Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

renatoconti   Londrina - PR - AC
Leandro Malheiro   São José do Rio Preto - AC
clebercmds   Timbó - SC - SC
Vinicius Paciello   São Paulo - AC
mdpontes   Macapá - AC

Portfólios Ver Mais

Valmor   Blumenau-SC - SC
pfbobfilho   Florianópolis - SC - AC
Jean Belegante   curitiba - PR

v-ray com programas externos

Por: Abilio  

Em: 21/03/2021 20:53

ola

existe uma maneira de configurar “render v-ray” para renderizar mais rápido para usar softs externos para realizar parte do processamento de imagem?
 
exemplo :
renderizar uma imagem pequena e usar o Topaz Gigapixel AI para aumentá-la para o tamanho de imagem que você deseja?
 
desligar o denoiser do V-ray para remover o ruído depois com Topaz DeNoise AI?
 
esses processos aceleram a renderização, certo?
 
Existe mais algum truque para tornar a renderização de alta qualidade mais rápida?
 
é possível renderizar apenas a parte do arquivo que editamos?
 
exemplo :
renderize apenas a esfera à esquerda da imagem porque somente ela foi editada, para a parte direita da imagem que foi renderizada anteriormente e não foi editada a renderização anterior é usada.


você acha que é possível remover automaticamente vaga-lumes de uma imagem renderizada por v-ray com o programa: JPEG to RAW AI?

https://topazlabs.com/jpeg-to-raw-ai/

uma imagem com menos samples no render pode ser limpa e adquirir seus detalhes com o programa : JPEG to RAW AI?


obrigado
Sim, essa questão de renderizar elementos diferentes da cena, eu tbm considero como sendo bastante importante pra agilizar uma série de processos. 

Inclusive eu acho importante fazer essa separação, principalmente entre o personagem (ou elemento central ou de maior importancia na cena) e foreground/background... 

Uma coisa bem facil q vc pode fazer pra renderizar separados os elementos, é agrupar eles (por em grupos, no 3ds) e então renderizar à cena (ou uma região dela, etc..) SÓ com o personagem (ou SÓ com tal elemento a mais q vc queria por, etc..)... nesse casó é só deixar visivel só os do grupo q vc quer renderizar... 

Outra coisa bem facil é renderizar à cena SÓ com o personagem (e os objetos da cena, só q invisíveis, só pra iluminação ficar ok no personagem) em 8k ou na maior resolução q vc puder (eu pratico 8k e nunca reclamaram :3) e depois o cenário q geralmente vai ser estático... 

Enfim, caso o cliente n seja 'o final' da imagem e tal, geralmente é uma coisa mais ou menos por aí mesmo :)... 

Mas se é pra imagem final e tal, eu, na minha opinião mesmo, pra mim, é "no compromise" XD... Isso pq eu acostumei com longos tempos de render, então, pô, se for pra 1 render de relevância, 6 horas eu n acho muito ruim n por exemplo... Mas, tendo uns elementos aí e dando pra separar eles com renders separados, dá pra pensar bem melhor na imagem, num sentido da pos-produção da imagem e tal...




@edit: Ah é, nas situações mais complexas, a composição e essa questão logistica da produção, são coisas muito relevantes de se saber!


@edit2: Ah é... Mas esse negócio aí de "ampliar às imagens" (com as inteligencias artificiais) q nem nos filmes (quando um sujeito de barba feita diz tipo "oh! amplíe aqui!" e tal... hehe...), isso aí por enquanto demora ainda mais (pra ficar realmente bom (e pior, sem a certeza de ficar 'bom' mesmo heheh..)) do que fazer um render demorado mesmo... Eu tinha esquecido de mencionar... Acho q pra coisas como um cenario scrollando (indo de um lado pro outro na camera), sendo renderizado separado do personagem (ou objeto de relevância da cena) dá até certo em uma boa parte das vezes, mas, pra o elemento principal da cena, renderizar ele separado e com muito mais 'capricho' (resolução e tal) sempre ajuda bastante na composição :).. e eu posso dizer isso mesmo pq eu n manjo de composição mas isso é verdade pelo menos pra apresentar umas animações heheh =3..
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Oi Abílio, tudo bem?

Eu não sei o quanto vale a pena você trocar o trabalho do computador pelo seu próprio ou de algum funcionário, pois a hora máquina é muito mais barata do que a hora da mão de obra humana.

Renderizar a imagem um pouco mais rápido para depois ter que passar por outros programas para finalizar é o oposto do que vem acontecendo atualmente, onde o objetivo é produzir a imagem perfeita em 3D e em tempo real sem nem precisar de pós-produção.

A única tecnologia que pode valer a pena neste sentido é a renderização em menor escala para ampliar depois, mas tem que ampliar em tempo real, por isso não sei se o Gigapixel AI tem a mesma utilidade e qualidade do Nvidia DLSS.
Com o DLSS eu já vi diversos vídeos mostrando a diferença da imagem renderizada em resolução original e a imagem pequena ampliada, em alguns casos a imagem ampliada tem mais detalhes do que a original.

Além disso, no caso do DLSS tudo é feito automaticamente em tempo real no próprio Unreal sem ter que exportar o Frame para outro programa, você nem percebe que está com DLSS habilitado, a não ser pelo ganho significativo de performance da aplicação interativa.
Ele também foi treinado para imagens 3D e não para fotos como o Gigapixel AI.

Já no caso do Denoiser, eu acho que não vai agilizar, porque o Denoiser padrão do V-Ray é progressivo, ele é aplicado em várias etapadas durante a renderização e ajuda a agilizar o Render.
Você percebe ele sendo aplicado durante a renderização.

Também não deve funcionar bem o programa da Topaz para limpar imagem com alta compressão como o JPG To RAW, porque os sistemas de AI são treinados para coisas bem espefícias, então, se ele foi treinado para remover erros de compressão, não vai funcionar bem com o Noise criado por poucos Samples na imagem 3D, são defeitos completamente diferentes.
Neste caso é melhor usar o Denoise da Topas em vez do JPG to RAW.

Sobre renderizar apenas um objeto da cena, é possível sim e tem diversas formas de fazer, para ser do jeito que você falou é só habilitar o Selected dentro do Render Mask no Image Sampler do V-Ray, como mostra a imagem em anexo.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707594.

Total de membros registrados: 135216

Últimos membros registrados: LUHIDALGO, Fnoronhars , annarafaellab, kennedy337, eurafaeldavila220, Omyketoukreviews, Chioo026, yanag.

Usuário(s) on-line na última hora: 1039, sendo 23 membro(s) e 1016 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Daniel Monteiro, _mark0_cefiro, wdesign2006, Henrique Ribeiro, emersonforentin, Geraldo Nunes, Le_Andro, Thiago Couto, Celso Borttoloto, Osvaldo Arquiteto, Felipe Duarte, Duda, MIIRAGE CREATIVE STUDIO , Nuno, D2_Unrio, Sergio1987, LUHIDALGO, TadeuB79, Gibran Farfud, mixel.amorim, Fernando Cunha, Alexandre Longo, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.