Campanha Codec Divx 5.1

Por: Neorix  

Em: 21/07/2005 19:37

Galera eu tô de queixo caído. Na busca de um codec que me dê o máximo de compactação e o máximo de qualidade (como se fosse só minha busca...heheh) achei o Divx 5.1. O bicho é NINJA. :mascarado: Vejam meus passos: 1) Renderizei uma animação no MAX em arquivos TGA, 24 bits, 700x350 pixels usando o render default. Gerou 74 arquivos. 2) No After Efects importei as imgs e pra cada uma foi gerado um efeito de transparância de 8 frames cada, partindo de 0 à 100 de opacidade, todas em sequência, aparece uma, depois outra, .... No final de todas as imagens eu consegui o efeito que queria e resultou em uma animação de 20 segundos à 15 quadros por segundo, ou seja, 300 frames ou imgs finais. Com essa gambiarra eu economizei 226 frames de render pelo MAX. :lol: .....Jeitinho Brasileiro. 3) Daí gerei um AVI pelo After Efects sem codec. Crú e nú. 100% de qualidade. Gerou um vídeo de 210 MB. :00: 4) Como de costume abri o Quick Time para, a partir dele, gerar um movie com o codec MPEG-4. Até então, pra mim, a melhor relação Peso x Qualidade x Disponibilidade do Player. Gerou um vídeo de 2,04 MB. 1% do original e com boa qualidade. Confiram: http://www.thriady.com.br/files/ms_codec-mpeg4_high_700-350.mp4 5) Daí pra testar os tão famosos codecs Divx eu abri o VirtualDub. Pra quem não conhece é um ótimo programinha Freeware pra editar vídeos. Podem baixar no site: http://www.virtualdub.org/index Abri o AVI full de 210 MB, fui na opção Video > Compression... E escolhi o codec Divx 5.1 Codec. Logicamente você tem que ter este codec instalado. Eu não sei da onde ele veio, mas acho que foi junto com a instalação do Divx Player 6. Vcs podem baixar ele aqui: http://www.divx.com/divx/play/download/index.php. Alterei algumas configurações em Configure, confirmei e botei a parada pra rodar uma cópia, em File > Save as AVI.... 6) Gerou a primeira cópia e!?...tãtãnãnã.... PASMEM....PASMEM... :00: :00: :00: Um AVI de 278 KB. Quase caí duro no chão. Antes de rodar o modesto vídeo eu pensei: "Vicheee...vai tá uma porcaria." E então vejam por si só: http://www.thriady.com.br/files/ms_codec-divx5-1_low_700-350.avi E melhor. Rodou no Windows Media Player. Nem precisou de abrir o Divx Player. Só que acho que é por causa de que o WMP usou o codec do Divx emprestado...heheh... Enfim, essa qualidade tá muito boa pra internet. 7) Querendo algo com a qualidade melhor eu dei mais umas fuçadas em configure do codec no VirtualDub, aumentado a qualidade. Daí configurei daqui, testei dali e cheguei a qualidade máxima oferecida pelo codec: http://www.thriady.com.br/files/ms_codec-divx5-1_high_700-350.avi Meu arquivo final? Com alta qualidade? 736 KB :00: :00: :00: :00: :00: Melhor que o Quick Time e muito mais leve. Daí veio a pergunta: Porque então o quick time é mais utilizado quando acessamos um trailer de um vídeo? Minha resposta seria por causa dos "Macmanícos", essas pessoas que vão morrer achando que o MAC é melhor que PC, nos dias de hoje. O Sistema Operacional do MAC é até melhor mesmo que o Windows. Pela sua usabilidade e aparência gráfica. Mas o hardware, algo que muitos Maqueiros nem sabem o q significa, porque não se "TUNA (de TUNNING de Carros)" um MAC, como se faz em um PC, mas se descarta ele todo e compra a próxima geração pelos olhos da cara. E ainda ficam orgulhos....hehehe...povo bobo. Pois é, esse hardware é ultrapassado. Foi atropelado pelo constante avanço do PC. Bom, mas descarrego a parte. Eu quero mobilizar e...e....putz esqueci a palavra, a sim, induzir a utilização do Divx Player. Pois é melhor instalar o novo player de 6 MB e visualizar um vídeo de 1 MB do que não precisar instalar o player e visualizar um vídeo de 10 MB. E essa indução e mobilização depende de nós produtores de animações e quebra-galhos. Vamos obrigar os usuários a instalarem o Divx Player. Nós estamos evoluídos tecnologicamente e é nossa competência fazer com que o usuário final acompanhe esta evolução. E não retrair porque o indivíduo tem preguiça de se manter atualizado. Bom é isso aí. Vamo lá galera. Abraços!
