Escudo de time de futebol

Por: Gybas  

Em: 07/01/2007 21:15

Olá!!! Estou tentando modelar um escudo de time de futebol, mas no começo já travei. Fiz a forma com uma Spline e depois extrudei. Só q agora quero dar um Inset em uma face e ele sai todo deformado. Alguém sabe como conseguiria fazer?
Olá Gybas! Uso bastante os Splines na minha modelagem. Veja se seguiu estes passos: 1- Criar a forma desejada com Splines. 2- Adicionar o modificador Extrude com o Amount necessário para dar o volume. 3- Converter o objeto em Editable Poly para trabalhar as faces e vértices. 4- Selecionar a face superior e dar um Inset Polygons com Amount necessário para criar a borda desejada. 5- Selecionar a face superior (não selecionar as faces das bordas criadas com Inset) e dar um Extrude Polygons com Extrusion Height de valor negativo necessário para obter a profundidade desejada. Com isso você deve obter algo parecido com a figura abaixo: Qualquer coisa, coloca aí pra que possamos ver! Um abraço!
Arquimedes: Dê-me uma alavanca que moverei o mundo! Eu: Dê-me o MAX que modelarei o universo!
Vlw pela dica! Mas é q a forma do meu escudo é um poko mais complexa. Aí na hora do Inset dá a deformação! Acho q é por causa do pouco número de edges. Anexei uma imagem para ajudar: Abraço!
Olá Gybas, tudo bem? Sempre que utilizar as Lines e o Extrude, é provável que o número de arestas fique grande e as vezes isso pode atrapalhar como nesse seu caso. Nestas situações é melhor utilizar Modelagem Poligonal. Crie um Box, aumente os seus seguimentos nos eixos de comprimento e largura, converta em Editable Poly ou Mesh e comece a ajustar os vértices. Se precisar adicione mais arestas com o comando Ring/Connect da opão Edge e continue ajustando. Depois o Insert irá funcionar perfeitamente, porque o número de arestas será bem menor.
Sergio Feitosa
Olá Gybas! O Sérgio tem razão! Algumas circunstâncias não são favoráveis ao uso de shapes e exigem um certo cuidado na manipulação da forma antes da extrusão. Mesmo assim, considero viável o uso deste método para a construção do escudo que deseja modelar pela velocidade com que se pode gerar formas diversas à partir de extrusões em shapes, bastando apenas atenção em alguns detalhes. Acredito que o seu problema seja gerado à partir do Splines em função de um número excesivo de vértices. Procure criar a forma com o mínimo de vértices mas que sejam suficientes para obter o formato desejado, como na figura abaixo. Isso faz com que, no momento da extrusão, seja gerado um número menor de faces, tornando o modelo menos pesado e de mais fácil manuseio para outras operações como Bevel e Inset. Evite também alongar demais os pontos de controle da curva (Bezier) para que não ultrapasse o ponto de controle do vértice próximo. Observe na figura abaixo que fiz um Inset e a malha não deformou. A modelagem poligonal, com certeza é mais precisa pois você vai moldando o objeto e ajustando os vértices um por um para obter o que deseja. Porém, é sempre bom saber todas as formas de se modelar pois sempre há casos que um método é melhor do que o outro. Espero estar ajudando. Qualquer coisa, manda aí pra gente!
Arquimedes: Dê-me uma alavanca que moverei o mundo! Eu: Dê-me o MAX que modelarei o universo!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717363.

Total de membros registrados: 143157

Últimos membros registrados: Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf.

Usuário(s) on-line na última hora: 329

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.