Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Fernando Cunha   Porto-Portugal - PR
Vinicius Paciello   São Paulo - AC
Designer RS   Bento Gonçalves - RS - RS
Rogerio Coletti   Votuporanga / SP - SP
Gilvani   monte verde - AC

Portfólios Ver Mais

Langue   São Luis - MA - AC

Ajuda para criar um efeito

Por: starship  

Em: 07/11/2020 21:47

Olá!
Utilizo o 3dsmax 2016 e, embora eu consiga modelar com desenvoltura razoável, sou um completo newbie na criação de texturas e mapas, assim como na aplicação destes à objetos.
Eu estava lendo um tópico onde um colega recriou no Blender, sem texturas, o efeito de um motor de impulso de naves de Star Trek, usando duas geometrias e materiais padrão. Na primeira geometria, um plano com 2 cores que emitem luz. Na segunda, me parece que ele usou um gradiente, algum tipo de mix/fallof, que dá um efeito de fog nas luzes da primeira geometria e produz o efeito desejado. Não sei se me expressei bem... Posso ter usado termos inadequados e peço desculpas se o fiz. Creio que mostrando as imagens, fique mais claro o efeito que quero replicar no 3dsmax 2016. Isso pode ser feito sem V-Ray, apenas usando os mapas e feitos padrão e o render default?
A thread original é esta: https://forums.scifi-meshes.com/discussion/10000783/percheron-class-tos-era

Obrigado pela ajuda.
No caso aí o sujeiito usou um material com translucidez (como parafina ou plastico fino ou fumaça) o que seria mais dificil com o Scanline, embora q não tenha necessidade e nem seja isso o que realmente acontece (o metal da saída dos foguetes esquenta da superficie pra dentro, não de dentro da superficie pra fora, etc..)... 

O que eu recomendaria nesse caso seria simplesmente usar o canal de auto iluminação do material standard... Vc pode criar um desenho (ja com o blur e tal) pra usar como mapa de auto iluminação, ou fazer esses traços com gradient ramp... E então vc usa um color correction por cima desse pra controlar a cor e intensidade do brilho, aí vc pode controlar tanto na mão (nos parametros do color correction) ou por um objeto externo com um parametro chamado "temperatura da turbina" (por exemplo) pra controlar a intensidade e cor de uma maneira mais pratica (com attribute holder, parameter editor e wire de parametros ou uma formula matemática), etc..

(os dois casos que eu falei são a base de umas soluções aí mas vc poderia combinar as duas tbm, usar um desenho+color correction num mapa composite e com um outro mapa (noise ou cellular) animado por cima, como multiply, pro brilho ter uma variação interessante (efeito similar ao de uma 'brasa', etc..) etc...)
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Oi Starship, tudo bem?

Desculpe a demora para responder.

Não é difícil criar este efeito da forma que você mostrou, mas como o Fox disse, também pode ser criado direto com apenas uma geometria e a imagem já borrada aplicando auto-iluminação.
Se for fazer do jeito que você quer, primeiro precisa da imagem com o desenho da nacele do motor espacial, como mostra a primeira imagem em anexo que fiz no Photoshop.

Precisa usar cores claras no desenho porque ele vai emitir a iluminação, também tem que manter o fundo preto para não emitir luz.

Depois, no 3ds max com o V-Ray, você precisa criar dois Planes, um na frente do outro com uma certa distância entre eles.

Em seguida, precisa criar os dois materiais, um para cada Plane.

1- O material do Plane de trás que vai receber a imagem, então, você precisa clicar no quadradinho na frente do Diffuse e escolher o mapa Bitmap para poder carregar a imagem da nacele, como mostra a imagem número 1 em anexo.
Depois é só arrastar para cima do quadradinho na frente do Self-Illumination e escolher a opção Instance quando aparecer a janelinha, assim, vai copiar a imagem para o canal que faz o material emitir luz.
Na frente dele tem o valor do Mult, que configura a intensidade da luz emitida pelo material, então, depende um pouco das cores que usou, mas tem que ser um valor maior do que 1 para emitir luz.

2-  O material do Plane da frente é igual um vidro jateado, que borra o que está atrás, por isso que cria este efeito de fog que você falou.
Então, precisa colocar preto no Diffuse, poderia não configurar a reflexão, mas todos os materiais refletem pelo menos um pouco, portanto, coloque branco no Reflex e 0.9 no Glossiness dele, como mostra a imagem número 2 em anexo.
Em seguida, coloque um tom claro da cor que escolheu para a nascele no Refract e 0.5 no Glossiness dele para borrar a imagem que está no Plane de trás, quanto menor este valor, mais borra a imagem de trás.
Mais abaixo, coloque um tom escuro da cor que escolheu para a nascele no Self-Illumination e diminua o valor do Mult para 0.1, assim, este material vai ter uma leve claridade na mesma cor da nascele.

3- Quando renderizar é para ficar parecido com a imagem número 3 em anexo.

Qualquer dúvida que tiver em qualquer ponto é só falar que eu explico melhor.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
André e Fox, muito obrigado pelo help!
Vou seguir as dicas de vocês e ver o que eu consigo aqui.
Abraço!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707504.

Total de membros registrados: 135164

Últimos membros registrados: vsdfvasdf, jvmferreira, THIAGO BARCELLOS, WASHINGTON.NBO, JessicaSNR, Rova, djsoul, LETICIACRISTINA77.

Usuário(s) on-line na última hora: 814, sendo 2 membro(s) e 812 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Ronaldo Junior, Gibran Farfud.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.