Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Juliano Kloss   Blumenau - SC - SC
J.F.Verissimo   Recife - AC
jmb   Santa Catarina - SC
An3dre   Araras / SP - SP

Portfólios Ver Mais

Claudio   Vila Velha ES - AC
Marcelo Sousa   Marabá / PA - PA
Leo Maciel   Salvador - BA
pauloreis2000   Goiânia - GO

faces ocultas

Por: Abilio  

Em: 22/08/2022 22:29

ola

no render realtime e o render comum :

se economiza tempo e processamento deletando as faces que não aparece na imagem final como as faces de tras de uma parede feita com uma caixa ?

obrigado
Boas Abilio, para mim não faz sentido fazer isso.
Uma máquina média hoje em dia consegue suportar milhões de poligonos na boa.
Numa parede você poupa 3 poligonos, se for um objecto mais detalhado vai poupar mais, mas e se quiser fazer render de outros ângulos, vai limpar as faces de todos os objectos novamente?
Demoraria bem mais do que o render certamente, já para não falar no trabalho desnecessário.
A demora do render é bem mais do que só geometria.
Oi Abílio, tudo bem?

Nos renderizadores convencionais não tem mais importância a quantidade de polígonos como o Fernando disse, pois o peso deles é insignificante perto do peso das luzes e materiais.
Tanto é verdade que você pode fazer Displacement apenas na hora da renderização e aumentar absurdamente a quantidade de polígonos, ou seja, quem não aceita muitos polígonos é o programa 3D e não o Render, o programa 3D que não consegue exibir tantos polígonos na Viewport em tempo real, mas o Render consegue renderizar sem problema.

Já em Real-Time depende do programa, pois não é uma tecnologia antiga e manjada igual a renderização convencional, é uma tecnologia em franco desenvolvimento e por enquanto apenas o Unreal não precisa se preocupar com polígonos, no futuro nenhum programa Real-Time precisará, o Unity mesmo já está desenvolvendo uma tecnologia parecida com o Nanite do Unreal.

De qualquer forma, o comum nos Engines decentes é ter um recurso chamado de Occlusion Culling, pelo menos no Unreal é este o nome e lá funciona automaticamente sem precisar fazer nada.
Ele identifica o que está visível e o que está ocludido, ou seja, escondido, ou fora da vista da câmera, as coisas que não aparecem na vista da câmera não são renderizadas, porém, certos objetos e certos efeitos em certas situações podem causar problemas, então, você tem a opção de desligar o Occlusion Culling do objeto ou apenas de determinados efeitos como reflexões, que é o mais comum.

Entretanto, o objeto em si não se auto-oclude, ou seja, as faces dele que não estiverem visíveis continuam na cena, o que é ruim se o objeto for muito denso.

No caso exclusivo do Unreal Engine 5 com o sistema Nanite, o objeto é dividido em grupos de polígonos e os grupos ocludidos também saem da cena, então, o objeto consegue se auto-ocludir.
O Nanite também faz o LOD automaticamente, aumentando ou reduzindo a quantidade de polígonos em cada grupo conforme a distância da câmera, portanto, o objeto só é exibido com toda a resolução quando está bem próximo da câmera.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707678.

Total de membros registrados: 135282

Últimos membros registrados: gabrieelsilvaofc, Nerino, infohamzllc, look, lambthony, Hurroza, Himaki026, pedroca27.

Usuário(s) on-line na última hora: 430, sendo 23 membro(s) e 407 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Analina, Eng Damasceno, Pedro Juliato, Geraldo Nunes, Ronaldo Junior, anaritacmoreira70, Fabio Catelleno, mauriciovrc, Thiago Couto, Felipe Duarte, Osvaldo Arquiteto, Celso Borttoloto, JMDesign, Roberto Movanni, Reinaldo Silva, Victor Mendonça, Thiago, renaz, Adalberto Rocha, gago, Tomas, Gibran Farfud, mixel.amorim.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.