Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

mdpontes   Macapá - AC
Joao Neto CG   Recife PE - PE
jonathan.chroma   Novo Hamburgo - AC
DavidToledo   Rio de Janeiro - AC
resident11   Piracicaba - SP

Portfólios Ver Mais

diegoalex   Patos de Minas - AC
denner20   blumenau - SC

v-ray para unreal é em tempo real?

Por: edwardsjethro  

Em: 02/04/2024 04:08

ola
v-ray para unreal é em tempo real?
ou existe algum cálculo prévio para que a cena seja em tempo real?
esse cálculo prévio é muito mais rápido em comparação com a renderização com a opção RTX do v-ray para rhino ?
 
é possível usar as cenas do formato V-Ray, salvando a cena no rhino com o V-ray, para enviar a cena texturizada do rinoceronte para o unreal engine de uma vez?
vai com mapas procedurais ?
 
obrigado.
Oi edwardsjethro, tudo bem?
 
Esse é um assunto cheio de minúcias, mas a resposta rápida é não, o V-Ray para o Unreal não é Real-Time.
 
Só para poder ter uma base, o Unreal oferece todos os tipos de renderização que existem e aceita misturar entre elas, mas basicamente temos 4 tipos, o Bake da iluminação, o Ray Tracing Real-Time, o Lumen e o Path Tracing.
 
O Bake da iluminação é este cálculo prévio que você falou, onde o renderizador calcula a luz e os efeitos de GI da cena, gerando Lightmaps, que funcionam igual um tipo de textura e por causa disso exigem que todos os objetos da cena sejam muito bem mapeados, caso contrário, as sombras ficarão quebradas e sobrepostas depois do Bake.
Outro inconveniente do Bake é que não pode mover os objetos e alterar as luzes principais da cena, mas pode mover a câmera vendo tudo em tempo real com qualidade.
 
O V-Ray para o Unreal permite renderizar com o V-Ray GPU igual tem no 3ds max e acredito que no Rhino também, é extamente o mesmo V-Ray GPU, porém, ele ainda aceita fazer o Bake da iluminação no Unreal em vez de usar o Lightmass, que é o renderizador para Bake do Unreal.
 
Por isso que o V-Ray para Unreal praticamente morreu e nunca mais ouvi falar que a Chaos atualizou o Plug-in, pois não tem motivo de usar o V-Ray se o próprio Unreal oferece os mesmos sistemas.
 
Além disso, o Unreal também tem o Ray Tracing Real-Time, que funciona igual o Chaos Vantage, neste caso vai ter o resultado quase em Real-Time, mas com baixa qualidade, para ter qualidade demora.
 
É ai que entra o Lumen, um sistema super otimizado de Ray Tracing Real-Time para poder usar em aplicações interativas 3D, então, com o Lumen você consegue ver sombras, reflexos e GI com qualidade e realmente em tempo real se tiver uma placa de vídeo RTX.
 
Essa é a única tecnologia até o momento que realmente roda em tempo real, os outros que usam o nome Real-Time é mentira, sempre tem que esperar alguns segundos para suavizar, o Lumen não, é imediato.
 
Porém, como disse, o Lumen é super otimizado para conseguir rodar em tempo real, então, não são todos os efeitos que ele alcança a mesma qualidade do V-Ray, por exemplo materiais translúcidos e objetos complexos de vidro.
 
Por isso que o Unreal tem o Path Tracing, que trabalha igual o V-Ray e consegue chegar na mesma qualidade em todos os materiais e efeitos, só que não existe milagre e demora para fazer todos estes cálculos, então, apesar de ser mais rápido que o V-Ray, o Path Tracing ainda vai levar 3/4 do tempo do V-Ray para produzir a mesma cena.
 
 
Sobre exportar do Rhino com V-Ray para o Unreal, é perfeitamente possível, vai com os materiais, luzes e até a câmera se quiser, mas tem que usar o Plug-in Datasmith, que é gratuito e criado pela própria Epic, você baixa neste link: https://www.unrealengine.com/en-US/datasmith/plugins

O Datasmith oferece inclusive Live Link, então, poderá ver em tempo real no Unreal enquanto modela no Rhino.
 
Entretanto, não vai aceitar os mapas procedurais, no 3ds max tem que fazer o Bake dos mapas para poder exportar, o Rhino eu não sei se ele tem este recurso, pois não é um recurso do V-Ray.
 
Agora, quem está iniciando no Unreal não tem a menor idéia do que ele pode fazer e geralmente olha apenas para o Render, é normal.

Porém, com o tempo você vai perceber que não vale a pena trabalhar dessa forma antiga e ultrapassada que fizemos nos últimos 30 anos, configurando a cena num programa sem visualização realista em tempo real, pois é muito mais difícil fazer tudo, sem falar dos Blueprints que podem até automatizar completamente a texturização, iluminação e até decoração dos ambientes.

Portanto, use o Datasmith para começar e se familiarizar com o programa, mas quando estudar bem ele você vai exportar só a alvenaria e o Unreal fará o resto sozinho, porque o Unreal é um robô para fazer o seu trabalho automaticamente, o render dele é maravilhoso, mas é a parte mais insignificante se comparado com o resto!!!!
 
Se está iniciando eu acho que o meu tutorial pode te ajudar, eu exportei do 3ds max com V-Ray para o Unreal usando o Datasmith no início, mas todo o resto é a mesma coisa se tivesse exportado do Rhino ou do SketchUp com V-Ray: https://www.youtube.com/watch?v=nqRxIKjPjOQ
 
Na descrição do vídeo tem o download do projeto completo no Unreal, então, se quiser pode usar para importar o seu arquivo em Datasmith.
 
Se quiser ver um pequeno exemplo do que falei sobre o Unreal fazer tudo sozinho automaticamente, tenho este vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=ymQ_mNHVyQc
 
Qualquer coisa que precisar sobre o Unreal e eu souber ajudar, você pode contar comigo.
 
Abração e tudo de bom.
 
André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707712.

Total de membros registrados: 135315

Últimos membros registrados: Maisa Sabugari, Kamaki026, nochulia, otiscavin, cie, Prudencio, thiago23, Yumitchi.

Usuário(s) on-line na última hora: 600, sendo 3 membro(s) e 597 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Maisa Sabugari, R13, claro_lima.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.