de personagem cartoon no 3ds Max.

Por: jr2011  

Em: 18/08/2020 11:24

Bom dia/boa tarde/boa noite a todos. Estou precisando modelar um personagem no estilo cartoon de um cérebro mas não tenho nem ideia de fazê-lo, já que sou quase um zero à esquerda em modelagem 3D. Por favor, alguém pode me dar uma luz em relação a isso? Uso o 3ds Max 2020.

Desde já, agradeço a ajuda de todos.
É... aí tem uma dificuldade q vai também pra alem da modelagem em sí.. que é a questão de como vc vai fazer um cérebro nú (uma coisa "feia") parecer 'simpática' ou agradável (ou tbm "bonitinho", "kawaii", etc...)...

Pra fazer coisas do corpo humano, uma coisa q deu bastante certo pra mim foi baixar modelos (gratis, são de umas universidades e tal) de scans.. aí então eu retopologizava as partes com a minha geometria e tal :)...

Mas aí q vem a questão né... pq n é qualquer cérebro, é um cérebro com olhos (e óculos) e uma boca que sorrí...
tem um video do Particle Skull q faz uns cerebros usando particulas (q aí vc teria q tornar em mesh e retopologizar em cima disso, e tbm fazer de uma maneira q caiba os olhos e boca, etc etc...), e eu ja fiz uma coisa parecida (mas eu acho q do jeito q o Alvaro (Particle Skull) fez fica melhor XD) usando um mesh base e criando splines (q seriam meio q "as tripas do cerebro") com snaps e tal... Mas aí essas coisas mais pra cerebros não muito cartunescos xd..

Um personagem-cérebro assim em 3d eu acho meio desafiador... teria q pensar numa concept art antes aí... pq pra ficar um personagem simpático e bonitinho (o que geralmente é o objetivo) em 3d mesmo eu pessoalmente acho dificil..  

Só pra dar um contraste quanto a essa questão (do desafio de tornar um cerebro nú com pernas, braços, boca e olhos simpático), é relativamente comum usar o cérebro pra compor monstros ou vilões.. um bem conhecido da época de 1994 dos RPGs de mesa é o "devorador de intelecto" (Intelect Devourer).. é basicamente um cérebro com umas patas ferais (sem olhos nem nada só 4 patas tipo de pantera coisa assim) e tem uns poderes estilo 'Jean Gray' e tal... enfim... é facil mesmo vc pegar um cérebro e criar um monstro, mas pô, pra pegar um cérebro e deixar 'simpático' a nivel de mascote ou coisa cartunesca, em 3d, acho q é um desafio mesmo... n é nem por questão de modelagem não mas por questão da arte conceitual do personagem mesmo... pq, por exemplo, esse aí da imagem, se eu falar que é o mascote de uma marca de sagú, dá pra acreditar.. o formato alí vc acha ou entende que é um cérebro pq alguem te falou q aquilo é um cérebro, mas se eu te falasse que é uma cota de sagú, ou se eu falasse que é o mascote de uma marca de almôndegas (por exemplo "as almôndegas com carne-sintética-espacial-da-NASA" heheh, e "criada e aprovada por cientistas"(pq tem o óculos XD) heuhue), vc acreditaria tbm... 

É então eu pessoamente teria q fazer um esforço pra imaginar um personagem (3d) assim... no caso aí eu mesmo tenho um pouco de dificuldade nesse sentido, mas imagino q outros artistas teriam varias idéias aí nesse sentido, mas acho tbm q o personagem sofreria algumas modificações tbm...

@edit: Só pra ilustrar um tipico personagem "cérebro" XD (geralmente são monstros ou vilões.. tipo esse monstro, ou o vilão lá do desenho dos 'tartarugas ninja' e tal..).

@edit2: Heheh... Pior q (o desenho lá inicial do tópico) seria mesmo um mascote bacana pra "Almondegas do Espaço Criadas por Cientistas" huehuehue...  
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Oi JR, tudo bem?

Modelagem no Max é praticamente sempre igual, independe do objeto, pois a edição de polígonos é sempre feita da mesma forma.
O que muda é apenas o começo da modelagem para ter o objeto básico mais próximo do que você precisa, as vezes inicia com Box, as vezes com Plane, as vezes com Spline, mas depois sempre vai editar os polígonos do mesmo jeito.

O caso do cérebro não é mais difícil do que a mão, acho até mais fácil porque não temos a forma dele nos mínimos detalhes de cabeça igual temos da mão.

Você pode usar a mesma técnica que expliquei na sua mensagem sobre a modelagem da mão, mas aqui vai iniciar com um Plane, depois pode criar a referência dele e aplicar o Turbo Smooth para ver o resultado final enquanto modela igual mostrei lá.

Basicamente você vai criar um Plane para aplicar uma imagem de cérebro e poder se guiar, depois cria outro Plane com apenas 1 x 1 Segment, igual mostra a primeira imagem em anexo.

Em seguida, você converte o Plane para Poly e acessando o Sub-Object Edge, é só você segurar a tecla Shift e mover qualquer Edge do Plane para duplicar ela e criar outro polígono.
Dai você ajusta a posição dos vértices destes novos polígonos para ir preenchendo a imagem seguindo o desenho do cérebro, igual mostra a segunda imagem em anexo.

Assim, é só ir preenchendo todas as dobras do cérebro com polígonos para criar a forma principal, no final você pode usar o Conform para curvar o desenho em cima de uma esfera elíptica e dar a forma arredondada, dai aplicará o Extrude para criar a espessura dos gomos e aplicará o TurboSmooth para suavizar, como mostra a última imagem em anexo.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707628.

Total de membros registrados: 135238

Últimos membros registrados: GG-.NK, walle03, yasmimin, hvicentin, jenniwerner, kressrobert, Hugginsed, kdsanmva.

Usuário(s) on-line na última hora: 869, sendo 25 membro(s) e 844 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: rodolfosantos3d, D2_Unrio, Ronaldo Junior, Allen Anderson, Nael181121, Thiago, marcola, Carlos E. Nogueira, yasmimin, pinart, mastermax, Pedro Juliato, walle03, Abilio, tatorp01, Baldo, mario_3d_design, GG-.NK, Daniel Monteiro, SERPA, cristian rocha da silva, Frederico Wagner N. R., Wamdersilva, TadeuB79, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.