Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

netiquinho   São José Do Rio Preto - AC
dpi3d   Recife - PE
jeff   ARAPONGAS - PR
gilson antunes   Curitiba - Brasil - PR

Portfólios Ver Mais

Hauris   Ceará - CE
Juttahir   São Paulo - SP
LucasCabriotti   Araçatuba-sp - SP
leon Klinke   Bauru - SP

Mudar o LOOK AT da câmera durante a animação.

Por: SERPA  

Em: 14/10/2021 15:30

Como faço pra mudar o LOOK AT da camera durante a animação.

Tipo, tenho uma camera filmando uma moto, ela vai atrás da cabeça do piloto em perseguição. Quando a moto chega em cruzamento uma outra aparece e neste momento a câmera abandona a moto que estava focando (look at) e passa a seguir a outra.

Sei que tem a ver com aquele weight. Mas não consegui me entender.

No blender por incrível que pareça eu fiz mais rápido.

Se alguém souber de um bom tutorial de movimentos de câmeras no youtube que cubra esse assunto, por favor indica ai.

obrigado.
Sim, no caso vc tem um constraint do tipo Look-At, com 2 componentes, e então o peso de cada um diz o quanto de influencia cada componente vai ter... Se a camera tem target, acho q seria o caso de um position constraint do alvo pra 2 (ou mais) helpers (um em cada motoqueiro, linkado ao motoqueiro)... Aí é bem o q vc falou, vc tira de um weight e põe no outro... Acho q no Curve Editor vc acha esses parametros mais facil... Quando tem um só componente, o peso é a influencia do proprio constraint... 

Aí, eu imagino, se eu fosse fazer, criaria helpers, e linkaria cada na base do rig de cada motoqueiro (q assim, dá pra vc animar onde, no motoqueiro, a camera focaria, etc..), e ia usar algo como "Attribute Holder" na camera (alternativamente, num objeto-bonitinho tipo um desenho de spline (tipo um "ícone" facil de clicar na cena, etc..)), pra por os parametros (q controlam os pesos) nuns sliders, pra animar essa questão nesses sliders mais facinho e tal... Aí vincular esses sliders aos pesos usando "Parameter Wire" (direto ou com expressões matemáticas simples) ou "Float Expression" (q possibilita expressões matemáticas mais elaboradas)... 

Inclusive, vc poderia até elaborar isso ainda mais... Depois de ter a cena (de perseguição) já pronta (q acho q foi isso q vc já fez, etc..) vc poderia criar umas splines (pra fazer path constraint da camera em si (não do alvo)) de um lado (da rua), do outro lado, e em cima, do caminho da perseguição (linhas que são o caminho percorrido, da perseguição...uma de um lado, outra do outro, e uma em cima), e por nos parametros lá q aí já dá pra por exemplo filmar de um lado ou de outro, subir um pouco a posição da camera, etc.. pensei nisso agora :3... É, fazer um circulo (spline, pra fazer path constraint tbm, da camera) e linkar esse circulo tbm na base do rig do personagem (pra poder controlar a altura tbm etc..) pode ser legal :)... 


Essa é bem uma questão de rigging mesmo... Mas eu acho q n seria muito dificil de automatizar essas coisas com MAXScript n (por exemplo fazer um plugin pra automatizar uma série dessas questões aí...)...  


Ó esse video aqui, fala bastante dessas questões aí inclusive dos pesos e tal... é mais sobre rigging mas já dá conta aí se vc entender legal... Parece q demora pra fazer mas vc entendendo acaba fazendo bem rápido até... 



@edit: Mas facil (ou resumido), cria esses helpers nos motoqueiros, e usa o position constraint do alvo da camera neles, um depois do outro (ou o look-at da camera, caso n tenha target), e na camera cria 1 parametros (att holder), aí vc dá um nome tipo "Foco 1............Foco 2" coisa assim, e cria tipo slider (ou outro formato q vc ache mais confortavel de animar, etc..), e no Wire de parametros, vc deixa esse valor diretamente controlando o primeiro peso, e o segundo peso é 100 MENOS esse parâmetro (OBS: o valor no parametro do slider deve ir de 0 a 100)... Lembrei disso agora revendo esse video antigo :3.. q eu lembro q eu confundi exatamente nisso tbm uma vez hehe...
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Fox,

Obrigado pelas dicas.

Achei muito interessante essa questão de criar 1 spline em cada lado da rua e ficar alternando a camera entre elas!

Essa coisa de colocar um circulo em volta e encima do motoqueiro seria interessante para alternar a camera pra ele e fazer um giro em volta e em cima do motoqueiro. hmmm. 

Acho que se eu me dedicar e treinar bem essas coisas, já posso colocar meu currĩculo para a equipe de filmagens de Fast and Furious, hehe.

Alias sempre q vejo filmes nesta linha eu me lembro o quanto eu gostaria de aprender a fazer essas coisas no max.
Oi Serpa, tudo bem?

