Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

gilson antunes   Curitiba - Brasil - PR
marciocmoraes   bento gonçalves
Alexandrino.Pereira   São Paulo - SP
Fabio   Tubarão

Portfólios Ver Mais

Leonardo   Goiânia-Go - GO
wilgo   braslia
santos.1408   Cruz, Ceará, Brasil - AC
tiagoschuch   florianopolis - SC

Componentes dinâmicos no 3ds max é possível criar?

Por: Állan Gavilan  

Em: 02/04/2022 19:21

Pessoal, Boa noite. Gostaria de saber se é possível assim como no Sketchup,  criar componentes dinâmicos,  criar também no 3ds max ou blender.  Meu ramo é móveis planejados, e no Sketchup tem a opção de criar blocos dinâmicos,  responsivos.  Inclusive tem plugins especializados em móveis planejados, as empresas como Gabster, Dinabox, desenvolveram plugins para atender as fábricas e marcenarias. Estou curioso para saber se é possível criar tais componentes em outros softwares como 3ds max é blender.
Dá, devem ter alguns scripts pra isso, se não tiver (o que eu acho dificil) dá pra vc fazer esse sistema vc mesmo etc.. (pra 3ds ou Blender)



@edit:
Tenta fazer uma busca por esse tipo de coisa naquele site de maxscripts e tal..


Mas, tanto no 3ds, com MAXScript, qto no Blender (acho q com python), é um bom exercício, eu tinha feito uma vez na época q eu tava trampando com móveis planejados, com as medidas das fabricas, o que é mais facil (p vc  vai só puxar os models ja prontos pra cena), e tbm qdo fazia varias cenas pra clientes de moveis sob medida (um pouco mais elaborado, pq aí o model vai ter q variar às grandezas das peças, etc.).

Vc pode tbm, no 3ds, criar uns móveis com wire de parametros e attribute holder num símbolo não renderisavel na frente do movel, e então criar um script com uma janela com uns icones bonitinhos pra chamar os tipos de móveis...

Tenta aí, se não conseguir tenta mais algumas vezes, então se realmente não conseguir a gente pode combinar (ou outro amigo aqui do forum) de te ensinar nesse sentido ou fazer esse sisteminha pra vc e tal...
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Oi Állan, tudo bem?

Eu estou surpreso de saber que o SketchUp permite criar objetos procedurais que podem ser modificados dinamicamente, é um recurso nativo dele ou é Plug-in?

O Blender permite criar objetos procedurais e paramétricos através do sistema Geometry Nodes, pesquisa no Youtube que vai encontrar bastante coisa legal feita com ele.

No 3ds max também é possível, só que para ser fácil depende de Plug-in, como sempre, no caso o RailClone, pois para fazer com o sistema nativo (MCG) dele é mais fácil ir de joelhos até Aparecida.
Claro que móveis modulares são simples e daria para fazer com certa facilidade no Max, só que o sistema dele não é voltado para artistas, tem que conhecer bem como as malhas são formadas internamente e um pouco de programação.

Porém, se você trabalha com marcenaria não vale a pena usar programas artísticos para fazer os módulos, a não ser que queira somente para visualização.
O ideal é usar um programa de CAD robusto e amigável como o Rhino, ele funciona exatamente igual o AutoCAD que todo mundo conhece, mas trabalhando em NURBS e com SubD, além de oferecer o melhor sistema procedural para CAD, chamado Grasshopper.

Nele você consegue criar todos os módulos proceduralmente com os detalhes que quiser, além de gerar toda a documentação 2D e até produzir automaticamente se tiver tornos e equipamentos computadorizados, pode inclusive controlar robos para esculpir os detalhes se precisar.

O Rhino possui DirectLink com o Unreal, então, também pode usar o mesmo projeto do Rhino para visualizar com realismo em tempo real enquanto modela ou enquanto modifica os parâmetros procedurais e gera variações dos módulos, pois vai refletir as mudanças imediatamente na Viewport do Unreal ou no óculos de realidade virtual, por exemplo.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707586.

Total de membros registrados: 135211

Últimos membros registrados: Omyketoukreviews, Chioo026, yanag, lzfelps, Laurinha33, gustavosaalmeida, IF, DESIGNERS, arqui12.

Usuário(s) on-line na última hora: 545, sendo 22 membro(s) e 523 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Carlos E. Nogueira, wmiler, Allen Anderson, Frederico Wagner N. R., Paty1995, CNC, Henrique Ribeiro, Thiago Couto, Juvencio Simbo, Le_Andro, Anderson Miguel, Juarez, gilson antunes, Roberto Trevelin, Pedro Juliato, Ronaldo Junior, Gabriel.C, Gibran Farfud, Alexandre Longo, marcio.alain, mixel.amorim, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.