Athlon 64 3200+ ASUS A8N-SLI GF 6600GT 128 MB 1GB DDR400 LCD 17" Flatron
dizem que o xvid é melhor que esse divx sei lá num uso muito esses trecos de video não
paz sem voz não é paz!! é medo!!!
massa seus testes Mas não acho que tenha ficado melhor em DIVX não, pelo contrário, em quicktime a img fica bem mais nitida, com linhas mais destacadas, coisa que não acontece no divx, nem aumentando a qualidade dele, agora, se você quer ver o que é qualidade mesmo, entre em : http://www.apple.com/quicktime/hdgallery/ e baixe um destes trailers em qualidade "HD" , high definition, com resolução media de 960x 700px, matam a pau qualquer video, com o codec h.264 o DVD jah era, claro que pra quem quer arquivos menores essa não é a melhor solução, mas para maior imersão ao video, vc baba com essa tecnologia
www.greenlamp3d.com
Aí malucow! O q está em jogo aqui é Qualidade x Peso. Os vídeos desta galeria do Quick Time aí tão imensos. Por exemplo o Kingdom of Heaven tem 52 MB e apenas 2.40 minutos na rezolução de 852x360. Inviável para a internet. Com este tamanho eu compacto um filme inteiro em Divx...hehehheh
Oi Neorix Legal que você tenha "descoberto" o DIVX. Realmente é um codec bastante eficiênte. Desde o seu lançamento à cerca de 5 anos tem evoluido à cada nova versão do diver. Entretanto, apesar dos testes que você realizou com sucesso, ainda não teve oportunidade de esbarrar com os problemas que eventualmente surgem, o mais comum é problema com sincronia de àudio em videos mais longos (acima de 2 minutos), apesar da melhora do codec este é um problema que teima em persistir, outro problema (e este não é so do DIVX) é que devido à compressão dependendo das relações de contraste entre cores utilizadas podem ocorrer delays e batimentos. Sua experiência foi com uma imagem parada (usando fusão) é bom que você faça testes com imagem com movimento, para poder avaliar melhor os resultados. Algumas dicas: 1-Na verdade quando você instalou o player o codec foi instalado no seu sistema. por isto o WMP rodou o seu vídeo automáticamente. Portanto se você for enviar vídeos para terceiros é bom incluir o player junto para que quem receba o vídeo possa instalar o player e consequentemente o codec. Digo isto porque o WMP por vêzes tem dificuldade em localizar o codec DIVX na internet. 2-Como o codec está instalado na sua máquina você poderia ter salvo o seu vídeo diretamente do After Effects, sem precisar do VirtualDub. 3-Aqui vou abrir "parênteses" para uma observação com relação ao seu comentário: [quote:e988cfabd6]Minha resposta seria por causa dos "Macmanícos", essas pessoas que vão morrer achando que o MAC é melhor que PC, nos dias de hoje.[/quote:e988cfabd6] Um erro primário que um profissional não deve cometer é subestimar as ferramentas e tecnologias à sua disposição. Rixas do tipo MAC versus PC, MAX versus Maya, etc..., não levam à nada, apenas "cegam" as pessoas com relação as tecnologias à seu dispor. Tratar estas questões como torcida de time de futebol é perda de tempo. Um bom profissional deve tirar partido deste leque de oportunidades tecnológicas e usar todas as ferramentas disponíveis possíveis para aprimorar o seu trabalho. Lembre que alguns dos melhores programas que usamos hoje em PC foram origináriamente produzidos para MAC: Photoshop, After Effects, Premiere, Lightwave etc... E alguns que origináriamento foram produzidos para PC hoje rodam em MAC. Estas "rixas" foram criadas e são alimentadas pelas próprias companhias produtoras dos hardwares e programas. Pode estar certo de que nem a APPLE nem a INTEL vão premiar ou agradecer a alguém por divulgar seus respectivos hardwares. Portanto: Não entre neste jogo, avalie com critério as ferramentas disponíveis e use-as para o seu próprio benefício. Abraço Phy