É super simples fazer isso no Max também, só precisa animar o Weight do Target.

Porém, pense no seguinte, você usa o Look At numa câmera que não tem o Target, pois se tem o Target o Look At é a mesma coisa que a posição do Target, concorda?

Se a câmera não tem Target você precisa girar ela para apontar para onde deseja, dai usa o Look At, mas se tem o Target você precisa posicionar o Target onde deseja apontar a câmera, então, em vez do Look At vai usar o Position Constraint.

Eu fiz um exemplo simples para te mostrar e coloquei o arquivo no Mega para você baixar e estudar.

Primeiro animei uma esfera em Y e um Box em X, eles se cruzam no centro do mundo 3D por volta do Frame 100, mas o Box passa primeiro e a esfera passa depois para não baterem.

Em seguida, criei um Dummy para animar a câmera, como é o comum, dai linquei a câmera no Dummy e animei o Dummy seguindo a esfera até o cruzamento.

Então, selecionei o Target da câmera, usei o Animation > Constraint > Postion Constraint e cliquei na esfera, assim, o Target vai seguir a esfera, depois coloquei 100 no valor do Weight no painel Motion, como mostra a imagem 1.

Por fim, cliquei no botão Add Position Target e selecionei o Box, colocando zero no Weight dele, dai posicionei a animação num Frame um pouco depois do Box passar pelo cruzamento e aumentei o Weight dele para 100 enquanto diminui o da esfera para zero com o Autokey ligado.

Neste caso o Key Frame inicial da transição é criado no quadro zero, então, a transição começa logo no início, portanto, eu selecionei o Key no Frame zero e movi para o Frame 70, deixando ele um pouco antes da câmera chegar no cruzamento, desta forma a transição só inicia no Frame 70, como mostra a imagem 2.

O arquivo com o exemplo foi salvo no Max 2020, está neste link para você baixar: https://mega.nz/file/lrIRUKCZ#jt4N_W8bueuc0Mua9sFD4vI7skNF07GZW7krKIScASc

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Valeu André.

Como minha internet é com franquia de dados, não estou podendo ver os arquivos agora (o seu e o do fox), mas essa semana vou dar uma olhada e depois comento aqui.

Valeu mesmo pessoal!

Vocês são demais.
Clica no "coraçãozinho" das mensagens (dos posts) q vc gosta! Pode não parecer muito, e a atitude de fazer isso, realmente, não é muita coisa mesmo, mas ver o "coraçãozinho" lá vermelho e com um numero maior do que Zero é coisa q sempre alegra muito!.. 

Se vc n entender, depois faço uma ceninha simples tbm... mas só se der coraçãozinho pra todas as mensagens anteriores!

A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
kkk, 

Cara eu sou meio atrapalhado com forums.

Sempre vi aquele coracao ali (meu teclado nao esta acentuando, hehe).

Sempre vi como um enfeite acho que pela cor dele, cinza. Eu não imaginava que era pra clicar e muito menos a funcão dele.

Quanta mensagem eu deixei de clicar. 

Foi mal ae gente.rsrs


Oi Serpa, tudo bem?

Minha internet também tem franquia, então, eu sei bem como é precisar controlar cada download, mas o arquivo que enviei é pequeno, tem apenas 800 Kb.

Porém, nem precisa baixar, se seguir o processo que expliquei vai conseguir fazer igual, não tem como errar, é bem simples mesmo.

Não precisa criar o Dummy nem nada, pode animar a câmera direto para testar, mas sempre é melhor usar Dummy quando vai animar uma câmera.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Eu  baixei e já olhei ele. Obrigado.

Acontece que meu computador resolveu me sacanear e parou.

Então pararam os estudos todos.
Oi Serpa, tudo bem?

Fico feliz que baixou o arquivo e conseguiu ver antes de dar pau no seu PC.

Sinto muito pelo problema, mas espero que resolva logo e possa voltar aos estudos.

Qualquer coisa que precisar e eu puder ajudar, é só falar, pois sempre te responderei com o maior prazer do mundo.

OBS: Você também mora em sítio igual eu para ter internet com franquia?
Sua internet é via satélite igual a minha?

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707608.

Total de membros registrados: 135227

Últimos membros registrados: mauriciovrc, rodneitjr, anacarolfinardic, saulo favero, sanerreddie, Humberto1082, pdsanbvha, annastark.

Usuário(s) on-line na última hora: 1107, sendo 28 membro(s) e 1079 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: D2_Unrio, mastermax, Vladis, nandao, Baldo, marcola, Edson, JMDesign, mauriciovrc, Moura, Thiago Couto, Fabio Catelleno, Le_Andro, Adalberto Rocha, Henrique Ribeiro, Eber.Silva, Carla Franco, Pedro Juliato, magster, rodolfosantos3d, Ronaldo Junior, Duda, Victor Mendonça, thassiojlopes, Reinaldo Silva, mixel.amorim, Marco Rocha, dallest91.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.