Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

MrBrownstoneMB   São Paulo - SP
Rolnei   São Paulo - AC
cicero andre   rio de janeiro
jguilherme93   Londrina -PR
Alison   fortaleza-ceara - CE

Portfólios Ver Mais

evandro_ebs   Curitiba - AC
JCRMJ   Maranhão, São Luís - MA
Rafael Coelho   Lages / SC - SC

Precisando de ajuda 3ds max_2022

Por: Line3d  

Em: 05/06/2023 23:05

Estou com minha undades de medidas para centimetros, só que quando faço um simples box e coloco altura esta ficando muito desproporcional, não sei o que esta acontecendo .
Olá Line3d esta tudo certo nas suas medidas,o espaçamento da grade  esta com 10cm   e o box esta com 30x50 x300 +ou- igual ao seu.
A mesma medida sua na espessura e na altura e coloquei 120 cm na largura onde tava com 50 e tantos no seu ,coube uma porta de 90  por 30 por  210 e sobra uma bandeira,não tem nada de errado!!!
Oi Line3D, tudo bem?
 
A questão das unidades é um pouco complicada mesmo no 3ds max, porque são duas unidades, a usada pelo sistema em todos os recursos e a que você visualiza nos valores dos parâmetros, então, se não entender bem e não configurar de acordo, tudo será muito mais difícil para você do que para outra pessoa que configurou corretamente, porque os valores padrões de todos os parâmetros já estarão ajustados se você trabalhar na unidade que o 3ds max foi configurado pela Autodesk.
 
Veja a primeira imagem em anexo, está com centímetros no Display Unit Scale, que é a unidade de visualização, mas também está com centímetros no System Units Setup, que é a unidade do sistema usada para definir os valores padrões de todos os recursos.
Perceba a relação do tamanho do Box com o Grid padrão do 3ds max.
 
Entretanto, abrindo um arquivo novo e configurando o System Units Setup para milímetros, como mostra a imagem 2, pois não pode modificar o Sistem Units Setup com objetos na cena como avisa a documentação do 3ds max, apenas o Display que pode ser modificado sem causar problemas.
Com estas configurações, se eu criar um Box com exatamente as mesmas dimensões ele ficará gigante em relação ao Grid padrão do 3ds max, como pode ver na imagem 2.
 
Abrindo um novo arquivo e configurando o System Units Setup para metros, como mostra a imagem 3, se eu criar o Box com as mesmas dimensões ele ficará minúsculo em relação ao Grid padrão do 3ds max.
 
Isso é muito, muito, muito importante, porque qualquer programa 3D aumenta a taxa de erros nos cálculos conforme a distância do ponto 0,0,0, então, se trabalhar na unidade errada e ficar muito distante do centro pode acontecer todo tipo de problema maluco como tremer a Viewport, não conseguir selecionar os objetos, renderizar com artefatos, entre outros.
 
Além de tudo, dificulta a configuração porque todos os valores padrões não estarão corretos e terá que configurar manualmente muito mais coisas do que uma pessoa que trabalha com o System Units Setup em Inches, pois o 3ds max foi configurado em Inches, dai você deixa o Display em centímetros para facilitar a visualização.
Se colocar qualquer outra unidade diferente de Inches no System Units Setup tudo será mais difícil para você, porém, dependendo o que for fazer tem que trocar, se for criar o projeto de uma rodovia com vários KM de distância, não pode trabalhar em Inches, mas para maquete funciona perfeitamente.
 
Veja o exemplo que postei para o Alexandro abaixo, a porta é o melhor exemplo para perceber este problema, mas acontece em todos os recursos.
Dependendo da unidade que colocar no System Units Setup tem que configurar todos os parâmetros da porta primitiva para ela ficar com os elementos corretos, mas com Inches no System Units Setup ela fica perfeita de primeira só definindo as dimensões básicas.
 
No meu canal no Youtube tem um vídeo tutorial explicando esta questão em detalhes, se assistir nunca mais vai ter problema com isso, eu coloquei ai em cima na postagem e também está neste link: https://www.youtube.com/watch?v=KSEHzbZlGW0

Abração e tudo de bom.
 
André Vieira
 
Oi Alexandro, tudo bem?
 
Agradeço por ajudar o Line3D.
 
O exemplo que você usou é o melhor de todos para perceber este problema das unidades do 3ds max.
Os valores padrões de todos os recursos do Max foram configurados em Inches e se usar qualquer unidade diferente de Inches no System Units Setup tudo será muito mais difícil, porque terá que configurar muito mais parâmetros de cada recurso que usar do que uma pessoa que trabalha em Inches e a porta prova perfeitamente, pois é um elemento que conhecemos as medidas reais, diferente de um Noise ou um controlador de animação, por exemplo.
 
Note como o batente do seu exemplo ficou fino, assim como os demais elementos da porta, então, terá que configurar os parâmetros de todos eles para acertar.
Porém, faça um teste, crie um arquivo novo, mude o System Units Setup para Inches, deixando o Display do Units Setup em centímetros para visualizar na unidade que usamos e crie a mesma porta com as mesmas dimensões, verá que o batente e os demais elementos já estarão no tamanho certo.
Isso acontece com tudo dentro do 3ds max, mas nas outras coisas não percebemos tão nitidamente.
 
