Como fazer ESTRADAS de terra e asfalto?

Por: Raphael_Diniz  

Em: 20/10/2006 02:35

OLA PESSOAL... SOU NOVATO NO 3D MAX6.TENHO UM CONHECIMENTO, ''DIGAMOS MEDIO'', E TENHO UMA DUVIDA, COMO FAÇO PRA CRIAR ESTRADAS DE TERRA OU DE ASFALTO EM RELEVOS,TIPO: MONTANHAS, CENTROS URBANOS...TIPOS DE JOGOS DE CORRIDA DE RALLY POR EXEMPLO.SE PUDEREM ME INDICAR algum tutorial... DESDE JA AGRADEÇO A COLABORAÇÃO DE TODOS.UM ABRAÇO...!!!
'' Felizes os Convidados para A Ceia do SENHOR. "
hello there... dá uma olhada sobre Displacement e Bump. Asfalto, acredito que só usando Bump basta. Se não me engano, tem uma tutorial bem fácil postado por um camarada, que explica como fazer asfalto molhado no V-ray. O André tem tutorial sobre os dois se não me engano, inclusive um sobre como texturizar uma montanha, acho que lá também explica como criar a montanha. Para montanha você vai usar Displacement. Só que se for para jogo, eu não sei nada, mas acho que ai é só usar uma imagem no canal Diffuse com cara de asfalto, por que não sei se carregaria um jogo. Bom dessa parte não entendo nada. Abraços...
Oi Raphael, tudo bem? Você já sabe fazer o terreno certinho, só quer colocar uma estrada nele, certo? Dependendo do terreno, a forma mais fácil é fazer nas texturas, como o Bisewski indicou, ainda mais se a pista for de terra, é rápido e fica bom. Mas se o terreno for muito disforme, muito acidentado, não vai ficar bom. Terá que modelar a pista e projetar sobre o terreno, pode fazer usando o Conform do Max, tanto o do Compound Object como o do Space Warp. Mas eu sugiro que você use o plug-in Conform que tem para download aqui na seção de plug-ins da 3D1, porque ele é muito melhor e vai evitar o problema de planificar a malha, como o Conform do Max faz. Neste caso você vai modelar a pista, precisa ter bastante segmentos, pode usar o Loft para fazer isso, na verdade é a melhor opção, porque vai te oferecer uma ótima alternativa para mapear a rua facilmente. Não funciona de forma alguma se fizer o desenho 2D da pista e aplicar o Extrude, tem que ter segmentos nas faces inferiores e superiores da pista. Depois você projeta sobre o terreno com o Conform. Mas veja bem, tem que dar uma ajustada nos vértices do terreno onde a pista passa, como é feito a terraplanagem na realidade, porque se tiver uma ponta muito saliente no caminho, vai ficar feio na deformação da pista. Não é difícil, mesmo se for iniciante vai conseguir fazer numa boa. Se você não conhece o Loft, dá uma olhada neste tutorial http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=15247 O Conform não tem tutorial, mas olha o painel dele, é bem simples, é só escolher o objeto deve receber a projeção. Abraços
PO andre mais uma vez muito obrigad...vou tentar fazer como no tutorial..
'' Felizes os Convidados para A Ceia do SENHOR. "

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717360.

Total de membros registrados: 143151

Últimos membros registrados: EDILSON_Lucas, thiagodsf, Fernando Ferreira Ventura, GeorgeKing, adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson.

Usuário(s) on-line na última hora: 479

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.