Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

liezao   Jacareí
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
Redhabbit   Sampa /SP
Weverson M   Guarapari - ES
An3dre   Araras / SP - SP

Portfólios Ver Mais

Raul Rodrigues   Goiania - GO
Eniack   Tramandaí-RS
cironey   Recife - AC
tingoxd   São Paulo - SP

Imagem sem resolução UE 5.2

Por: Rodrigo  

Em: 10/06/2024 13:35

Ola a todos, espero que estajam bem. Estou fazendo um projeto de parque bem grande. Na navegação em tela com lumen e configuração Epic, e apresentação 100 tenho uma boa resolução. Porem quando vou exportar a imagem still pelo movie render queue mesmo com 4000 pixels a imagem fica embaçada, parecendo com excesso de blur. Ja tentei desligar o blur no projects settings, atraves de variaveis de console no render queue e nao consigo. Tentei tambem render com PathTrace e nada tbem. Alguem ja teve o mesmo problema poderia apontar um caminho? Desde ja muito obrigado. Um abraço e otima semana a todos. 

Segue um link de referencia. Coloquei no Drive para nao perder a resolução

https://drive.google.com/file/d/1FiissONGG6M7VQC1DB_yVmZxXU5Hsdq6/view?usp=drive_link


https://drive.google.com/file/d/12A67q-bI9nNYQ0O8aJmvifZyOLayH0xt/view?usp=drive_link
Oi Rodrigo, tudo bem?
 
Tem duas coisas que me passaram pela cabeça lendo a descrição do seu problema.
Primeiro eu achei que poderia ser falta de Anti-aliasing Spatial, pois em quase todos os tutoriais e até na documentação da Epic eles indicam para colocar tudo no Temporal, mas eu discordo totalmente.
 
Pois o Anti-aliasing do Unreal funciona igual os efeitos de Multi-Pass do 3ds max ou igual a rasterização no falecido Mental Ray, portanto, quem suaviza a imagem é o Spatial e não o Temporal.
 
O Temporal só é mais importante em imagens com muito movimento, dai realmente ele suaviza mais do que usando o Spatial, mas em imagens com pouco movimento ou estáticas, é o Spatial que deixa a imagem bem nítida.
Então, apesar de demorar mais no Render, é melhor colocar quase tudo no Spatial e deixar o mínimo possível no Temporal, até 1 se quiser e se não tiver nenhum movimento na cena.
 
Porém, no final você falou que na Viewport fica nítido e só na renderização que fica borrado.
Então, isso me fez pensar que você pode estar falando do efeito de lente da Cine Camera, que não acontece na Viewport, pois a Viewport usa a câmera comum.
 
Por padrão a Cine Camera vem com 2.8 no F-Stop, que no Unreal chamam de Apperture, esse F-Stop cria um desfoque maior, mas é quase imperceptível em cenas abertas igual a que mostrou, só que você percebeu. rsrsrs
Então, se aumentar o F-Stop para 16 ou 22, vai acabar com qualquer desfoque igual acontece nas câmeras reais.
 
Eu olhei as suas imagens e acho que estão corretas, pelo menos para animação, pois imagem muito nítida é ruim em animação, mas para estáticas as pessoas preferem mais nitidez, apesar de perder realismo.
 
Abração e tudo de bom.
 
André Vieira

Bom dia Andre, muito obrigado pela pronta resposta. Pois é, concordo com vc sobre o AA temporal e spatial. Pelo que li o temporal meio que faz uma interpolação dos frames, e isso para estaticas ou videos com movimentos lentos nao é necessário. O F-Stop com 22 nao mudou muito a cena, mas a dica da viewport usar a camera comum pode ser que ajude com outras imagens que noto o mesmo blur. Vou testar e falo aqui. Na verdade para esta cena acho faltou resolução mesmo, pois a área é enorme. Vou tentar renderizar as imagens com mais de 4000 pixels e ver no que dá. Mais uma vez obrigado e parabens pelo trabalho. 

Grande abraço.

Oi Rodrigo, tudo bem?
 
Não tem do que agradecer, eu que agradeço por você participar aqui com a gente.
 
Você tem razão sobre o Spatial e o Temporal, por isso é importante colocar um bom valor no Spatial, porque ele cria diversas imagens da mesma cena com uma pequena variação na posição da câmera, depois compõe todas estas imagens para formar uma só, igual faz o DOF na câmera nativa do 3ds max.
Portanto, quanto mais Samples colocar no Spatial, mais imagens ele vai gerar para formar apenas uma e a imagem final ficará mais nítida, com poucos Samples ela ficará mais borrada.
 
Sobre a Cine Camera, se não ficou do jeito que deseja com 22 no F-Stop, pode ser melhor não usar a Cine Camera e renderizar com a câmera comum, pois a Cine Camera simula uma câmera real e não tem como remover completamente os efeitos de lente.
A câmera comum não tem lente, tanto que aceita vista ortográfica e você pode ligar ou desligar o efeito que quiser.
 
A Camera Actor está no menuzinho do Create > All Classes e digitando "camera" no Search.
Arrasta ela para a cena e mantenha selecionada, assim, quando clicar no botão Track do Sequencer ela vai aparecer no Assign Actor.
 
As configurações dela são bem mais simples e no menu Depth of Field tem o valor do raio do Blur, com zero não terá desfoque.

OBS: Para renderizar imagens grandes é bom ajustar o valor da variável TDR Delay para 90 no registro do Windows.

Qualquer coisa que precisar é só falar.
 
Abração e tudo de bom.
 
André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 708948.

Total de membros registrados: 136409

Últimos membros registrados: davecarvalho , ajuliafeitosaa, projeto11.3d, jacksoncosta1990, felipetmzas5698, MariPMC, 73029351149, amorim98.

Usuário(s) on-line na última hora: 595, sendo 26 membro(s) e 569 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Lisandro, Lucas Reis, Igor, Daniel Monteiro, apm.3dartist, Eduardo Ramos, Le_Andro, Gabriel.C, Roberto Movanni, Alberto Santos, Jorge Henrique, Rodrigo, Augusto Peixoto, eldo, Sergio1987, lirajplkratos, lavr, Eng Damasceno, Duda, Osvaldo Arquiteto, emersonforentin, Celso Borttoloto, Reinaldo Silva, Zafary, Thiago Couto, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.