Na imagem 1 em anexo eu mostro a porta com 210 x 80 x 20 centímetros, mas com o System Units Setup em milímetros, dai ficou parecida com a sua.
 
Na imagem 2 eu abri um arquivo novo, troquei o System Units Setup para metros e criei a porta com as mesmas dimensões, veja como ficou horrível. rsrsrs
Como metros é muito distante de Inches tem que configurar muito mais do que trabalhando em milimetros.
 
Agora, na imagem 3 eu abrir um arquivo novo, pois não pode trocar o System Unity Setup com objetos na cena, configurei para Inches e criei a mesma porta, veja como ficou certa de primeira sem ter que configurar mais nada.
 
Eu tenho este vídeo tutorial onde explico detalhadamente essa questão se quiser saber mais detalhes: https://www.youtube.com/watch?v=KSEHzbZlGW0

Abração e tudo de bom.
 
André Vieira
Oi Andre beleza?Pois é hoje em dia todo mundo ta colocando centimetros em tudo,o Ander e varios youtubers renderizam com centimetros nas duas abas ,por isso fui direto ao ponto usando justamente a porta mas no caso dele acho  que a desproporcionalidade se deu por conta do 300 ao inves de 30 acho que foi um zero a mais  porque não tem nada de errado ali .mesmo se tivesse em inches ficaria do mesmo jeito visualmente.Obs:Eu fiz o seu curso de maquete eletronica  em 2000 e la vai bolinha vinha pelo correio em cd e at hoje uso wall para fazer paredes  por sua culpa e ainda deixo em inches  trocando só o display mas  ninguem liga mais para isso ,acho ate que ja corrigiram  ou não?
Oi Alexandro, tudo bem?
 
Eu fico muito feliz de saber que fez o meu curso e até hoje acompanha a 3D1, me deixa emocionado sinceramente, eu não sabia, achei que era novo aqui.
 
A primeira aula daquele curso de quase 20 anos atrás era justamente sobre este problema das unidades. rsrsrs
 
Não é uma coisa que precisam corrigir, pois na verdade é um recurso do programa, até por isso que era ruim fazer arquitetura e projetos de CAD nos outros Softs 3D, pois antigamente eles não permitiam mudar de unidade, hoje todos podem eu acho.
 
Entretanto, atualmente, acho que a partir do Max 2022 nas configurações da interface e a partir do Max 2024 no menu do botão direito em qualquer parâmetro, você pode modificar o valor padrão, então, em teoria pode deixar com os valores padrões corretos em qualquer unidade que quiser, mas para fazer isso em todos os recursos do Max tem que ser um monge budista, porque ninguém teria tanta paciência. rsrsrsrs
 
Sobre o problema do Line3D, nem me passou pela cabeça que ele tinha errado no zero, se for isso eu perdi tempo a toa. rsrsrs
 
Abração e tudo de bom.
 
André Vieira
Pois é  fiz o de mental ray tambem com aquela escrivaninha e o temido reflexo borrado daquele quarto alaranjado aconchegante ,mas valeu a lembrança da explicação .Não sei se foi isso dele colocar um zero a mais ,mas pelo exemplo ser um box achei que deveria ter sido, não vejo outra explicação para ter uma desproporcionalidade em um box sozinho ,ou seja não teve (pensei eu que a atitude de alterar para cm tenha sido consciente ,sendo assim ,fica  daquele jeito mesmo e é só se adaptar ) ,creio que seria  30 x 50 x30  como  o 30 virou 300 ficou parecendo desproporcional porque se reparar na grade dele ta certinha no eixo x e y em relação as medidas do  box (espaçamento de dez cm da grade),enfim ,valeu pela reaula com certeza agora esta do jeito certo e não do jeito youtuber  .Segue o mestre aí Line3d,que o cara manja .Abraços e
sorry for the trip.
Oi Alexandro, tudo bem?
 
Você me trouxe ótimas lembranças e me deixou emocionado de novo, ficar velho é uma #!@%*#! rsrsrsrs
 
Hoje eu também só uso o System em centímetros, pois o Unreal trabalha em centímetros e não deixa modificar a unidade, então, acabei me adaptando como você bem disse.
 
Sobre o problema do Line3D, vamos ver se ele responde para a gente saber, pois agora também fiquei curioso. rsrsrs

Eu achei que ele estava acostumado com milímitros, pois vejo todas as cenas de arquitetura que coloco para download em milímetros, que acho um absurdo completo, milímetros é para fazer jóias e não casas.
Dai pensei que ele abriu algum arquivo em centímetros e quando foi criar uma coluna ela apareceu pequena em relação ao Grid como seria em milímetros, por isso ficou preocupado que fosse algum problema.

Tem gente que não é acostumada com o fórum e não consegue voltar na mesma postagem, vou enviar uma mensagem privada para ele com o link.
 
Abração, tudo de bom e obrigado pelas boas lembranças.
 
André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707648.

Total de membros registrados: 135256

Últimos membros registrados: graceholan64, ninjadiego, ARQMANU, alesacramento, LU887MELLO, mc29, Caleb Tales Oliveira, brnuness.

Usuário(s) on-line na última hora: 507, sendo 12 membro(s) e 495 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Geraldo Nunes, Osvaldo Arquiteto, Rodrigo, Ronaldo Junior, Thiago Couto, Juarez, SERPA, Celso Borttoloto, Carla Franco, alesacramento, Fernando Cunha, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.