É... aí tem uma dificuldade q vai também pra alem da modelagem em sí.. que é a questão de como vc vai fazer um cérebro nú (uma coisa "feia") parecer 'simpática' ou agradável (ou tbm "bonitinho", "kawaii", etc...)...
Pra fazer coisas do corpo humano, uma coisa q deu bastante certo pra mim foi baixar modelos (gratis, são de umas universidades e tal) de scans.. aí então eu retopologizava as partes com a minha geometria e tal :)...
Mas aí q vem a questão né... pq n é qualquer cérebro, é um cérebro com olhos (e óculos) e uma boca que sorrí...
tem um video do Particle Skull q faz uns cerebros usando particulas (q aí vc teria q tornar em mesh e retopologizar em cima disso, e tbm fazer de uma maneira q caiba os olhos e boca, etc etc...), e eu ja fiz uma coisa parecida (mas eu acho q do jeito q o Alvaro (Particle Skull) fez fica melhor XD) usando um mesh base e criando splines (q seriam meio q "as tripas do cerebro") com snaps e tal... Mas aí essas coisas mais pra cerebros não muito cartunescos xd..
Um personagem-cérebro assim em 3d eu acho meio desafiador... teria q pensar numa concept art antes aí... pq pra ficar um personagem simpático e bonitinho (o que geralmente é o objetivo) em 3d mesmo eu pessoalmente acho dificil..
Só pra dar um contraste quanto a essa questão (do desafio de tornar um cerebro nú com pernas, braços, boca e olhos simpático), é relativamente comum usar o cérebro pra compor monstros ou vilões.. um bem conhecido da época de 1994 dos RPGs de mesa é o "devorador de intelecto" (Intelect Devourer).. é basicamente um cérebro com umas patas ferais (sem olhos nem nada só 4 patas tipo de pantera coisa assim) e tem uns poderes estilo 'Jean Gray' e tal... enfim... é facil mesmo vc pegar um cérebro e criar um monstro, mas pô, pra pegar um cérebro e deixar 'simpático' a nivel de mascote ou coisa cartunesca, em 3d, acho q é um desafio mesmo... n é nem por questão de modelagem não mas por questão da arte conceitual do personagem mesmo... pq, por exemplo, esse aí da imagem, se eu falar que é o mascote de uma marca de sagú, dá pra acreditar.. o formato alí vc acha ou entende que é um cérebro pq alguem te falou q aquilo é um cérebro, mas se eu te falasse que é uma cota de sagú, ou se eu falasse que é o mascote de uma marca de almôndegas (por exemplo "as almôndegas com carne-sintética-espacial-da-NASA" heheh, e "criada e aprovada por cientistas"(pq tem o óculos XD) heuhue), vc acreditaria tbm...
É então eu pessoamente teria q fazer um esforço pra imaginar um personagem (3d) assim... no caso aí eu mesmo tenho um pouco de dificuldade nesse sentido, mas imagino q outros artistas teriam varias idéias aí nesse sentido, mas acho tbm q o personagem sofreria algumas modificações tbm...
@edit: Só pra ilustrar um tipico personagem "cérebro" XD (geralmente são monstros ou vilões.. tipo esse monstro, ou o vilão lá do desenho dos 'tartarugas ninja' e tal..).
@edit2: Heheh... Pior q (o desenho lá inicial do tópico) seria mesmo um mascote bacana pra "Almondegas do Espaço Criadas por Cientistas" huehuehue...
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..