Valeu Phy! No meu caso as animações que pretendo compactar em Divx, incluso o áudio, duram menos de 2 minutos. Então acho que não terei problema com a sincronia de áudio. E como são 12 animações para um site acho que o Divx é a melhor escolha pelo peso dos arquivos. Quem trabalha com web, como eu, sabe que é fundamental disponibilizar arquivos de qualquer natureza que consigam chegar tanto a uma conexão a cabo como a uma discada no menor tempo possível. Pois os usuários comuns não têm paciência nenhuma de esperar. Só a gente mesmo que fica eufórico em ver qualquer vídeo que seja. Como o problema de imagens em movimento intenso pode ocorrer em qualquer player então isso é algo comum e aceitável. Obrigado pelas dicas e quanto à "rixa" com os macmaníacos é só uma questão pessoal. Principalmente porque a "ofensa moral" sempre vem primeiro dos usuários de MAC. Tenho certeza que muitos aqui que trabalham com PC já tiveram de alguma maneira o desconforto de alguém tanto macmaníaco quanto um metido a entendido de computadores dizer: "Porque você não usa o MAC. Ele é melhor para trabalhar com gráficos" ou "Compra um MAC que é melhor que PC pra trabalhar com produção gráfica" Tenho certeza que o André já passou por isso. Só de ler aquela matéria dele em que confirmou a superioridade dos PCs dá pra entender que ele foi "agredido pela facção MAC". Sua observação é memorável: "Rixas do tipo MAC versus PC, MAX versus Maya, etc..., não levam à nada, apenas "cegam" as pessoas com relação as tecnologias à seu dispor. Tratar estas questões como torcida de time de futebol é perda de tempo. Um bom profissional deve tirar partido deste leque de oportunidades tecnológicas e usar todas as ferramentas disponíveis possíveis para aprimorar o seu trabalho." Quem me dera se todos os Macmaníacos e também os Open Sources(Linux e Cia.) lessem ela. Acho que teríamos um mundo melhor pra si viver. Não estou aqui julgando nada e nem ninguém. É só um desabafo contra a ofensiva de fanáticos.
Oi Neorix Uma outra observação importante é que nem sempre o menor tamanho de arquivo corresponde à melhor taxa de transferência; isto porque a compressão interfere no processo. Na verdade para a internet a equação é Qualidade X Tamanho X Taxa de Transferência. Além do DIVX, para usar vídeos em sites você pode fazer uma experiência também com os .SWF (FLASH). Para apresentação de produtos é muito bom o recurso da Viewpoint, o Enliven que rende em tempo real pela rede e usa um tamanho diminuto de arquivos. Vale a pena conferir. A carga é rápida e o modelo pode ser manipulado em tempo real. http://developer.viewpoint.com/dc/index.shtml Um compressor também muito bom e surpreendente é o BINK, é parte de um pacote de compressão desenvolvido pela RADGAMETOOLS que é usado pela grande maioria das empresas de games para compactar os vídeos que fazem parte dos jogos. O pacote tem dois compactadores, o BINK (24 Bits) e o SMAKER (16 Bits) pode gerar arquivos executáveis (.EXE) o que facilita muito para programação de CDs de apresentação e afins. Vale a pena baixar o pacote "RAD Video Tools" e testar: http://www.radgametools.com/ Pode ser um pouco complicado de entender o funcionamento em princípio, mas as instruções de uso do site são muito boas. Abraço Phy

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717350.

Total de membros registrados: 143143

Últimos membros registrados: layfnl2003, PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh, TestolibCapsules35, TestolibKapslar3455, Whispers, dtabach.

Usuário(s) on-line na última hora: 481

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.