Luzes de estudio

Por: Abilio  

Em: 19/08/2020 17:47

oi

existe algum lugar onde eu possa baixar equipamentos de luzes e refletores de estudio real ?
como soft lights , open heads , balão chines , etc ...
de forma gratuita .

creio eu que seria modelos dos equipamentos com as luzes dentro , estou certo ?

obrigado
Oi Abílio, tudo bem?

É difícil dizer assim de cabeça, que eu me lembro tem uma cena de estúdio que vem no Template do 3ds max, ela tem refletores e acho que tem até uma câmera se não estou enganado.

Também lembro de uma cena que a Epic ofereceu para download gratuito com um estúdio de TV completo para produção virtual, tem refletores, câmeras e cenários completos, está neste link: https://unrealengine.com/marketplace/en-US/product/bafae2f71777417c8864a4cca9f47f2d

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Andre Vieira:
Oi Abílio, tudo bem?

É difícil dizer assim de cabeça, que eu me lembro tem uma cena de estúdio que vem no Template do 3ds max, ela tem refletores e acho que tem até uma câmera se não estou enganado.

Também lembro de uma cena que a Epic ofereceu para download gratuito com um estúdio de TV completo para produção virtual, tem refletores, câmeras e cenários completos, está neste link: https://unrealengine.com/marketplace/en-US/product/bafae2f71777417c8864a4cca9f47f2d

Abração e tudo de bom.

André Vieira


existe algum pacote mais especifico ?
com equipamento pesado mesmo ?

por exemplo : dezenas de refletores , rebatedores , .ies , etc ...

pode ser pago mesmo .
algo que se compare a grande produção de cinema

obrigado
Será que serve?

https://www.turbosquid.com/Search/3D-Models/light
Fernando Cunha:
Será que serve?

https://www.turbosquid.com/Search/3D-Models/light


obrigado, segue uma duvida

estas luzes servem para iluminar cenas , estou certo ?


é possivel posicionar luzes HDR na cena ?
ou elas só servem para usar com o domo ?
se for possivel :
sera que rola de iluminar todo um cenario com luzes HDR posicionadas em varios lugares e estas luzes serem parecidas com estas de estudio ?

o HDR Light Studio ja vem com os presets ?
este é o melhor soft de hdr que existe ?
é possivel posicionar os presets do HDR Light Studio na cena no max ou blender?

obrigado novamente
Andre Vieira:
Oi Abílio, tudo bem?

É difícil dizer assim de cabeça, que eu me lembro tem uma cena de estúdio que vem no Template do 3ds max, ela tem refletores e acho que tem até uma câmera se não estou enganado.

Também lembro de uma cena que a Epic ofereceu para download gratuito com um estúdio de TV completo para produção virtual, tem refletores, câmeras e cenários completos, está neste link: https://unrealengine.com/marketplace/en-US/product/bafae2f71777417c8864a4cca9f47f2d

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Existe equipamento de estúdio fotográfico de verdade (luzes, rebatidas, câmera, difusores , etc ...) 

existem  .ies deste tipo de luzes?
e mapas de reflexão para simular rebatedores?
mapas de translucidez para simular difusores ?

e câmeras com todas as configurações das câmeras reais?

meu interesse é mais em equipamentos de fotografia.
Não tenho muito interesse em cinema

obrigado

Tudo bem Abilio, Você tem 2 hipoteses ou ilumina com uma hdri de estudio ou cria você mesmo as luzes, o que tem ai no link são modelos 3d para simular um estudio fotografico, por exemplo se quiser fazer um render que mostre os bastidores de uma sessão fotográfica, a iluminação tem de ser você a criar.
Eu não sei que render você usa mas tanto o vray como o corona e mesmo a camera fisica do max têm todos os parametros de uma camera de fotos.
Oi Abílio, tudo bem?

Estas luminárias e refletores que indiquei e que o Fernando indicou são apenas os Meshes com materiais para representar o objeto com realismo, mas não servem para iluminar a cena da forma que uma luminária real igual a elas iluminaria, pois em 3D o que ilumina são as luzes 3D e isso depende de cada renderizador.

Portanto, fica difícil para quem produz bibliotecas de luminárias e refletores deixar já com a luz 3D configurada, pois teria que fazer uma versão para cada renderizador.

Você que precisa criar a luz 3D na frente ou no interior do Mesh da luminária ou do refletor para simular a iluminação que o aparelho produz.
Normalmente é a configuração da luz que vai imitar um difusor em vez de colocar um Plane na frente com material para difundir a luz, por exemplo, caso contrário vai demorar uma eternidade para renderizar!!!

Existe esta possibilidade que você falou de usar imagens HDR com o formato de luzes de estúdio para gerar a iluminação da cena, inclusive, noticiei no site o download de uma imagem deste tipo recentemente oferecida pelo State Of Art Academy.
Mas não é muito fácil encontrar, a única que postei até hoje foi esta que mencionei e lá na página tem um tutorial explicando como fazer, o problema é fazer.
De qualquer forma, o link é este: https://www.stateofartacademy.com/en/custom-soft-boxes/

Se tiver as luzes HDR poderá iluminar um estúdio todo desta forma e certamente ficará bom, só não sei dizer se a renderização será mais demorada ou não, pois a renderização de interiores com o ambiente gerado por HDRI é um pouco mais rápida do que usando Sun e Sky.

O HDR Light Studio tem 50 Presets de luzes de estúdio, se não me engano, e com ele você consegue criar uma HDRI panorâmica para usar como Domo, mas formada por luzes de estúdio em vez de céu e tal como é o comum.
Certamente o HDR Light Studio é o programa mais especializado neste tipo de coisa.

Atualmente também é possivel fazer algo parecido com os Shaders OSL do 3ds max, pois o Shader de HDR Environment aceita adicionar luzes HDR no Domo e posicionar como quiser, bem similar ao que faz o HDR Studio, porém, o HDR Studio tem muito mais Presets e recursos.

Sobre o posicionamento das luzes, o HDR Light Studio tem um Plug-in de conexão com o 3ds max, não sei se tem com o Blender.
No caso do 3ds max você pode posicionar a luz no HDR Studio e ver o resultado imediatamente no Max, se não me engano, também pode ver o resultado no próprio HDR Studio renderizando com o V-Ray do Max.

Mas note que este caso do HDR Studio e do Shader OSL do 3ds max é diferente da técnica usada pelo State Of Art Academy, onde cada luz é um HDRI separado, pois no HDR Studio 3 no OSL você vai criar uma HDRI panorâmica com todas as luzes nela.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
ola

gostei da noticia de hoje : Como aumentar o realismo das luzes

onde eu posso encontrar materiais para a composição destas luzes de estudio ?

mapas para colocar na frente das luzes e etc ...

obrigado novamente
Oi Abílio, tudo bem?

Fico feliz que você gostou da notícia, realmente é uma técnica importante para melhorar o realismo das luzes nos reflexos dos objetos.

A única vez que me lembro de divulgar o download de imagens deste tipo foi essa do SOA Academy: https://www.stateofartacademy.com/custom-soft-boxes/

Eu sinto não saber indicar alguma biblioteca, mesmo que comercial, com este tipo de imagem.

Entretanto, existe o HDR Light Studio que vem com dezenas destas imagens fotografadas de estúdios reais e já no formato EXR, então, se tiver o programa você pode conseguir pegar as imagens dele para usar em outros lugares.

O site do HDR Light Studio é este: https://www.lightmap.co.uk/

Abração e tudo de bom.

André Vieira

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