Oi Line3D, tudo bem?
A questão das unidades é um pouco complicada mesmo no 3ds max, porque são duas unidades, a usada pelo sistema em todos os recursos e a que você visualiza nos valores dos parâmetros, então, se não entender bem e não configurar de acordo, tudo será muito mais difícil para você do que para outra pessoa que configurou corretamente, porque os valores padrões de todos os parâmetros já estarão ajustados se você trabalhar na unidade que o 3ds max foi configurado pela Autodesk.
Veja a primeira imagem em anexo, está com centímetros no Display Unit Scale, que é a unidade de visualização, mas também está com centímetros no System Units Setup, que é a unidade do sistema usada para definir os valores padrões de todos os recursos.
Perceba a relação do tamanho do Box com o Grid padrão do 3ds max.
Entretanto, abrindo um arquivo novo e configurando o System Units Setup para milímetros, como mostra a imagem 2, pois não pode modificar o Sistem Units Setup com objetos na cena como avisa a documentação do 3ds max, apenas o Display que pode ser modificado sem causar problemas.
Com estas configurações, se eu criar um Box com exatamente as mesmas dimensões ele ficará gigante em relação ao Grid padrão do 3ds max, como pode ver na imagem 2.
Abrindo um novo arquivo e configurando o System Units Setup para metros, como mostra a imagem 3, se eu criar o Box com as mesmas dimensões ele ficará minúsculo em relação ao Grid padrão do 3ds max.
Isso é muito, muito, muito importante, porque qualquer programa 3D aumenta a taxa de erros nos cálculos conforme a distância do ponto 0,0,0, então, se trabalhar na unidade errada e ficar muito distante do centro pode acontecer todo tipo de problema maluco como tremer a Viewport, não conseguir selecionar os objetos, renderizar com artefatos, entre outros.
Além de tudo, dificulta a configuração porque todos os valores padrões não estarão corretos e terá que configurar manualmente muito mais coisas do que uma pessoa que trabalha com o System Units Setup em Inches, pois o 3ds max foi configurado em Inches, dai você deixa o Display em centímetros para facilitar a visualização.
Se colocar qualquer outra unidade diferente de Inches no System Units Setup tudo será mais difícil para você, porém, dependendo o que for fazer tem que trocar, se for criar o projeto de uma rodovia com vários KM de distância, não pode trabalhar em Inches, mas para maquete funciona perfeitamente.
Veja o exemplo que postei para o Alexandro abaixo, a porta é o melhor exemplo para perceber este problema, mas acontece em todos os recursos.
Dependendo da unidade que colocar no System Units Setup tem que configurar todos os parâmetros da porta primitiva para ela ficar com os elementos corretos, mas com Inches no System Units Setup ela fica perfeita de primeira só definindo as dimensões básicas.
No meu canal no Youtube tem um vídeo tutorial explicando esta questão em detalhes, se assistir nunca mais vai ter problema com isso, eu coloquei ai em cima na postagem e também está neste link:
https://www.youtube.com/watch?v=KSEHzbZlGW0
Abração e tudo de bom.
André Vieira