Oceano no Mental Ray

Por: skyhunter_mib  

Em: 01/09/2006 16:04

Ahn... dúvida bem noob (vergonha :oops: ) Como eu posso fazer um oceano realista no Mental Ray? Assim... eu queria modelar um navio... e claro, tem que ter o cenário, mas sinceramente não sei por onde começar. Alguma luz? :-P Como fazê-lo realista... quais materiais usar. Ah... se puder ser sem displace... porque meu Deus, Displace demora muito pra renderizar :-P Grato desde já! -editando- Ahn... arrumei um jeito de fazer. Tive resultados legais com Matte Shadow e uma imagem de oceano como background. Mas uma duvida... todos sabem que água reflete. Mas ao habilitar a reflexão no Matte Shadow, sei la porque a área do Matte Shadow deixa a imagem muito clara no render.. alguém sabe resolver? Não sei se consegui explicar, qualquer coisa posto uma shot :-P
Alo Skyhunter! na verdade a melhor forma de explicar como criar textura de água no oceano é por meio de um tutorial. Existem alguns por aí, inclusive se não me engano vc pode encontrar algum tutorial útil pra sua imagem aqui na 3D1. A sua solução usando o matte pode até ficar muito boa se vc não pretende fazer uma animação do seu navio ou variar angulos de render. para vc começar a brincar com a textura da água até ter um resultado que te agrade, minha sugestão é vc usar um material com reflexão fresnel, se possível, uns 50% de refração, e aplique um bump map noise turbulence negativo. crie as ondas na malha do oceano. Com um material assim voce pode gerar inclusive um mar com ondinhas procedurais em movimento. envie pra gente as imagens que vc tá criando aí que podemos dar dicas mais específicas e saber se essas aqui foram úteis. abraço
www.rafael.goraieb.com.br
Oi skyhunter_mib, tudo bem? Há um tempo atrás teve um Contest aqui na Três D1 sobre navio pirata, na época eu fiz um tutorial explicando como criar mar e como criar a espuma do navio navegando sobre a água, inclusive dei a dica do plug-in gratuito Wake, que tem para download aqui na Três D1, com ele você faz a deformação da água atrás do navio facilmente. Dá uma olhada no tutorial do mar: http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=6060&start=0 Esse é o tutorial da espuma do mar no casco do navio: http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=6061 Abraços
Po muitíssimo obrigado aos dois! Rafael, o tutorial a que você se referia seria o do André? Se for, eu o fiz (valeu de verdade André!) Bom... eu criei a água, o resultado foi espetacular, na minha opinião. Seguindo a risca as configurações do material do tutorial. Como... "background", pra não ficar um fundo azul eu coloquei um plane com imagem de horizonte e umas nuvens... o material do plane está com Self Illumination. Vejam imagens da gambiarra e o resultado :-P : Não sei se foi uma solução muito elegante, mas enfim. Eu gostei do resultado :D Como o navio muito provavelmente estará em movimento, o tutorial do Spray será de grande ajuda. De novo obrigado pela ajuda. Dêem uma olhada nas imagens aí... se alguém tiver uma solução melhor, só dizer (seria ótimo se houvesse um HDRI de oceano :-P ). Até!
skyhunter, sim eu me referia à esse tutorial mesmo. ficou legal mesmo o resultado, só pareceu que ta refletindo pouco a bola vermelha. No fundo, o ideal seria colocar um environment map em imagem HDR e utilizá-lo como iluminação da cena. Tambem é um processo que vc vai ter que procurar em tutoriais, mas não é dificil encontrar! abraço
E aí Rafael! Bom, o HDRI eu sei colocar. :D O problema é que não existe um HDRI bom pra... oceano. Eles sempre vão ter uma terra, prédios, algo assim. Mas não custa tentar, vou fazer o teste. Valeu, até!
opa experimenta esse aqui, do site do Debevec http://www.debevec.org/Probes/beach_probe.hdr ou esses do Evermotion: http://www.evermotion.org/index.php?unfold_exclusive=84&unfold=exclusive pesquise mais pois existem muitos sites que tem hdri de céu gratis pra baixar. abraço
Po valeu Rafael! Bom, depois de uma tarde de testes... cheguei a um resultado legalzinho. :-P Valeu pela ajuda! Até!
Eu achei que ficou bem melhor! Mais realista. agora é só colocar o barco e ajustar a iluminação (a bola ficou contra a luz ou não está recebendo luz do ambiente). sucesso
É, a bola ficou contra a luz (na verdade foi meio proposital mesmo). Mas na verdade essa água aí foi teste. Pra aprender mesmo. No render do navio mesmo eu faço tudo certinho (coloração correta, água em escala decente, e sem precisar de blur no horizonte :-P ). É isso aí. Valeu mesmo! :D

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717360.

Total de membros registrados: 143149

Últimos membros registrados: Fernando Ferreira Ventura, GeorgeKing, adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003, PuriBreez345.

Usuário(s) on-line na última hora: 375

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.