Oi ArqFlavio
É um pouquinho confuso mesmo; primeiro clique no Create> Helpers> Lightmesh em seguida clique na viewport, isto fará com que seja criado um helper com o nome Lightmesh01, não importa aonde o helper vá ficar, ele é apenas uma referência, clique então no Command Panel > Modify que o botão de seleção será habilitado.
Depois de escolhido o objeto, ajuste o preset das luzes e clique em Create Lights.
Tome cuidado se você for aplicar sobre objetos com muitas faces, ajuste o valor de Light Every para valores maiores (10, 20 ou mais), se mantido o valor 1 (default) será criada uma luz para cada poligono.
Após geradas as luzes estas podem ser remanejadas tanto em quantidade quanto em seu presets
Para que o objeto emissor seja visto, além de assinalar Renderable em Object no Lightmesh, também atribua a seu material um valor alto de Self-Illumination, caso contrário ele será apresentado escuro.
Espero ter ajudado
Phy