Fazer uma caixa tipo sucrilhos com abas.

Por: ivoce  

Em: 25/10/2005 15:10

Oi pessoal tudo bem. A minha dúvida é com relação a como eu posso criar este caixa abaixo, qual a melhor forma e as ferramentas. Bem deu pra perceber e dá que eu sou muito leigo no max com relação a modelagem de objetos, mas conheço o básico das ferramentas, claro muito pouco, afinal é um programa que chega a supreender de tantos recrusos. Um amigo meu me disse para eu criar um box do tamanho que eu quero a caixa, depois convertê-lo em edit mesh, aí selecionar a parte de cima, na hierarquia do objeto selecionar polygon. Nas ferramentas abaixo que se tem, escolher bevel, para abaixar o topo. Eu fiz exatamente isso, só que depois que eu abaixei o topo deixando a caixa oca, eu não consegui dar a expessura adequada a caixa, notem na imagem abaixo na front como esta. A expessura parece só ficar na base, mas segundo esse meu amigo só com o bevel deveria sim ter ficado com a expessura. Eu não sei o que eu fiz, ou o que deu errado. Bem eu desejo criar uma caixa como você vê acima e com uma tampa e as abas. Na imagem abaixo você tem uma idéia melhor disso. Para criar as tampas ele me disse para usar linhas mesmo e depois weld para soldar, é isso mesmo? Bem espero poder contar com a ajuda de vocês. eu coloquei o meu arquivo caixa, feito no max5 para download aqui. http://www.ivoce.com/3d/caixa.max
ivoce.com.br
OI ivoce OLHA nao estou muito certo da minha opiniao pois nao testei fazer esse objeto , mas como existe muitos jeitos de se modelar essa caixa , eu faria apenas com lines ! ja com as abas e tudo , e depois uniria com o atach ou weld , nao lembro qual dos dois so vendo na hora pra ver , mas ja modelei muita coisa assim e da certo. quanto a dar espessura tb ha algumas maneiras diferentes , algumas vezes uso o modificador SHELL para isso. bom , nao sei se ajudei mas tentei heheh :)
Olha só o shell eh uma boa opção. no entanto se ele mencionou a ideia de utilizar o bevel, talvez vc devesse ante do bevel utilizar o inset, dar um inset minimo de uns 0,5 e então usar o bevel, espero ter ajudado, mas o foda eh que eu nao entendi mto bem a sua intenção hehe, me explica que eu posso tentar ajudar não sou mto profissional na area mais ainda quero ser hehe se eu puder ajudar, falow ai abraço
oi Allansbass, obrigado pela ajuda... bem resolvi seguir o seu conselho e comecei a faazeer com lines, mas como disse sou bem leigo, mas esforçado, até achei legal e interessante criar com lines, dá pra conheecer bem as ferramentas. eu cirei os 4 lados e uni com o atach e weld do jeeito que vc me disse. O problema que acontece é que eu não sei usar o modificador shell, aí tentei usar o bevel, mas veja como ficou... Olhe ne perspective que o bevel não se aplicou a tudo. Bem pelo que eu li nos tutoriais da 3d1 é impossível unir 3 linhas, me parece que pra isso teria que usar esse modificador surface que eu tb não o conheço, e também nem sei se esse é o caminho, por isso estou colocando as dúvidas aqui... O Kreet me disse que antes deu usar o bevel eu devcesse usar o inset, recurso que também não conheço. Kreet valeu pela ajuda sim, mas se puder me orientar melhor eu agradeço. Eu preciso entender como aplicar a expessura de forma que fiquem todas visíveis e renderizáveis. Obrigado.
ivoce.com.br
desse jeito ai é melhor vc usar o surface hein!!
paz sem voz não é paz!! é medo!!!
antes de mais nada tenta ativar as opções force 2 side, vc pode encontrar ela ou no material editor se tiver usando materiais, mas acho que nao eh o caso, entao tenta clicar com o botao direito em cima do nome Viewport perspective e vai em configure ou preferences nao lembro bem, qndo abrir o quadro ative force 2 sides. Eu nao to em casa agora qndo chega eu vejo isso dai, publica o arquivo. max pra eu dar uma olhada se possivel. falws
Roger valeu pela dica, mas eu não usei o surface e tb preciso receber mais orientações para usá-lo. Pro Kreet, eu configurei tanto na textura qt na viewrpoint a opção Force 2 Side mas não mudou nada, lembre-se que eu to usando o bevel pra dar expessura. Bem pra quem quiser ver o arquivo em max 5 aqui vai o link http://www.ivoce.com/3d/caixa.zip Aguardo auxílio. Valeu gente...
ivoce.com.br
Alguém pode me ajudar nisso?
ivoce.com.br
Oi ivoce, tudo bem? Sugiro que leia os tutoriais sobre Edit Mesh aqui na Três D1 e sobre Edit Poly na Redpixel. Porque só sabendo as ferramentas de modelagem normais do 3ds max que vai conseguir modelar qualquer coisa. Essa caixa é muito simples, se ler os tutoriais vai conseguir fazer de olhos fechados. Basta criar um Box, transformar em Poly e puxar algumas Edges com o Shift apertado, fazendo algumas pequenas edições nos vértices a caixa está pronta. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717353.

Total de membros registrados: 143145

Últimos membros registrados: VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003, PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh, TestolibCapsules35, TestolibKapslar3455.

Usuário(s) on-line na última hora: 445

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.